sexta-feira, 15 de novembro de 2024

4 livros que vão te fazer começar 2025 com o pé direito

Esperança, motivação, vontade de fazer coisas diferentes. Já reparou que sempre encerramos um ano com os mesmos sentimentos? Gratidão por tudo que pudemos viver até aqui, alegria por ter vivido mais um ano, sentimento de dever comprido, uma pontinha de tristeza por não ter tirado algumas metas do papel, e muita, mais muita vontade de fazer 2025 ser ainda melhor. E nesse turbilhão de sentimentos que começamos a sentir com a chegada do final de ano, separei quatro livros que você encontra na Amazon que vai te motivar e te incentivar para começar 2025 com o pé direito.

Pare de Procrastinar por Nils Salzgeber - o título já diz tudo e te mostra porque você deveria ler esse livro, não é? Se você é tipo de pessoa que sinceramente quer se tornar mais produtiva e disciplinada, fazer exercício regularmente, manter uma alimentação saudável, acordar cedo e terminar suas tarefas dentro do prazo, mas ainda assim não consegue sequer cumprir um só propósito? Tem dias cada vez menos produtivos? Acumula tarefa atrás de tarefa a ponto de se sentir totalmente estagnado e querer desistir de tudo? Muito provavelmente você é um procrastinador. O que é a procrastinação, afinal? Por que continuamos a retardar ações que são de nosso interesse? Aqui são muitos os que concluem, falsamente, que estamos lidando apenas com pessoas preguiçosas, descuidadas ou sem força de vontade. Não. Ao contrário destes, o procrastinador conhece bem o próprio potencial, sabe que é capaz de grandes marcos na vida e de realizar coisas importantes, mas ainda assim não consegue dar um passo concreto na direção do próprio objetivo. Sua vida é caracterizada por oportunidades perdidas, potencial desperdiçado, medo, vergonha, culpa e decepção. Se reconhece tal cenário, este livro é para você. Com esta leitura, você encontrará uma combinação equilibrada entre teoria e estratégias práticas para evitar as distrações — especialmente as do mundo digital — e parar definitivamente de procrastinar.

Um Dia Sem Reclamar de Davi Lago - Quantas vezes você reclamou de algo hoje? Já parou pra pensar como é difícil ser grato e como focamos muito mais a nossa atenção nos problemas e não nas soluções? Este livro lhe propõe o seguinte desafio: passe um dia (24 horas) sem reclamar. Para realizá-lo, você precisará registrar o horário em que iniciará o exercício. E não será preciso registrar quantas vezes você viola seu comando porque, a cada vez que você o fizer, deverá reiniciar a contagem do tempo. Segundo os autores, a principal função deste exercício é tornar-nos conscientes de que a ingratidão é o padrão natural do ser humano. Além dele, você encontrará aqui mais seis exercícios de gratidão e mudará para sempre a maneira como encara os seus problemas.

A Equação de Deixar para Depois de Piers Steel - A prática de deixar as coisas para depois é algo que intriga a humanidade. Aparentemente, todos sofrem (ou já sofreram) desse mal. Mas isso é natural? É algo inerente à nossa espécie? Um hábito? Ou seria um comportamento com explicações na psicologia? O Ph.D. Piers Steel estudou o assunto a fundo durante anos para responder essas perguntas. E sua pesquisa foi além, pois não só as respondeu objetivamente, como derrubou outras teorias, mensurou o quanto e como adiamos e enxergou um caminho para vencer este mal.

Coisas Invisíveis que Moram na Minha Cabeça por Zebradaa - Todos os dias somos inundados de sentimentos e pensamentos que não necessariamente conseguimos controlar. Frutos de nosso inconsciente, podem criar uma grande confusão interna, provocar instabilidade e atrapalhar tomadas de decisão. Porém, quando resolvemos escutar essas vozes, encarando nossas fragilidades, um mundo infinito de possibilidades se ergue. É a partir dessa mudança de olhar que a artista Fernanda Bornancin, a Zebradaa, constrói, de modo muito sensível e original, Coisas invisíveis que moram na minha cabeça, um espaço de escuta para nos enxergarmos de outros modos. A partir de ilustrações cativantes e textos poéticos, a autora faz um convite para explorar nossas emoções, encorajando as pessoas a se expressarem, ao longo das páginas deste livro, em exercícios criativos que envolvem desenho e escrita – seja um rabisco, um desenho, uma frase, ou um pedaço de letra de música. Aqui, a autora nos desafia a refletir sobre as ideias que moldam nossa identidade e a reconhecer as pequenas reviravoltas cotidianas. Um passe livre para iniciar uma jornada única e muitas vezes sinuosa de autodescoberta. Afinal, é na experimentação que está a graça!

Você já conhecia algum desses títulos? Qual foi o que mais te chamou atenção?

Um comentário: