sexta-feira, 7 de setembro de 2018

O Brasil chora no dia de hoje

Olá querido(a)!
Essa semana (no domingo) tivemos uma tragédia que mexeu com todo o povo brasileiro, o incêndio no Museu Nacional. O museu tinha acabado de completar 200 anos de fundação, e hoje estamos completando 196 anos de independência do Brasil (ou seja, o museu veio antes disso).


O que me dá mais tristeza nisso tudo é que a tragédia já estava anunciada, já que o governo não se importava com o espaço a tempos. O museu estava abandonado. Muitas vezes nem era aberto ao público por causa de inúmeros problemas. Com essa situação percebemos que a cultura no nosso país é negligenciada. 

Outra coisa que me chama a atenção é que agora que o museu virou cinzas os políticos começaram a se mobilizar para restaurá-lo. Penso que essa tragédia devia ser evitada e não remediada agora. Mas sabe aquele ditado de "só se dá valor quando perde"? Então... É o que estamos vivendo agora. Os políticos nunca ligaram para esse museu, na verdade nem escutávamos falar sobre a importância dele, mas agora que virou cinzas todo mundo quer ele de volta, quer recuperá-lo. Não podiam ter investido antes nele? Se reclamavam dos gastos do museu antes, imagina agora o quanto não vai ser gasto para restaurá-lo, reconstruí-lo... E te digo, não é só a questão do acervo do museu, mas o prédio também era importante, era histórico. Tudo lá cheirava a história. Perdemos tudo!

Vi algumas pessoas falando que não deviam tentar restaurá-lo e nem recuperá-lo, e concordo. Penso que até podem colocar as partes que resgataram do acervo em outro lugar, mas o prédio não deveria ser recuperado para sempre lembrarmos o descaso dos políticos em relação a cultura, um marco em para uma situação que poderia ter sido evitada, essa tragédia anunciada.

Esse 7 de setembro não é comemorativo pra nós brasileiros, mas um dia de luto pelo o que nosso país se tornou. Luto pela tragédia, pela perda da cultura e pela nossa política, que cada dia mais decepciona.

Fiquem agora com algumas imagens do meu acervo pessoal que tirei quando fui ao museu em 2013 (para acessar a postagem que fiz na época e conferir mais fotos clique aqui).














O que achou desse texto? E das fotos do museu? Me conta aí nos comentários!

Beijoos ;*

2 comentários:

  1. Olá Thaís. Nossa foi realmente muito ruim este acontecimento. Eu nunca fui nesse museu e infelizmente não poderei ir mais :(. Bem triste que essas relíquias históricas se perderam. Pois é nesse 7 de setembro nem dá muito para comemorar com tantas coisas ruins acontecendo hoje, porém eu prefiro não perder as esperanças apesar de tudo.

    Snack Cheese Visite nosso mundinho ~🍇 v i s i t e - n o s🍇

    ResponderExcluir
  2. Olá, Thaís! Tudo bem? Amei seu post e amava ir ao museu nacional também. É triste saber que meus filhos e netos não terão a mesma oportunidade que eu tive. Hoje nós publicamos uma matéria incrível na revista sobre o incêndio. Depois passa lá, acredito que vá gostar. Beijão e parabéns!

    http://vipmagazine.com.br/museu-nacional-200-anos-de-historia-em-cinzas/

    ResponderExcluir