quinta-feira, 9 de maio de 2019

Resenha literária: Jornal Nacional - A notícia faz história

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Jornal Nacional - A notícia faz história.



Sinopse: Desde 1969, todas as noites, sete em cada dez aparelhos de televisão ligados sintonizam o Jornal Nacional, da TV Globo. A única explicação para isso é a confiança que os brasileiros têm nas informações que o telejornal lhes transmite diariamente. Jornal Nacional: a notícia faz história traça a história viva do telejornal JN, passando em revista os momentos que marcaram o telejornal. Não apenas os melhores momentos, mas todos, inclusive os mais polêmicos. Tendo como matéria-prima mais de mil horas de entrevistas, centenas de scripts de programas antigos e todo o acervo de imagem do Centro de Documentação da TV Globo, esse livro é a história contada por seus protagonistas – uma perspectiva muito diferente da utilizada por outros estudos sobre a televisão e seus programas. "A informação diária através do Jornal Nacional já se tornou um costume indispensável à população do país, tão integrado à cultura brasileira quanto a novela, o futebol ou o carnaval." Cacá Diegues, cineasta “O Jornal Nacional é onde se encontra o Brasil e o Brasil se encontra.” Luis Fernando Veríssimo, escritor “No Jornal Nacional acompanhamos de perto os acontecimentos que marcaram os últimos anos. Uma verdadeira janela para tudo o que acontece no Brasil e no mundo.” Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República.

Assunto: História, Jornalismo, Mídia.

Editora: Zahar.

Páginas: 409.

Ano: 2004.


Esse livro eu tinha interesse em ler desde que lançou, mas confesso nunca ter corrido atrás de comprar. Quando fui a Bienal do Livro achei ele por um valor bem acessível e resolvi comprar. Valeu cada centavo!

A capa tem um design que me agrada bastante e ela já diz tudo: um livro sobre o Jornal Nacional da Rede Globo. Achei muito legal, porque só de olhar você percebe que a identidade é idêntica a do jornal. A diagramação é ótima. É um livro longo, mas muito bom de ler.

O livro fala sobre a história do Jornal Nacional desde a época em que surgiu na TV, então é um prato cheio pra quem gosta de televisão e jornais. O que me agrada muito é que a história do jornal se cruza com a história que estava ocorrendo no país, e vira quase que um informativo para quem não viveu aquela época específica ou um meio de relembrar para aqueles que vivenciaram. Eu gostei bastante e achei que li em um momento certo, na época de eleições. É bacana ver como um jornal conseguiu impactar a vida de tanta gente, e é tão sólido que continua a atuar até hoje na mídia televisiva

Recomendo o livro para quem tem interesse por jornalismo e história. É um livro que vai fazer você viajar no tempo e relembrar fatos marcantes que você já tinha esquecido.


O livro contém algumas imagens.


A diagramação é muito bem feita.

Comprei esse livro na Bienal do Livro 2017 e paguei R$ 5,00 nele.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

5 comentários:

  1. pagou super barato nele, achei bem interessante conhecer o livro que fala mais sobre o JN que é tao famoso!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Ia morrer sem saber que tinha um livro que contava a história do Jornal Nacional, rs!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Confesso que eu não curto o JN e Tv Globo, então não é um livro que me atraia, mas até leria, para relembrar momentos que aconteceram na época! xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. O preço foi ótimo. Não conhecia o livro e é super legal ter algo assim, reunindo diversas informações sobre o jornal e a época.
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir