segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Resenha literária: Blog

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Blog: comunicação e escrita íntima na internet.



Sinopse: 'Blog : Comunicação e Escrita Íntima na Internet', de Denise Schittine, fala de um fenômeno típico de nosso tempo. A jornalista investiga o fenômeno dos blogs, os atuais diários íntimos na internet, e faz uma pertinente observação sobre a invasão do espaço privado pelo público tanto por esse meio de comunicação como em programas de tevê, como o Big Brother Brasil e outros no gênero reality show. A jornalista constata que os blogs vêm pouco a pouco substituindo os velhos diários de papel. Mas com uma característica bem peculiar. Os blogs, que na maioria das vezes tratam de detalhes da vida privada de seus autores, não existiriam se não fosse a presença de um público-leitor, que opina constantemente sobre a vida do blogueiro. É o contrário do diário tradicional, que sobrevive somente com o olhar do seu autor. 'O blog supõe comentários, pitacos, influências de um leitor. Por isso é muito interessante, porque pratica um novo tipo de discurso e memória. Uma memória tecida com os fios fornecidos pelo Outro', opina Denise Schittine.

Assunto: Comunicação, Ensaio.

Editora: Civilização Brasileira.

Páginas: 235.

Ano: 2004.

Sobre a autora: Denise Schittine é jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e livreira. Este livro é o resultado de sua dissertação de mestrado em Comunicação também pela UFRJ, com orientação de Heloísa Buarque de Hollanda.


Esse foi um livro que peguei emprestado com a minha professora durante a matéria de TCC 1 da faculdade, e que usei durante minha monografia. No fim das contas o encontrei em uma feira de livros e resolvi adquiri-lo, já que sabia que iria usá-lo no meu trabalho.

A capa desse livro é bem bacana e faz jus ao seu título. Na capa é representada uma página de um blog na web. O blog apresenta o amarelo, que é uma cor bem chamativa. A diagramação do livro é boa, mas não tem nada de especial. Possui 235 páginas, mas acho a leitura meio cansativa e chata (apesar de o livro possuir informações bem bacanas).

No início eu achava que esse livro iria me ajudar bastante no meu trabalho, mas acabei nem precisando tanto dele. A questão é que esse livro trata da questão dos blogs como diário, sendo que os blogs podem possuir diversos formatos já que passaram por fases ao longo dos anos. O que eu acho bacana desse livro é que ele trata da questão do diário, exposição virtual e sobre biografias e autobiografias, um gênero que tornou-se popular a pouco tempo atrás (já que qualquer pessoa publica uma). São muitas questões que nos fazem refletir sobre a questão da privacidade.

Recomendo esse livro para estudantes de comunicação e também para blogueiros. Acho o conteúdo bem interessante, já que por ele é possível entender e conhecer um pouco da história dos blogs.

Comprei meu livro em uma feira no Shopping Plazza Macaé, e paguei R$ 10,00 nele.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

5 comentários:

  1. O livro parece relatar aqueles blogs de antes que eram diários pessoais online (eu tinha um hehe era bem divertido). Mas gostei da resenha ;D

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a blogosfera percorre cada vez mais o caminho da exposição, juntamente com o youtube né! Mas os blogs não são apenas diários, hoje em dia podem ser até fonte de opiniões sobre algum assunto!
    Parece bem legal o livro, ótima resenha!
    Amei seu blog flor, estou seguindo!
    Beijos, Gi.
    Blog About Girls

    ResponderExcluir
  3. gostei da dica, com certeza vou ler!! bjs
    lanibelezafeminina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, querida :D

    Fiquei super curioso por ler. Deve ser fabuloso!

    NEW REVIEW POST | Korres Borage: The Best Anti-Shine Face Cream :D
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir