quarta-feira, 30 de maio de 2018

Resenha literária: A Psicanálise dos Contos de Fadas

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro A Psicanálise dos Contos de Fadas.



Sinopse: Em A psicanálise dos contos de fadas, Bruno Bettelheim faz uma radiografia das mais famosas histórias para crianças, apontando o seu verdadeiro significado, mostrando os processos psicológicos que ocorrem no cérebro da criança ao se deparar com os contos de fadas e o quão necessárias são essas histórias para o seu desenvolvimento psicológico e social. Os contos de fadas, considerados por muitos pais e educadores como irreais, falsos e recheados de crueldade são, para as crianças, algo que lhes fala, em linguagem acessível, sobre um mundo que tem significado. Depois que a psicanálise desmitificou a inocência e a simplicidade do mundo da criança, os contos de fadas voltaram a ser lidos (e discutidos), justamente por descreverem um mundo pleno de experiências, de amor, mas também de destruição, de selvageria e de ambivalências. A psicanálise dos contos de fadas é uma obra de referência para as ciências psicológicas, que estudam o desenvolvimento infantil, para a pedagogia, para as artes e para as literaturas.

Assunto: Psicologia.

Editora: Paz e Terra.

Páginas: 448.

Ano: 2009.

Sobre o autor: Bruno Bettelheim foi um psicólogo judeu norte-americano, nascido na Áustria.


Esse era um livro que eu tinha curiosidade de ler tem muitos anos, porém só foi possível ler agora. Então quando comprei fiquei bem animada, apesar de ser um livro bastante grosso.

A capa dele possui a imagem do lobo com a chapeuzinho vermelho, o que já remete ao tema de contos de fadas. Acho bacana que é em escala de cinza, nada muito colorido. Essa questão de ser um livro sóbrio já mostra que não é um livro para crianças, e sim um livro para os adultos entenderem as crianças. A diagramação é ótima. A leitura foi bem difícil, já que é um livro que trata de assuntos de psicologia. O livro também cansou por ser longo, mas não estou dizendo que a leitura é ruim.

O livro faz a análise de alguns contos de fadas e o que eles provocam no inconsciente da criança quando são contados. Também fala sobre o quanto esses contos são fundamentais para a formação infantil. O que eu gostei muito é que aprendi coisas que nunca tinha parado para pensar sobre os contos. Apesar de não ser uma leitura fácil, foi uma leitura muito boa.

Indico esse livro para as pessoas que estudam psicologia ou pedagogia. Também é interessante para qualquer pessoa que trabalhe com educação infantil e para quem tem interesse em contos de fadas. É um livro que vai te abrir os olhos, e vai te fazer entender como essas histórias penetram no imaginário infantil 


Aqui você pode ver alguns contos e temas que o livro aborda.

Comprei esse livro na Saraiva e paguei em uma promoção R$ 31,00 nele.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

4 comentários:

  1. Oi Thais!
    Tenho esse livro há muito tempo e li alguns trechos dele mas não li inteiro ainda. Ando com vontade de pegar pra ler e achei muito legal ver você falar dele aqui já que é raro algum blog comentar sobre ele. :)

    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  2. Eu amo esse livro, tenho ele na versão da capa clara.
    Os contos de fadas tem muitos simbolismos ocultos que a gente nem percebe
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adoro este género de livros fiquei curiosa
    https://retromaggie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu não estudo e nem trabalho na área, mas olha, fiquei bastante curiosa com esse livro, Thais! Como gosto muito de psicologia, já quero ler esse livro!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir