quarta-feira, 15 de abril de 2020

Resenha literária: Crítica Da Mídia & Hegemonia Cultural

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Crítica Da Mídia & Hegemonia Cultural.



Sinopse: Dênis de Moraes reuniu alguns escritos que reconstituem e resumem a sua trajetória intelectual. Marx, Lenin e, sobretudo Gramsci, autores decisivos para a sua formação, especialmente vistos em atividades como jornalistas. Questões instigantes sobre a mídia, a liberdade de expressão e a cultura digital, bem como a mercantilização generalizada da cultura em nossos dias são levantadas nesta obra. Escrito em tom ensaístico, que instiga a leitura, o livro é uma ótima introdução, não só à vida e à obra de inúmeros artistas e intelectuais, mas ao conjunto da enorme contribuição do autor na construção da cultura e da comunicação brasileira.

Assunto: Ciências Sociais, Comunicação.

Editora: Mauad.

Páginas: 296.

Ano: 2015.

Sobre o autor: Dênis de Moraes nasceu no Rio de Janeiro em 1954. É doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutor pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (Clacso), sediado em Buenos Aires. Atualmente, é professor associado do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). É autor e organizador de mais de vinte livros, dos quais oito foram editados no exterior (Argentina, Espanha, Cuba e México). É colunista do Blog da Boitempo, com o qual colabora mensalmente às quartas.


Comprei esse livro na época que estava pensando em fazer mestrado e ele era um dos que estavam na lista para fazer a prova. Apesar disso, é um tipo de livro que gosto de ler.

A capa não é muito atrativa, mas acho que tem tudo a ver com o livro. Nela podemos ver meios de comunicação e imagens relacionadas a mídia. A diagramação é boa. Demorei um pouco para terminar o livro, mas ele tem um tamanho médio.

Esse é um livro que fala sobre assuntos relacionados a comunicação, mas vemos muitas vertentes políticas e culturais nele. Eu gosto dessa pegada mais sociológica em livros e alguns capítulos me fizeram pensar bastante. Um capítulo em específico que trata sobre a publicidade, me fez pensar e repensar. Um ponto importante é que o livro trata desses assuntos dentro do nosso Brasil e contém muitas referências midiáticas que consigo entender, assimilar e relembrar. Achei o livro bem interessante, uma leitura que valeu a pena.

Indico esse livro para alunos de comunicação ou pessoas interessadas nesses assuntos. É um livro médio, mas denso no seu conteúdo.

Esse livro eu comprei na Amazon, mas não lembro quanto paguei nele.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

4 comentários:

  1. Sem dúvida parece ser um livro cheio de conteúdo. Gostei principalmente por ele se focar no Brasil, assim fica ainda mais fácil de relaciona-lo à nossa vivência.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece muito interessante mesmo. Curso marketing, então acredito que ajudaria bastante.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. Nossa, parece ser bacana esse livro!
    Curti :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir