terça-feira, 7 de março de 2017

Resenha literária: Casos de Família

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Casos de Família.



Sinopse: Os crimes que impactaram o cenário policial nacional na ultima década, o assassinato do casal Richthofen e de Isabella Nardoni, foram reunidos em um só livro e trazem novos detalhes observados por quem estava nos bastidores. A criminóloga Ilana Casoy, em "Casos de Família: Arquivos Richthofen e Arquivos Nardoni", abre pela primeira vez seus cadernos de anotações utilizados durante a pesquisa na Polícia Civil, Científica e Ministério Público dos dois crimes, tudo isso com a qualidade quase psicopata de edição, uma marca registrada de todos os títulos da Darkside Books. A pedido da editora, Ilana Casoy mergulhou em suas anotações particulares que está de volta com mais uma luxuosa reedição de suas obras, incluindo os inéditos fac-símiles de trechos dos seus cadernos. Primeira autora nacional dos "Caveirinhas", na nova publicação traz para seus leitores o mistério desvendado de comentários originais dela mesma no calor dos acontecimentos e descobertas. Além de acompanhar passo a passo o rumo das investigações e julgamento dos assassinos que romperam a linha da lei e do sagrado, os sentimentos e dúvidas da autora ficam agora expostos ao público. Em "Arquivos Richthofen" o leitor vai acompanhar o comportamento dos três assassinos - as contradições e os erros decisivos; a distância de Suzane ao relatar os fatos, o descontrole de seu namorado Daniel na reprodução simulada do crime, os depoimentos e técnicas de investigação da polícia, dos médicos legistas, peritos e especialistas, que não deixaram outra alternativa aos culpados que confessar os assassinatos brutais. A grande novidade fica por conta da transcrição inédita do emblemático debate entre acusação e defesa, com o objetivo de oferecer os detalhes do julgamento nunca publicados. Em "Arquivos Nardoni" o mergulho é em um dos casos criminais mais polêmicos já ocorridos no Brasil, que contou com um qualificado trabalho da polícia técnico-científica - única "testemunha" do crime. Ilana reconstrói os cinco dias do julgamento de Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá, pai e madrasta de Isabella de Oliveira Nardoni, condenados pelo assassinato dela. A autora foi colaboradora do Ministério Público, que, com a ausência da confissão dos réus, trabalhou com provas periciais irrefutáveis para confrontar a versão do casal no tribunal do júri. Ilana Casoy é criminóloga e pesquisadora na área de violência e criminalidade. Graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e especializada em Criminologia pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Tem treinamento em Investigação e Perícia Forense em casos de homicídio pelo U.S. Police Instructor Teams. Atualmente, é Membro Consultivo da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB SP. Colaborou com o site do canal Investigação Discovery e dedica-se também à ficção.

Assunto: Literatura Nacional, Policial, Realidade.

Editora: Darkside Books.

Páginas: 528.

Ano: 2016.

Sobre a autora: Ilana Casoy é especialista em crimes e participou de um conselho para explicar o perfil criminal no personagem principal da série Dexter, que se tornou uma das mais cultuadas dos últimos anos. Ela atuou como consultora da série escrita por Gloria Perez e dirigida por Mauro Mendonça Filho, Dupla Identidade, na Rede Globo. Consultora de séries e documentários para TV e cinema, dedica-se a uma pesquisa rigorosa para investigar assassinos em série, colaborando em casos reais com Polícia, Perícia, Ministério Público e Advogados de Defesa. Autora dos Arquivos Serial killers: Louco ou Cruel? e Made in Brazil, pela DarkSide Books.


Queria começar dizendo que já tinha lido essas histórias antes do lançamento desse livro e até já tinha resenha delas aqui no blog: aqui e aqui. Sim, os livros foram atualizados e viraram um só. Tinha como eu não comprar? Eu A-M-O! Ahh, e eu comprei logo quando lançou (porque sou fã mesmo).

A capa desse livro é muito topster! Ela realmente parece uma pasta que contém os arquivos dos casos policiais que são narrados no livro. Tenho que constar que a capa é dura, que é uma coisa que eu amo (pra mim todos os livros deviam ser assim). Possui duas fitas pressas ao livro para você marcar sua leitura, o que ajuda bastante (e traz um charme a mais para o livro). O que falar da diagramação desse livro: maravilhosa, incrível, perfeita... Possui muitas páginas, mas confesso que não é um livro demorado. Tenho certeza que se você começar a ler, não vai querer parar.

Tenho que dizer que sou apaixonada pela Ilana Casoy e pelos livros da Darkside, por isso amei o livro (sem contar que já tinha lido antes). Os livros foram reformulados, e por isso essa versão única e final ficou incrível, bem mais completa. Como já foi falado, o livro trata sobre dois casos policiais brasileiros que foram bastante acompanhados pela mídia: o caso Ritchthofen e o caso Nardoni. O que tornou possível a junção desses dois casos em um livro, é que os dois possuem cunho familiar: uma pessoa da própria família que cometeu o crime (uma contra os pais, o outro contra a filha).Confesso que são histórias muito fortes, e tem que ter estômago para lê-las.

Esse é um livro realidade então realmente tem que ter estômago pra ler. Eu indico para estudantes de Direito, interessados no tema (como eu) e claro, para quem lembra desses casos, já que foram muito televisionados. O livro é muito bom!



Preciso falar também, que o livro contém anotações exclusivas da autora que ela fez durante os casos. Também é legal frisar novamente na questão do marcador, que além de ajudar dá um charme a mais ao livro.

Comprei meu livro na Submarino, e paguei  R$ 42,90 nele.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

4 comentários:

  1. Nunca li, mas gostei dele!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser muuuito bom!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
  3. oláá! tudo bem??
    genteee, não sabia desse livro! adorei!! não sou estudante de direito, mas também sou interessada igual você!
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu também gostava de experimentar os restantes produtos que devem ser incríveis :D

    Adorei o livro :o Tem um lettering fabuloso :D
    quero ler :D

    NEW GET THE LOOK POST | For All Women’s With Lots of Love.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir