quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Resenha literária: Celebridades no Século XXI

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Celebridades no Século XXI: transformações no estatuto da fama.



Sinopse: Em variadas épocas, diferentes sociedades produziram e cultuaram seus ídolos e heróis. Hoje em dia, a onipresença das celebridades – personagens cuja fama se consolida a partir de complexos processos midiáticos – sugere que as maneiras de atribuir status e relevância aos sujeitos passam por um momento de transformação. Este livro apresenta um conjunto de artigos que contribuem para a compreensão da ascendência das celebridades no contexto social contemporâneo e de seu papel de espelhamento de valores sociais. A obra participa da consolidação de um campo de pesquisa sobre a fama no Brasil, ampliando o leque de investigações e enriquecendo as reflexões acerca do universo das celebridades e sua inserção na cultura de nossos dias.

Assunto: Comunicação, Sociologia.

Editora: Sulina.

Páginas: 286.

Ano: 2004.

Autores: Bruno Campanella, Eduardo Cintra Torres, Jamil Dakhilia, João Freire Filho, Lígia Lana, Márcio Serelle, Paula Simões, Ronaldo Helal, Sabine Chalvon-Demersay e Vera França.


Esse foi mais um livro que comprei na época do TCC na faculdade, mas esse eu comprei após concluir o TCC 1. Ele foi indicado pela professora da matéria, já que poderia me ajudar a escrever de fato o meu trabalho.

A capa desse livro me agrada bastante, já que é bem simples. Possui uma coloração que remete ao luxo e lembra luzes desfocadas, o que leva a liga-lo as celebridades. A diagramação é muito boa, mas não tem nada de especial. Possui 286 páginas, mas sua leitura não é tão fácil de ser feita. É um livro típico para alunos universitários.

Esse livro é simplesmente MA-RA-VI-LHO-SO! Apesar de ser um livro para universitários, a leitura é bem gostosa de ser feita. Eu acho super bacana essa parte de celebridades e tudo mais, e entender como o público as enxerga, como essa relação funciona... É super legal! Um dos meus capítulos preferidos foi um que é sobre a Tati Quebra-Barraco, celebridade muito importante dentro das periferias mas que alcançou um patamar mais alto (entendo que hoje muitas pessoas da periferia alcançam o estrelato, mas lembre que esse livro é de 2004 e ela é precursora do movimento).

Comprei meu livro na Saraiva (aqui), e paguei nele R$ 36,00 nele.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

Um comentário:

  1. Vou dar uma olhadinha nesse livro, já fico encantada com tantas resenhas que vejo a respeito de livros. ^^

    http://mundo-mikas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir