sexta-feira, 23 de julho de 2021

Na telinha: Elize Matsunaga - Era uma Vez um Crime

Olá querido!
Hoje eu vim falar da série Elize Matsunaga: Era uma Vez um Crime.


Confesso que quando soube que essa série seria lançada pela Netflix fiquei bastante empolgada, mas faltavam em torno de duas semanas para o lançamento. Esperei, e no mesmo dia que os episódios entraram na plataforma eu fui logo assistir. Consegui assistir todos no mesmo dia e tenho muitas coisas a falar sobre.

"A série documental Elize Matsunaga: Era uma Vez um Crime revisita o crime que chocou o país: o assassinato e esquartejamento do presidente da empresa Yoki, Marcos Matsunaga, por sua esposa, Elize Matsunaga. Da infância em Chopinzinho, pequena cidade do Paraná, até o conturbado relacionamento com o empresário antes do assassinato, acompanhamos os detalhes que sucederam o fato, desde tentativas de acobertamento do crime, passando pela confissão, prisão, julgamento em 2016 e também saídas temporárias."


Eu sou uma admiradora de séries que tratam sobre crimes reais porque sempre tenho curiosidade sobre o que aconteceu, sobre os envolvidos, a investigação e tudo o mais. Esse nem foi um caso que eu acompanhei tanto, mas me lembro do quanto foi midiatizada na época que aconteceu. Já cheguei a assistir outra série documental que tratava apenas da investigação do crime, mas era só isso: depoimentos daqueles que estavam envolvidos na investigação. Nessa série da Netflix a gente tem uma visão mais humana da Elize, sem contar que a gente vê como a mídia e o julgamento foi extremamente machista com ela. Eu juro que a cada minuto que eu via homens, tanto pessoas envolvidas na investigação quanto amigos da vítima, falando de uma forma machista sobre a Elize, eu fiquei com o estomago embrulhado. Primeiramente, acho que esse crime nem teria tanta mídia se a vítima não fosse uma pessoa tão rica. Eu também penso que se ele tivesse matado a Elize, provavelmente não daria em nada. Também acho que a mídia teve papel crucial em fazer a Elize se tornar uma pessoa que não merecia respeito e que falas machistas fossem especialmente fortes a acusando. Dizem que no início achavam que a Elize era vítima de seu marido, mas quando surgiu a informação de que ela era prostituta, tudo mudou. Aí de esposa traída (sim, o marido traía ela) ela passou a pistoleira. A acusação deixava muito claro que a Elize tinha interesse no dinheiro do marido, porque né ela era uma prostituta, era de família pobre, então ela não poderia amar. Pintam toda a história como se ela estivesse vivendo um conto de fadas, já que casou com um cara lindo, um cavaleiro, porém ninguém menciona traições e humilhações que ela sofria. É tanta coisa louca nessa história que eu poderia passar horas falando desse caso. Não estou dizendo que ela agiu certo matando o marido, mas imagino que ela chegou ao limite. Ela está pagando pelo que fez e é isso, afinal nada te dá o direito de matar uma pessoa. Não acho que a Elize tenha problemas mentais nem nada do tipo, ela só era uma mulher que aturou muita coisa de um cara que tinha muito dinheiro e influencia, e acabou surtando.

A série possui 1 temporada, com o total de 4 episódios de 50 minutos cada. É uma série bem curtinha que dá pra maratonar em um dia. É uma série documental de um crime. Para quem tem interesse nesse crime em específico, essa é uma boa dica. Mas acho que você tem que assistir sem preconceitos e ódio no coração, para conseguir ter uma visão mais interessante das coisas. 


Já assistiu essa série? Deixe seu comentário pra eu saber a sua opinião!

Beijoos ;*

7 comentários:

  1. Gracias por la recomendación me gustan ese tipo de programas. Te mando un beso

    ResponderExcluir
  2. tenho uma posição bem diferente da sua quanto ao caso e documentário, a cada parte assistida eu ficava chocada, mas enfim, quero muito ler o livro que conta mais os detalhes

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  3. Olá Thaís,
    Fiquei sabendo dessa série, inclusive o pessoal no Twitter comentou muito a respeito dela, mas não sou assinante da Netflix.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  4. Ótima postagem. Amo filmes. Este vou procurar para assistir. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Tenho curiosidade de ver ;)
    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Vi muitas pessoas falando sobre esse machismo que envolveu o crime/julgamento etc.
    Eu acho interessante saber mais sobre investigação de crimes reais, mas ao mesmo tempo fico meio receosa de assistir.
    Mas achei bem legal ler sua opinião sobre o documentário.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de séries documentais. Recentemente terminei "O caso Evandro". É uma série muito boa também.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir