segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Um pouco sobre o Museu de Arqueologia Sambaqui da Tarioba

Olá querido(a)!
Hoje é dia do museólogo e como aqui também temos nossa dose de cultura, resolvi falar um pouco do único museu que existe na minha cidade. Já fui nesse museu e posso dizer que foram depois de anos morando aqui. O nome do museu é Sambaqui da Tarioba e é pequeninho, mas tem tanta história!


"Descoberto e demarcado em 1967, por uma equipe do Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB), o sítio acabou perdendo dois terços de seu tamanho original devido à expansão imobiliária que atingiu a região a partir da década de 70. Sua redescoberta só aconteceria, por acaso, 30 anos depois, em 1997, quando uma lâmina de machado foi encontrada na raiz da jaqueira na rua situada atrás do quintal da mais antiga casa colonial da cidade, onde estão instalada a Casa de Cultura Bento Costa Júnior."*


"O Museu mostra o cotidiano de uma comunidade de sambaquianos em Rio das Ostras, que vivia da caça, da pesca e coleta, reconstituído em uma maquete com 6m², que foi restaurada pelos seus idealizadores, os artistas plásticos Roberto Sá e Clara Arthaud. A obra retrata como era a área do sítio na época e hábitos dos sambaquianos. 
Outra peça de valor artístico e histórico para o museu é o busto do homem do sambaqui, uma reconstituição feita pela artista plástica Clara Arthaud que reproduz as feições de um integrante daquela comunidade e que foi feito a partir de um dos crânios encontrados no local. 
Idealizado pelo artista plástico Valdemar Francischetti, o painel de 13 metros, que retrata o meio ambiente da época em que os Sambaquis habitavam a região, foi restaurado pelo próprio artista. 
Além do material pré-histórico, o Museu possui ainda possui bens coletados de outros cinco sítios históricos encontrados na cidade entre os anos de 1999 e 2002, como uma urna Tupiguarani e uma lamparina greco-romana, esta última encontrada no terreno da própria Casa de Cultura Bento Costa Júnior, além de outros materiais históricos. 
O acervo, como restos alimentares (conchas e ossos de pequenos animais), ferramentas líticas (pedras, quebra coquinhos e lâmina de machado) estará à mostra. As peças passaram por uma higienização e estão expostas nas vitrines ou nas escavações, que contam também com três enterramentos, que têm entre 3600 e 3300 anos."*


Esse é um dos poucos museus existentes no Brasil que foi construído exatamente onde as as escavações foram feitas, ou seja, tudo está no devido lugar onde foi encontrado (você vê até as escavações). É um museu que gostei bastante de visitar, e quando fui tinha até um guia da Casa de Cultura da cidade que explicou cada detalhe (o que torna o passeio muito mais interessante).

Eu sou suspeita para falar de museus, pois são meus passeios preferidos. Faz bastante tempo que não vou a museus, simplesmente porque ficam longe da onde eu moro. Eu amo respirar história, haha!

O Museu do Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba
Rua Bento Costa Jr, 70 – Centro (entrada pela Casa de Cultura Bento Costa Junior). 
Ingresso a R$ 5 e R$2,50 (meia entrada para crianças até 10 anos e maiores de 65 anos); gratuidade para alunos da Rede Pública, professores da Rede Pública e guias turísticos .
Funcionamento: De terça a domingo, de 13h às 18h.

Você também gosta de museus? Me conta aí nos comentários quais museus você já visitou!

Beijoos ;*

*Informações retiradas do Museus do Rio e Rio das Ostras.


9 comentários: