quarta-feira, 21 de março de 2018

O racismo que ninguém vê

Olá querido(a)!
Hoje é dia internacional contra a discriminação racial e eu achei que não podia deixar esse dia passar em branco. Precisava vir aqui e expressar um pouco do que penso sobre isso. Enaltecer esse dia que é, SIM, importante.


É engraçado como tem gente que ainda acredita que o racismo não existe. O racismo não está só na fala racista, mas na atitude racista também. Naquele preconceito (pré-conceito) de quando uma pessoa de cor entra numa loja e os seguranças ficam andando atrás dela; de quando numa blitz o cara negro é parado e o branco não; de a pessoa ser desmerecida intelectualmente por causa da sua cor. Atitudes que parecem normais e passam batidas. Batidas pra gente que é branco, porque o negro percebe sim. E nem venha me falar que esse tipo de coisa não acontece, porque acontece!

Esses dias estava com as minhas amigas e estávamos discutindo exatamente esse assunto. É incrível como esse assunto me deixa mal, porque eu não gosto nem de opinar. Sou branca, não sei o que a pessoa sente quando ela sofre racismo. Tento me colocar no lugar dela, ter empatia, mas eu nunca vou saber. E eu vejo que meus amigos negros sofrem e eu sinto a dor deles, mas nunca vou saber como é. Realidade triste. A gente sempre acha que as sociedades estão evoluindo, mas não estão. As vezes acho que a gente a cada dia só regride mais.

E em seguida tem a questão do assassinato da Marielle Franco, porque está claro que foi um assassinato, né? Não sou de me envolver em política, nenhum partido político me representa, mas a morte dela mexeu comigo como mexeu com milhões de brasileiros. A questão aqui não é gostar ou não do partido político que ela faz parte, a questão foi que ela morreu pelo tipo de coisa que defendia. Porque se ela morreu pra uma suposta "queima de arquivo", imagina quantos mais serão mortos? Essa é a questão, ela uma mulher eleita pelo povo morta por defender os direitos humanos, morta tentando fazer o mundo um pouco melhor. E sim, a morte dela importa como a morte de várias pessoas importam. A questão aqui é que ela representa uma causa e uma luta, e será lembrada por isso. A história é assim!

Marielle Franco. Mulher. Negra. Favelada. Defensora dos direitos humanos. Morta a sangue frio.

Use o dia de hoje para refletir um pouco sobre o assunto, porque ele merece nossa atenção.

Beijoos ;*

5 comentários:

  1. Ainda temos de lutar tanto para não haver tantos preconceitos
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Sim, foi um assassinato e ainda tem quem diga que foi assalto, sendo que não levaram nada material, porque a vida dela e do motorista, sim, que era o que queriam, principalmente o dela. Assalto sem levar algo material do outro, não é assalto.
    Eu como negra, achei muito legal a sua iniciativa de colocar seu ponto de vista sobre o racismo e o assassinato da Marielle.
    Xeruh

    www.kleidenaira.com.br

    ResponderExcluir
  3. Atribuir o assassinato da vereadora precocemente ao fato que era mulher, negra, nascida na favela, militante dos direitos humanos, política etc. é de um absurdo tão grande quanto a tragédia que a vitimou! Devemos todos aguardar o resultado das investigações!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Thaís! É uma tristeza saber que muitas pessoas ainda não tenham compreendido o absurdo do racismo, do preconceito, da violência. É lamentável o que aconteceu e o que acontece no Rio e em muitos lugares ainda no mundo. Que possamos ter mais amor! Boa reflexão!

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir