terça-feira, 26 de junho de 2018

7 causas da menstruação atrasada

Olá querida!
A menos que você esteja tentando engravidar, ter a sua menstruação regularmente é uma bênção e uma maldição. Por um lado, você tem que lidar com cólicas, inchaço e alterações de humor, por outro lado, você não está grávida! Quando os bebês não estão na agenda ter a menstruação atrasada pode ser um verdadeiro momento de pânico, mas existem alguns outros fatores que podem ser os culpados. Pode sempre tentar alguns remédios naturais para fazer a sua menstruação descer, mas caso seja algum problema clínico não deverá fazer qualquer efeito. Antes de começar já a estressar com crianças a correr e a berrar em casa ou a sonhar com a sua menstruação e pensar que é um sinal veja abaixo as causas mais comuns:

PERDA DE PESO PRINCIPAL OU EXERCÍCIO EXCESSIVO


Se o seu IMC cair rapidamente abaixo de 18 ou 19, você pode começar a perder menstruações (não é tão raro como se possa pensar). Isso não é estritamente baseado no IMC. Anorexia e bulimia podem causar também, mas pode até acontecer se estiver a treinar para uma maratona ou algum outro evento importante que exige que você exercite mais do que o habitual.  A natureza tem uma maneira de protegê-la de ficar grávida se seu corpo está sob tal estresse extremo. Nesse estado o seu corpo evita a ovulação para que você não tenha muito estrogênio, não construa um grande revestimento uterino e não fique menstruada.

ESTRESSE


Um grande evento assustador em sua vida pode causar amenorreia hipotalâmica. O hipotálamo é muito afetado pelo estresse, então, se você está lidando com um grande movimento, morte na família, grande colapso ou qualquer outro evento da vida que a esteja abalando, pode ser a causa do seu período final ou período perdido.

UMA IRREGULARIDADE TIREOIDIANA


A glândula tireoide, localizada no pescoço, regula o metabolismo. Ele também interage com muitos outros sistemas em seu corpo para manter as coisas funcionando sem problemas. Se você está lidando com qualquer tipo de desequilíbrio da tireoide, seja hipo ou hipertireoidismo, isso pode ter implicações na sua menstruação.Se você notar outros sintomas de um distúrbio da tiroide, consulte o seu médico para um diagnóstico oficial.

SINTOMA DO OVÁRIO POLICÍSTICO


Este é um desequilíbrio hormonal que se resume a uma falta de ovulação, então você alterou os níveis de estrogênio, progesterona e testosterona Outros sintomas da SOP incluem o crescimento de pelos em locais como o rosto e o peito, dificuldade em perder peso e possíveis problemas de fertilidade. O seu médico pode ajudá-la a elaborar um plano de tratamento para controlar essa condição.

DOENÇAS CRÔNICAS COMO CELÍACA


A celíaca, doença que é caracterizada pela intolerância ao glúten, é um fator estressante para o seu sistema geral e pode resultar em períodos perdidos. Outras doenças crônicas poderão também ter este efeito no seu corpo.

SEU CONTROLE DE NATALIDADE


Uma menstruação perdida ou atrasada pode na verdade ser um subproduto inofensivo das medidas que você toma para evitar a gravidez, acontecendo em muitos casos por causa do consumo prolongado da pílula. O mesmo vale para métodos como DIUs hormonais, implantes ou injeções. Também pode levar algum tempo para que a sua menstruação volte após tenha interrompido o controle de natalidade, mas ela geralmente retornará sem problemas dentro de alguns meses no máximo.

MENOPAUSA PREMATURA


Quando as mulheres com menos de 40 anos têm hormônios que falham de forma significativa, elas podem passar pela menopausa prematura, também conhecida como insuficiência ovariana prematura. Junto com uma menstruação perdida, os sinais incluem ondas de calor, suores noturnos e secura vaginal. Isto é algo que não é muito comum, então você não deve se preocupar imediatamente com isso. Se o seu ginecologista descartar as muitas outras possíveis causas e achar que isso pode ser o culpado, ele irá lhe dizer. Vale lembrar que a causa mais comum é que você esteja mesmo grávida, especialmente se teve relações sexuais com alguém por isso faça o teste de gravidez também. Caso tenha mesmo acontecido tenha a certeza de para a próxima ter as feito as contas com uma calculadora menstrual de forma a prevenir que isso aconteça.

O que você achou dessa postagem? Te ajudou? Deixe seu comentário!

Beijoos ;*

*Artigo escrito por Carolina da página Vai dar Zebra.

2 comentários:

  1. Thais achei curioso saber sobre a Menopausa prematura ainda não sabia sobre isso e adorei, a minha menstruação é regulada!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  2. Thais, não sabia que esses sintomas podem atrasar a menstruação! Passei a minha adolescência inteira com menstruação atrasada e comigo, só regulou depois que comecei a tomar anticoncepcional!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir