sexta-feira, 1 de junho de 2018

Resenha literária: Mistérios e Revelações da Idade Média

Olá querido(a)!



Sinopse: Na Idade Média todos os seres humanos nasciam em uma situação determinada. Eles não se perguntavam porque tinham que trabalhar duro sem poder dispor livremente de sua vida, ou porque tinham ascendência sobre outros e se manter através do que estes produziam. Fossem camponeses ou nobres, burgueses de uma cidade ou cavaleiros, a situação social era determinada por Deus, segundo a visão das pessoas. Os proscritos constituíam uma exceção. Eram expulsos da sociedade e não tinham direitos. Nesta situação era possível uma pessoa se encontrar em dificuldades no decurso da sua vida quando era culpada por alguma coisa ou acometida por uma doença grave. As mulheres se achavam, em geral, em piores condições do que os homens, embora as senhoras da nobreza e, mais tarde, as burguesas, tiveram uma vida completamente diferente daquela levada pelas mulheres das áreas rurais. Nos países de língua alemã estabeleceu-se uma divisão da Idade Média em três fases: Alta, Clássica e Tardia. No final do século IV a queda do Império Romano do ocidente desencadeou a invasão das províncias do império pelos mais diferentes povos. Com esse avanço, hoje conhecido como migração dos bárbaros, começou segundo a visão atual da Alta Idade Média. Os estudiosos, no entanto, não concordam plenamente. Alguns historiadores preferem apresentar a época das migrações como Antiguidade Tardia. O mundo era ainda um grande enigma para as pessoas da Alta Idade Média; conhecia-se apenas a existência dos três continentes, Europa, África e Ásia. Na verdade quase não se conhecia nada sobre a Ásia e a África. Os estudiosos tinham no máximo escassos conhecimentos sobre algumas regiões costeiras.

Assunto: História.

Editora: Livros Escala.

Páginas: 127.

Ano: 2007.


Não era um livro que eu estava desejando, mas nas minhas andanças bati o olho e comprei. Estava na Bienal do Livro e não resisti, e o precinho também estava ótimo. Como gosto de história, achei que valia a pena comprar.

Acho a capa bem simples, com algumas imagens que remetem a idade média. Não gosto nem desgosto dela, acho normal. A diagramação é muito boa, e o livro possui muitas imagens que completam o texto. Eu demorei nessa leitura por pura preguiça, porém é um livro curto e de leitura fácil.

O livro trata exatamente de história da Idade Média, então não tenho muito o que falar. É aquele conteúdo bem de escola, sabe? O livro é todo dividido em partes e tudo mais. Tem muitas imagens de coisas da Idade Média e a leitura é agradável.

Indico o livro para pessoas que se interessam por esse período da história, também acho legais para estudantes do ensino fundamental e médio. É uma ótima ferramenta de estudo e de aprendizado para quem tem interesse nesse período histórico.


Nessa imagem você pode conferir um pouco da parte interna do livro.

Comprei esse livro na Bienal do Livro do ano passado, paguei R$ 3,00 reais nele.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

5 comentários:

  1. Parece ser bem interessante esse livro, rico em cultura
    Beijos

    www.estiilocarol.com

    ResponderExcluir
  2. Thais tua resenha foi bem completa eu gostei de conhecer esse livro!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  3. This sounds like something I have read before.

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Thais!
    A Idade Média e a Era Vitoriana são os dois períodos que mais me interessam. Não conhecia esse livro mas gostei bastante da premissa e o fato de ser meio didático não é um problema pra mim.
    Ele foi bem baratinho, hein?! Eu tb teria aproveitado a oportunidade! :)
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderExcluir