sexta-feira, 11 de maio de 2018

Resenha literária: Memórias de um Amigo Imaginário

Olá querido(a)!
Hoje quem escreve é a Amanda, leitora convidada do blog e trago a resenha de um livro que amei, seriamente, totalmente original e belo: Memórias de um Amigo Imaginário.


Sinopse: "Enquanto Max acreditar em mim, eu existo. Posso precisar da imaginação do Max para existir, mas tenho os meus pensamentos, as minhas ideias e a minha vida, tudo isso separado dele." "Max não gosta de gente da mesma forma que as outras crianças gostam. Ele gosta das pessoas, mas bem de longe. Quanto mais afastado alguém ficar de Max, mais ele vai gostar dessa pessoa." "Nós dois não gostamos da Sra. Patterson, mas ultimamente ela e Max estão estranhamente próximos. Isso não é normal, muito menos para alguém como o meu amigo. Ele corre perigo, tenho certeza..." Uma história apaixonante e dramática sobre amor, lealdade e sobre o poder da imaginação. Perfeita para qualquer um que já tenha tido um grande amigo – real ou não...

Editora: ID.

Páginas: 432.

Ano: 2012

Sobre o autor: Antes de completar dezoito anos, Matthew Dicks havia morrido duas vezes e "ressuscitado" tantas vezes, graças aos eficientes médicos da ambulância. Com a maioridade ele saiu de casa e foi trabalhar em múltiplos empregos "sem futuro", até ser assaltado à mão armada, aos vinte e três anos. Este terceiro cara a cara com o destino o convenceu a levantar a bunda e ir para a faculdade. Atualmente é formado em Filologia e Educação Inglesa e possui mestrado em Ensino com Tecnologia. Ele publicou alguns livros para adultos e trabalha como professor primário em Connecticut, onde mora com sua esposa e filha.


Eu estava prestes a escrever: "Max é um garoto normal de oito anos que blá blá blá ..." Mas acontece que Max não é um menino de oito anos normal. Max é especial, diferente e único. Max não gosta de mudanças, ou de se aproximar, tocar ou falar. Sim, Max tem certo grau de autismo.

Mas Max não é quem nos conta sua história, mas Budo. Budo é o amigo imaginário de Max (e único amigo). Ele é quem nos conta a história na primeira pessoa do presente, do seu ponto de vista. Esse é um dos pontos fortes do livro, da maneira como é narrado: o Budo tem a mentalidade de uma criança de cerca de 12 anos e nos diz em todos os momentos o que acontece na maneira como uma criança a veria, com frases expressões concisas e claras, embora às vezes você não saiba o que elas significam. Às vezes ele nos conta anedotas para se explicar melhor e nós entendemos o que ele quer dizer.

E ser um amigo imaginário não é fácil. Budo tem que ver como outros amigos imaginários desaparecem em torno dele todos os dias. Ele é um caso especial: ele está no mundo há 5 anos. O medo de desaparecer invade-o constantemente. Mas quando Budo descobre que Max está em grave perigo, ele deixa de lado suas preocupações e corre para salvar a vida de seu melhor amigo, já que ele é o único capaz de ajudá-lo.

Eu poderia passar horas falando sobre os personagens, eles são todos ótimos. Há personagens que aparecem apenas em algumas páginas e você se apaixona completamente, como os outros amigos imaginários descritos ao longo da aventura de Budo, como Graham, Spoon, Wooly ... Todos têm a sua história e fazem o ambiente deste romance ser especial.

Embora seja verdade que tenha muitas páginas, o romance te prende, especialmente nas últimas 100 páginas, que fazem você não querer parar de ler. Sem mencionar o último capítulo e o epílogo, que são maravilhosos e deixam você com um sorriso no rosto e lágrimas nos olhos.

Fiquei espantada com a forma como você entra na história, como Matthew nos coloca diretamente na cabeça de uma criança e nos faz sofrer com Budo. Há momentos em que a frustração de Budo é totalmente palpável: tem muito peso sobre os seus ombros, e sendo um amigo imaginário é muito difícil de superar: ninguém pode vê-lo, ele não pode tocar o mundo, ninguém vai ouvi-lo ... Mas ele não parar de lutar.

Em suma, esta é uma bela estória sobre amizade e coragem, sobre o crescimento cheio de ternura e originalidade em todas as páginas e vai te roubar alguns sorrisos e te tirar algumas lágrimas.

Se você estiver procurando por uma história diferente, essa vai te empolgar e fazer você se apaixonar completamente, então leia Memórias de um Amigo Imaginário!

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

*Artigo escrito por Amanda do blog da Lingerie.

Um comentário:

  1. É uma leitura bastante interessante me despertou curiosidade em ler!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir