terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Resenha literária: Mídia, Memória e Celebridades

Olá querido(a)!



Sinopse: Este livro enfatiza aspectos importantes, porém pouco estudados, da mídia na sociedade contemporânea. Questionando a crítica em geral feita à exposição pública, supostamente gratuita e excessiva, de celebridades, os autores levam a sério o entusiasmo de seus admiradores que, em geral, encontram nos seus ídolos um sentido de vida num cotidiano marcado por bruscas mudanças, identidades fracionadas e alta imprevisibilidade diante do futuro.
O papel da mídia na construção de representações sobre a memória nacional ou de "fatos históricos" é o tema de instigantes ensaios, os quais apontam na direção de uma percepção do Brasil não mais como uma nação fundada no hibridismo mas como um conjunto multicultural de grupos étnicos hierarquicamente ordenados.O livro traz ainda considerações sobre o impacto das novas tecnologias na construção de identidades e nas formas contemporâneas de edificar a memória.

Assunto: Comunicação, Sociologia.

Editora: E-Papers.

Páginas: 224.

Ano: 2005.

Autores: Ana Paula Goulart Ribeiro, Carlos Alberto Messeder Pereira, Elizabeth Rondelli, Katia Lerner, Katia Maciel, Marialva Barbosa e Micael Herschmann.


Esse foi um livro que comprei quando estava fazendo a matéria de TCC 1 na faculdade. Ele foi indicado pela professora da matéria, já que poderia me ajudar a começar a escrever meu pré-projeto.

A capa desse livro não me agrada tanto, mas quando se trata de história social-comunicacional brasileira, diria que tem tudo a ver. Ele possui uma capa com uma mulata e vários rostos, o que representa o povo brasileiro. A diagramação é ok, não possui nada de muito diferente. É um livro que possui 224 páginas, mas não possui leitura fácil. É o típico livro para estudantes de comunicação e entusiastas do assunto.

No fim das contas o livro nem me ajudou tanto, já que o meu tema abordava as celebridades de tempos atuais (especificamente webcelebridades). O livro é totalmente focado em celebridades e mídia brasileiras, o que acho bem interessante. Também possui foco na questão da lembrança e memória sobre celebridades que vieram a falecer, mas que marcaram a história (tratando também do relato biográfico). Como o livro é de 2005, não me ajudou tanto na questão da celebridade porque tratei do novo tipo de celebridade que existe nos dias atuais.

Comprei o meu livro no site da editora (aqui), e paguei R$ 35,00 nele.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário