sexta-feira, 11 de julho de 2014

Desejo do dia: Guias Politicamente Incorretos

Oii gente!
Hoje o desejo do dia são livros, mas não quaisquer livros e sim livros politicamente incorretos. Vi um dos livros dessa coleção em uma loja, e a capa e o título me chamaram muito a atenção. Depois, li algumas opiniões na internet sobre esses livros e eram bastante positivas. Vi que não tinha como não desejá-los e espero comprar pelo menos um o mais rápido possível :)


Sinopse: Che Guevara, Fidel Castro e Salvador Allende são os alvos desta vez. Utilizando a mesma fórmula que consagrou o Guia politicamente incorreto da história do Brasil – com mais de 200 mil exemplares vendidos –, Leandro Narloch e Duda Teixeira retomam alguns dos personagens e fatos marcantes da história da América Latina para mostrar que a história não aconteceu exatamente como aprendemos na escola. “Fidel Castro foi capitalista”, “Che Guevara ordenava torturas” ou “Os Incas aprovaram a dominação espanhola” são algumas das afirmações polêmicas que os autores defendem e explicam por meio de outras correntes de pesquisa histórica rejeitadas como oficiais. Com o mesmo propósito do livro anterior, o Guia politicamente incorreto da América Latina é contra regras batidas para se contar a história. E o falso herói latino-americano é o principal alvo deste livro.


Sinopse: Existe um esquema tão repetido para contar a história do Brasil, que basta misturar chavões, mudar datas ou nomes, e pronto. Você já pode passar em qualquer prova de história na escola. Nesse livro, o jornalista Leandro Narloch prefere adotar uma postura diferente que vai além dos mocinhos e bandidos tão conhecidos. Ele mesmo, logo no prefácio, avisa ao leitor: "Este livro não quer ser um falso estudo acadêmico, como o daqueles estudiosos, e sim uma provocação. Uma pequena coletânea de pesquisas históricas sérias, irritantes e desagradáveis, escolhidas com o objetivo de enfurecer um bom número de cidadãos." É verdade: esse guia enfurecerá muitas pessoas. Porém, é também verdade que a história, assim, fica muito mais interessante e saborosa para quem a lê.


Sinopse“O Guia Politicamente Incorreto da Filosofia”, de Luiz Felipe Pondé, e o terceiro da coleção Politicamente Incorreto. Nele, Pondé, com a ironia costumeira, desbrava a história do politicamente correto, através do pensamento de grandes filósofos, como Nietzsche, Darwin, o escritor Nelson Rodrigues, entre outros. “Para os defensores do politicamente correto, tudo é justificado dizendo que você é pobre, gay, negro, índio, ou seja, algumas das vítimas sociais do mundo contemporâneo. Não se trata de dizer que não há sofrimento na história de tais grupos, mas sim dos exageros do politicamente correto em querer fazer deles os proprietários do monopólio do sofrimento e da capacidade de salvar o mundo. O mundo não tem salvação”. Dividido por temas, a obra se baseia em conceitos defendidos por grandes filósofos do mundo inteiro para abordar assuntos como capitalismo, religião, mulheres, instintos humanos, preconceito, felicidade e covardia. Se até o aeroporto se tornou um churrasco na laje, o futuro mais otimista para o mundo é ser brega. “Guia Politicamente Incorreto da Filosofia” não é um livro sobre a história da filosofia, mas sim um ensaio sobre a filosofia do cotidiano. Luiz Felipe Pondé, o pecador irônico, confessa uma mentira moral e universal na sociedade: o politicamente correto. Porque no fundo, você sabe que também achou graça na piada do seu amigo.


Sinopse: Em ano de Copa, Guia Politicamente Incorreto do Futebol marca um golaço nas velhas ideias sobre o esporte. O jeito mais fácil de parecer especialista em futebol é repetir ideias com as quais quase tudo mundo concorda. Seleção brasileira de 82? Basta dizer que "foi a melhor que já tivemos, apesar de não ter conquistado o Mundial" e pronto: a turma do sofá vai te passar uma latinha e te olhar com respeito durante o jogo. Também é assim quando se fala sobre o Ricardo Teixeira ("Frio, mesquinho, sem escrúpulos!") ou o Galvão Bueno ("Esse não entende nada de futebol!"). O problema é que, no meio dos clichês futebolísticos repetidos a cada escanteio, há teses cambaleantes e frangos historiográ¬ficos. São esses mitos o alvo do Guia Politicamente Incorreto do Futebol. Com coragem e conhecimento para defender opiniões divergentes, os jornalistas Jones Rossi e Leonardo Mendes Júnior repassam quase tudo o que sabemos sobre futebol. A Seleção de 82 tinha talentos acima da média? É verdade, mas era ingênua e autoconfiante a ponto de mal se preocupar em estudar os adversários. Ok, Galvão Bueno pode não ser um mestre da técnica, mas sua capacidade de transformar o futebol numa novela dramática torna o esporte muito mais divertido. E lembra aquela história da Democracia Corintiana? Bobagem: a Democracia Corintiana era uma ditadura. Depois da história do Brasil, da política da América Latina e do Mundo, é hora de continuar o trabalho. É hora de jogar tomates nas verdades politicamente corretas sobre o futebol.


Sinopse: Cintos de castidade na idade Média? Eles nunca existiram – pelo contrário, manuais de medicina da época diziam que o prazer sexual era essencial à saúde das mulheres. Milhares de crianças foram exploradas nas fábricas inglesas do século 19? Está certo, mas é interessante lembrar que a revolução industrial, pela primeira vez, tornou o trabalho infantil desnecessário. E lembra aquela história de que as guerras e a miséria na África são consequência das fronteiras artificiais criadas pelos europeus? Há quase 30 anos historiadores e economistas africanos deixaram de acreditar nela abaixo da superfície, a história não é tão simples quanto aquele professor militante costumava nos ensinar. Depois do sucesso do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil e do Guia Politicamente Incorreto da América Latina é hora de finalizar o trabalho. É hora de jogar tomates nos equívocos sobre a história do mundo.

Já leram algum desses livros? Ficaram com vontade de ler? Me digam nos comentários!
Kisses ;*

24 comentários:

  1. Achei diferente, mas não é do tipo que me agrada.
    Beijos!

    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que loco Lol nunca tinha ouvido falar.. Vou anotar

    Beijimmm
    Idiomafashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. esses livros são muito bons =]


    Beijinhos
    Nath - Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia nenhum e achei bem interessante, devem ser leituras bem diferentes! :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amiga ótima resenha livros interessantes bom final de semana
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  6. nice blog :)
    would you like to follow each other?
    xo,
    Flo
    florenciasdiary.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Bem diferentes. Ainda não tinha visto esses livros, mas já estou desejando. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha visto, beem diferente.. Fiquei curiosa pra ler ;)

    Beijoo' s2
    www.casacontece.com

    ResponderExcluir
  9. Achi interessante, ainda não conhecia!
    Seguindo aqui seu blog viu flor? Poderia retribuir?
    semprefashioneantenada.blogspot.com

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  10. Bem diferentes viu mais gostei ..http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Já conhecia esses livros e morro de vontade de ler eles, parecem ser ótimos mesmo! uehuehe =D

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha ouvido falar mas adorei.
    Vou procurar em pdf ou ebook e começar a ler, rs.
    Amei o teu blog. Todo sucesso pra ti lindeza!
    Beijos, Naah!

    Beijos lindeza!

    http://chegamaisamiga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não conheço ;)
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Parecem ser bons Thaís! hehe...
    Fiquei com vontade de ler sim :)
    Beijos!

    Blog Sobre Makes e Balanças

    ResponderExcluir
  15. acho que já vi falar no jô sobre estas historias são muito legais ,Tem post novo no blog beijos e ótima semana ke
    www.keiladesabafo.com

    ResponderExcluir
  16. Achei super interessante.
    Não conhecia.
    Beijos linda.

    andreakubiki.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oiie!!
    legal, não conhecia..rsrs
    deve ser bom!! :)
    Beijos;*

    www.harumiholanda.com

    ResponderExcluir
  18. Quero muito ler o da história do Brasil!
    Já li o da Filosofia, e é muito bacana!
    Beijos, Ana do dia

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia esses livros.. fiquei curiosa!!
    Já tem post novinho esperando por você!!
    Curta a nossa página no Facebook, é só clicar: https://www.facebook.com/blogrolamuito
    Muitos beijinhos..

    ♥ www.rolamuito.com

    ResponderExcluir
  20. Fiquei muito curiosa para ler todos os livros,parece ser bom e falar sobre algumas coisas que pensamos que é o certo e não é.Nunca tinha visto falar sobre eles,se eu pudesse compraria.
    http://vinteanoos.blogspot.com.br
    beijox
    xx

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia esses livros, mas gostei!
    Bjs
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Great pictures.
    Have a great week dear
    Cheers

    ResponderExcluir
  23. Deve ser realmente bom, as capas são incríveis.
    http://pensamentosdefabs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir