quinta-feira, 4 de maio de 2017

Resenha literária: Cultura da Convergência

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Cultura da Convergência.



Sinopse: Henry Jenkins investiga o alvoroço em torno das novas mídias e expõe as importantes transformações culturais que ocorrem à medida que esses meios convergem. A cultura da convergência é um fenômeno que está revolucionando o modo de se encarar a produção de conteúdo em todo o mundo. Todos os modelos de negócios a ela relacionados estão sendo revistos. Ele nos introduz aos fãs de Harry Potter, que estão escrevendo suas próprias histórias, enquanto os executivos se debatem para controlar a franquia. Ele nos mostra como o fenômeno Matrix levou a narrativa a novos patamares, criando um universo que junta partes da história entre filmes, quadrinhos, games, websites e animações. Essa nova edição está ampliada e atualizada, trazendo também um capítulo inédito sobre o YouTube.

Assunto: Administração, Comunicação, Marketing.

Editora: Aleph.

Páginas: 428.

Ano: 2009.

Sobre o autor: Henry Jenkins, professor de Ciências Humanas, fundou e dirigiu o programa de Estudos de Mídia Comparada do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), instituição que também sedia o C3 - Convergence Culture Consortium. Atualmente, é professor e coordenador dos cursos de Comunicação, Jornalismo, Artes Cinematográficas e Educação da Universidade do Sul da Califórnia (USC). é autor e/ou editor de vários livros, entre os quais Spreadable Media, seu mais recente trabalho de coautoria com Sam Ford e Joshua Green. Sua carreira inclui conferência sobre Violência no Marketing para a Juventude, perante a audiência do Comitê de Comércio do Senado americano, após o massacre da escola de Columbine; a promoção da educação para o letramento midiático na Federal Communications Commission; palestra no Governor's Board of the World Econimic Forum sobre propriedade intelectual e criatividade alternativa; a presidência da Education Arcade, que promove o uso educativo do computador e de videogames; a publicação mensal de uma coluna sobre tecnologia para as revistas Technology Review e Computer Games; e consultoria para grandes empresas sobre relações com os consumidores. Além disso, mantém um blog de ensaios em www.henryjenkins.org.


Tive interesse na compra desse livro após uma conversa com a minha orientadora da monografia, ela me indicou já que tinha um pouco a ver com o meu tema. Como estava muito em cima da hora, e já tinha que estar escrevendo e entregando meu trabalho, acabei comprando e não consegui ler. Fui terminar um pouco depois do término do meu trabalho.

Começando pela capa: eu amo capas com fundo preto, acho que acabam destacando outros detalhes do livro. O celular representa essa convergência que está no título do livro, já que nele se encontram diversas funções e disponibilidades (todas convergem em uma coisa só, se juntam). A diagramação é perfeita, gostei bastante. O livro é bem grande, por isso a demora para o término da leitura. A linguagem é de fácil compreensão, e sinto que parte disso se deve por ser um livro traduzido.

O livro trata de casos bem específicos presentes na cultura midiática, o que ajuda bastante na questão dos conceitos apresentados. Sim, esse é um livro de estudo, sobre como as mídias convergem. Gosto da questão dos exemplos reais, e que eu consigo enxergar e entender. O que se vê aqui, é uma tentativa da mídia de divulgar e atender o público por vários meios na disseminação de um conteúdo, que ao invés de estar apenas em uma plataforma, está em todas. Um livro muito interessante e que mostra com exemplos reais o momento atual.

Indico para estudantes de comunicação, cinema, marketing e claro, entusiastas sobre o assunto. Se você tem interesse em mídia, entretenimento e meios de comunicação, esse é um livro com uma leitura agradável e cheio de conteúdo. Já virou um dos meus queridinhos.



Eu achei interessante mostrar o sumário para você, já que nele se encontram os assuntos que serão tratados no livro. Confesso que quando eu li, morri d vontade de ler logo, já que trata de franquia de filmes como Harry Potter e Matrix, que são universos que eu faço parte (e tenho certeza que você também).

Comprei meu livro na Submarino e paguei R$ 53,98 nele.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

6 comentários:

  1. Não conhecia o livro´
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. oláá! tudo bem?
    nossa, que máximo! me interessei muito nesse livro! porque ele fala de mim.. uma leitora de harry potter que começou seu próprio livro haahah gente, adorei! vou procurar!!
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Obrigado querida :D

    Lês tantos livros ligados à era digital que eu adoro! Gostava de ter a tua coleção :D Estás ligada à área através de formação (universidade ou afins)? :D

    NEW REVIEW POST | Keratin Hair Finisher, Does It Work?
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem?
    Obrigada pela visita.
    Gostei do post esse livro parece ser bom, tbm tenho que começar a escrever meu tcc, mas até agora não li nenhum livro, tenho que começar a ler.
    Beijos!!
    http://bemcandy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!! Não conhecia esse livro. Gostei bastante da sua dica.
    beijocas.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir