quinta-feira, 16 de maio de 2019

Resenha literária: A Psicologia das Cores

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro A Psicologia das Cores - Como as cores afetam a emoção e a razão.


Sinopse: Este livro aborda a relação das cores com os nossos sentimentos e mostra como as duas coisas não se combinam por acaso, já que as relações entre ambas não são apenas questões de gosto, mas sim experiências universais profundamente enraizadas na nossa linguagem e no nosso pensamento. Organizada em treze capítulos, correspondentes a treze cores diferentes, a obra oferece um rico painel de informações sobre as cores: de ditados e saberes populares até sua utilização na área de design de produto, os diver-sos testes baseados em cores, as terapias cromáticas, a manipulação de pessoas, os nomes e sobrenomes relacionados com as cores etc. A diversidade desta abordagem faz do trabalho de Eva Heller uma ferramenta indispensável para todos os que trabalham com cores: artistas, terapeutas, designers gráficos e industriais, decoradores, arquitetos, designers de moda, publicitários, entre outros.

Assunto: Cor, Design, História, Psicologia.

Editora: Gustavo Gili.

Páginas: 311.

Ano: 2012.

Sobre a autora: Eva Heller foi uma escritora alemã e cientista social. Ela nasceu em Esslingen am Neckar. Como escritora, publicou em uma ampla gama de gêneros, incluindo romances, livros infantis e obras de não-ficção. Seu trabalho foi traduzido para o inglês.


Esse livro esteve na minha lista de futuras leituras por muito tempo, mas fiquei com preguiça de ler. Só fui ler mesmo quando entrei em um curso de arte contemporânea (que confesso que nem terminei, desisti na metade por motivos pessoais).


capa é muito basicona: são várias listras de tamanhos e cores diferentes. Posso dizer que gosto dessa capa, já que é um livro de estudo não precisa ter muitos enfeites. Não vou falar sobre a diagramação, porque li pelo Kindle. A leitura foi boa e li bem rápido.

O livro me surpreendeu bastante, porque eu esperava algo bem direto e logico, mas não foi isso que eu vi. Na verdade o livro traça um panorama histórico sobre as cores, deixando quase que uma reflexão para ser feita. Você escuta a história de cada cor e como cada uma foi importante em um tempo diferente, como era fabricada e essas coisas. Eu ficava encantada em cada página. Achei bacana que no fim de cada cor o livro dava exemplo em imagens. No início do livro, antes de começarem a falar das cores, tinha uma tabela de combinações de cores e o que elas significavam juntas. Um livro muito interessante de ler!

É um livro que indico principalmente para designers e artistas, mas se você tem interesse no assunto tem que ler também. É um livro sensacional que vai aprimorar seu senso estético.


O livro tem exemplos coloridos e imagens para ilustrar o texto, algo que me agrada bastante (como li pelo Kindle não dá para visualizar nessa foto, mas quando tinha ilustrações eu abria o livro pelo celular).

Esse livro eu baixei na internet e coloquei no meu Kindle, mas você pode achar fácil em livrarias.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

3 comentários: