quarta-feira, 18 de julho de 2018

Resenha literária: Cultura da Conexão

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Cultura da Conexão.



Sinopse: Essa máxima simples, mas definitiva, norteia a análise de três renomados pensadores atuais da mídia moderna - entre eles Henry Jenkins, autor do referencial Cultura da Convergência (Aleph) - sobre o futuro da circulação de conteúdo nos meios de comunicação social e digital. Vivemos uma mudança de paradigma na mídia: a passagem de uma mentalidade regulada pela lógica da radiodifusão, que dominou todo o século 20, para outra em que o controle sobre a produção e a distribuição cultural já não é tão rígido; uma nova proposição que permite e valoriza o engajamento das audiências. Hoje, as pessoas não se limitam ao simples papel de consumidor. Discutem, reagem, espalham seus interesses e críticas pelas diferentes modalidades de mídia. Querem ser ouvidas, atendidas, recompensadas. Entre as muitas possibilidades dessa cultura cada vez mais ligada em rede, há pelo menos uma grande certeza: será mais bem-sucedido quem souber lidar melhor com as aspirações e desejos de um público ávido por participar e opinar.

Assunto: Comunicação.

Editora: Aleph.

Páginas: 408.

Ano: 2013.

Sobre os autores: Henry Jenkins é professor adjunto de Literatura e diretor do Programa de Estudos de Mídia Comparada do MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts; também leciona Comunicação, Jornalismo, Artes Cinematográficas e Educação na Universidade do Sul da Califórnia. Autor de vários livros sobre mídia e comunicação, entre os quais Cultura da Convergência, Jenkins é referência no estudo dos efeitos da mídia participativa na sociedade, na política e na cultura, sendo considerado um dos mais influentes pesquisadores da área na atualidade. Sam Ford é diretor de Engajamento da Audiência da agência Peppercomm Strategic Communications, afiliada ao Programa de Estudos Comparativos de Mídias do MIT e ao Programa de Estudos de Cultura Popular da Western Kentucky University. Em 2011, coeditou o livro The Survival of Soop Opera. Joshua Green é Estratégista da Undercurrent, uma empresa de estratégia digital. Ph.D. em Estudos de Mídia, coordenou projetos de pesquisa no MIT e na Universidade da Califórnia. Em parceria com a pesquisadora australiana Jean Burgess, coescreveu o livro Youtube e a Revolução Digital.


Eu comprei esse livro para ler e ver se aproveitava algumas coisas dele para meu TCC da pós-graduação, já que achei Jenkins genial em seu livro Cultura da Convergência. Porém, já confesso aqui, que o livro me deixou decepcionada.

A capa é bem basicona e toda em preto, apenas com a escrita em colorido (no caso em laranja, amarelo e branco). Como é um livro mais focado em estudo, acho a capa assim ideal. Não é uma capa que chama a atenção, mas me agrada. A diagramação dele é muito boa. A leitura é mais complexa por ser um livro de estudo e por ter suas 400 páginas, porém demorei em torno de uma semana para ler.

Como já disse acima, não foi um livro que eu amei ler. Eu gosto muito do Jenkins, porém acho que me desagradou a fato de ter outros autores neste livro. Um outro ponto que me incomodou é que sempre que terminavam um texto dentro do livro, ele não era concluído totalmente e dizia que para ter acesso eu deveria comprar a versão completa (sendo que não diz nada que essa não é uma edição completa, ou que exista outra). Por esse motivo achei o livro incompleto e me decepcionou, sem contar que não vi grandes discussões ou informações novas.

É aquele livro importante para os estudantes de comunicação, porém como já disse eu não gostei (mas, é claro, você pode gostar). É sempre interessante entender melhor como funciona o mundo da comunicação e a mídia, então serve para os curiosos também.

Comprei esse livro na Saraiva e paguei R$ 8,88 nele.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

6 comentários:

  1. Olá Thais! Eu não conhecia esse livro. Nossa é uma pena que não tinha aviso no livro de que ele não era completo, deve ter sido decepcionante mesmo, mas pelo menos você leu uma parte não é? Mas achei a temática do livro interessante, pois para quem entendê-lo irá adquirir certo conhecimento na vida.

    Snack Cheese Visite nosso mundinho ~🍇 v i s i t e - n o s🍇

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de conhecer esse livro adorei a sua resenha ficou ótima.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou da área, mas achei que o livro fosse interessante.
    Pena que te decepcionou e o autor não deixou claro sobre uma versão mais completa. :(

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. adorei conhecer esse livro, e o preço foi ótimo hein!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido
    www.instagram.com/liviaalli

    ResponderExcluir
  5. Amei a dica de livro, sempre é bom conhecer livros de áreas diferente em que trabalhamos

    Bjs

    Blog Adriane Quaresma

    ResponderExcluir
  6. Confesso que o tema não me atraiu tanto, mas para quem gosta vale a pena e o preço está ótimo!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir