terça-feira, 24 de julho de 2018

Cirurgia refrativa: O dia D

Olá querido(a)!
Hoje vim aqui contar tudo sobre a minha cirurgia refrativa, ou cirurgia de miopia. Já estou querendo falar sobre isso aqui no blog a algum tempo,já que fiz a cirurgia em janeiro, porém não sabia como começar. Por isso decidi que essa série será dividida em três postagens (saíra uma por semana aqui no blog): "O problema", que no caso foi a postagem da semana passada, em que contei a minha história com o problema de visão; "O dia D", que é a postagem de hoje, em que vou contar sobre todo o pré-operatório e a cirurgia em si; "O depois" em que irei contar sobre o pós-operatório e mais algumas coisas que aconteceram comigo depois da cirurgia.


No dia 09 de novembro de 2017 fui para minha primeira consulta no Hospital de Olhos de Niterói, na Unidade Plaza Corporate. Fui atendida por uma especialista em cirurgia refrativa, Dra. Lia Patrão. Fui toda empolgada pensando que resolveria todos os meus problemas no mesmo dia, já que o outro médico tinha liberado a cirurgia (só não tinha feito mesmo). Chegando lá fui mostrar um exame que meu médico, daqui de Rio das Ostras, havia feito nos meus olhos e tinha uma observação dizendo para ter uma tenção maior no olho direito. Ela me explicou que precisaria fazer uma bateria de exames, porque essa "coisa" que podia existir no meu olho poderia gerar um problema futuro, que poderia precisar de um transplante de córnea no futuro se a cirurgia fosse feita. Falou sobre os tipos de cirurgia, como funcionavam e qual era a mais indicada para o meu caso (no caso a PRK). Também me foi explicado que se pudesse fazer a cirurgia, com certeza, o plano de saúde cobriria ela integralmente.

Confesso que no momento que fui informada sobre isso fiquei desesperançosa, mas ao mesmo tempo feliz de não ter feito a cirurgia antes com o outro médico. Ele nunca falou que existia qualquer impossibilidade e nunca comentou sobre o problema. Fiquei triste, porém aliviada. Agora precisava fazer os novos exames pré-operatórios. Fui marcada para o dia 14 de novembro de 2017, e fui informada de que deveria usar um colírio lubrificante (Optive ou Fresh Tears) e ficar sem usar lentes de contato (elas podem alterar o resultado de exames).

No dia 14 de novembro de 2017 fui fazer todos os exames na Matriz Icaraí: Acuidade Visual com Laser (Monocular); Ceratoscopia Computadorizada (Monocular); Microscopia Especular de Córnea (Monocular); Paquimetria Ultrassônica (Monocular). Depois de ter feito todos os exames, voltei para a sala da médica e ela me disse que estava tudo ok para a cirurgia. Me deu os papéis e fui encaminhada para o setor de cirurgias para efetuar a marcação. Não consegui agendar a cirurgia de cara, já que o plano de saúde tinha que dar a autorização. Mas assim que a autorização saísse, a mesma seria marcada.

Minha cirurgia foi marcada para 25/01/2018 as 15:00 horas na Matriz Icaraí. A demora para a cirurgia se deu pelo período de feriados, férias e demora para a liberação pelo plano de saúde. Com certeza, as pessoas que pagam particular conseguem fazer muito mais rápido. 

No dia da cirurgia foi indicado: não usar perfume e maquiagem (não usar rímel ou lápis três dias antes da cirurgia e remover efetivamente o resíduo destes produtos); vir com um acompanhante maior de 18 anos, não dirigir, não necessita jejum; fazer refeição leve; não usar lentes de contato no mínimo 5 dias, exceto em caso de orientação distinta dada pelo cirurgião. Fiz a cirurgia PRK que era a mais indicada para o meu caso, e que o plano de saúde cobria.


Confesso que no dia eu não sabia o que sentir, estava ansiosa, feliz e ao mesmo tempo nervosa. Acho que todo esse nervoso que eu estava sentido se deu por conta de eu ter assistido alguns vídeos desse tipo de cirurgia no Youtube, e acabei ficando com aflição (ou seja, não assista). Me lembro que cheguei ao hospital e foi ali que caiu a ficha e comecei a ficar preocupada. Chegando lá, fizemos a ficha e logo fui encaminhada para a identificação e enfermaria (onde foram dados remédios para dor e um calmante sublingual). Devo falar do atendimento impecável pelos funcionários do hospital, todos sorrindo e fazendo de tudo para deixar todos calmos. Voltei para a recepção, esperei mais um pouco e logo fui chamada.

Quando entrei, tive que tirar minhas roupas e colocar roupas para o centro cirúrgico. Depois disso fui encaminhada para uma pré-sala, em que fui colocada em uma cadeira e ficaram aplicando colírios nos meus olhos (para anestesiar). Acho que fiquei pelo menos uns 5 minutos nessa sala, logo veio uma enfermeira me levar para o centro cirúrgico (falo me levar, porque, definitivamente, desde que saí da recepção sem meus óculos eu não enxergava nada direito). 

Foi colado uma proteção em meu rosto que deixava apenas um olho a mostra e nele foram aplicadas mais umas gotas de colírio anestésico. Depois foi colocado um ganchinho que deixa o olho completamente aberto (sobre piscar, não há necessidade por causa do colírio). Ela fez uma raspagem e em seguida aplicou o laser, depois lavou o olho, aplicou uma lente de contato (que é como se fosse um curativo, que serve para proteger até a área cicatrizar) e foi fazer o próximo. O outro olho foi a mesma coisa (sim, os dois olhos foram operados no mesmo dia). Não sei quanto tempo durou, mas minha mãe me disse, depois, que eu não tinha ficado nem meia hora lá dentro. Se eu não me engano é, em média, 5 minutos em cada olho. Não doeu nada. Confesso que ali na sala de cirurgia, já consegui ver a diferença na visão (mas parecia que eu estava submersa em água).

Depois disso fui encaminhada para o quarto e logo minha mãe chegou. Trouxeram minhas roupas e um lanche, e fiquei esperando a médica. Comi, me troquei e logo depois a médica chegou. Deu todas as instruções, deu um óculos escuros e mais algumas coisas. Me liberou logo, pois disse que quando passasse o efeito do colírio eu já ia querer estar longe dali.

Fui para casa, mas foram umas três horas de carro até chegar (como já falei, moro em uma cidade no interior). Agora sobre o pós-operatório vou deixar para falar na próxima postagem, e contar tudo detalhadinho para você. 

Gostou de saber um pouco sobre a minha cirurgia de miopia? Qualquer dúvida você pode entrar em contato comigo. Não esqueça de acompanhar as próximas postagens sobre o assunto!

Beijoos ;*

8 comentários:

  1. Tenho miopia e sonho em fazer a cirurgia, pelo o que você contou é bem tranquila. Ansiosa pelo post sobre o pós-operatório.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus sua cirurgia foi feita com sucesso! ❤️

    www.heylou.com.br

    ResponderExcluir
  3. bacana saber da sua experiencia com a cirurgia, meu ex marido tbm fez e lembro que pra ele tbm foi bem tranquilo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Thais eu pensava que você morava em Sp Rio das Ostras é umas 3 a 4 horas aqui do Rio, amei saber sua experiência da cirurgia que bom que ocorreu tudo bem!
    Beijos ♥
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  5. Olha tem q ter coragem para fazer essa cirurgia, ainda vou criar coragem e fazer a minha

    Bjss

    Blog Adriane Quaresma

    ResponderExcluir
  6. Nossa, a cirurgia é super rápida mesmo, hein? Ainda bem, né? xD
    Que bom que tudo ocorreu bem, Thais! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que havia cirurgia para a miopia e achei curioso ser tão rápida! Espero que o pós operatório tenha corrido bem e que agora já estejas bem!
    r: Com o tempo tudo se concerta! Força :)

    ResponderExcluir