sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Resenha literária: Psicologia do Bolsonarismo

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Psicologia do Bolsonarismo: Por que tantas pessoas se curvam ao mito?


Sinopse: Fundamental para entender o momento atual! O que leva tantas pessoas a se curvarem diante de um “líder” político numa cega devoção e em total idolatria? Essa é uma pergunta que foi feita muitas vezes na história humana. No Brasil contemporâneo, com a chegada ao poder da religião bolsonarista essa se torna mais uma vez uma questão política urgente. Mas também, principalmente, uma questão psicológica do maior interesse. Como explicar a subserviente e satisfeita adoração do “gado do cercadinho” a seu “mito”? A questão ganha um interesse propriamente psicológico, dado que o “líder” em questão, o “mito”, não apresenta nenhuma das qualidades tradicionalmente reconhecíveis como dignas de alguma idolatria: não é particularmente inteligente, não tem o “dom da palavra”, não é um vitorioso chefe militar, não expõe uma vida exemplar no caminho sacerdotal-religioso, não apresenta grandes projetos – ilusórios que fossem – nem de dominação internacional, nem de desenvolvimento nacional. Como explicar, então, seu tão intenso poder de atração? Em nome da seita bolsonarista os fiéis atacam amigos e familiares; defendem com a mesma veemência discursos contraditórios; aderem a projetos sociais e econômicos que contrariam seus próprios interesses; dispensam resultados concretos em termos de melhorias econômicas ou estruturais para manter acesa a chama da sua fé; e em tempos de pandemia, entregam-se voluntariamente à morte, sacrificando-se pela palavra do “mito” - entre tratamentos precoces mortíferos e o desprezo completo por qualquer precaução (da máscara à vacina). Como explicar que seus parentes, amigos e vizinhos que talvez em outros momentos tenham te tratado com a devida cordialidade se voltem agressivamente contra você ao perceber que você não compactua com as ideias do “mito”? Como explicar que pessoas muito bem formadas em nossas universidades – professores, engenheiros, advogados – recusem vacinas, acreditem em versões alternativas delirantes da História do Brasil e do mundo e tomem as fake news mais toscas como as mais puras realidades? Como explicar que médicos rejeitem vacinas e invistam em medicamentos que os próprios laboratórios fabricantes (haveria alguém mais interessado em promovê-los?) já desacreditaram para o tratamento da covid? São essas as intrigantes questões que o Doutor em Filosofia Diogo Bogéa investiga em seu novo livro. Com base em teorias psicanalíticas de Freud e MD Magno e um vigor nietzschiano, Bogéa, que é professor de Filosofia e Psicanálise da UERJ, faz uma original abordagem do bolsonarismo sob o ponto de vista psicológico.

Assunto: Ciências Sociais, História, Política.

Editora: Oficina de Filosofia.

Páginas: 84.

Ano: 2021.

Sobre o autor: Diogo Bogéa. Escritor. Filósofo. Professor de Filosofia e Psicanálise na UERJ. Doutor e Mestre em Filosofia (PUC-Rio). Graduado em História (UERJ-FFP). Produtor de conteúdo digital. Criador do Projeto Oficina de Filosofia (Canal do Youtube "Oficina de Filosofia"; e-books best-seller-amazon; livro físico; instagram @oficinadefilosofia; Facebook /oficinafilosofia).


Descobri esse livro pelo Twitter, já que muitas pessoas estavam lendo e indicando ele. Fiquei super empolgada e curiosa para ler. Ele está disponível para assinantes do Kindle Unlimited.

A capa do livro não é a minha preferida, mas é bem interessante. Observando ela com atenção vemos o desenho de uma bota e a capa é toda em verde militar, o que já é uma forma de associar a capa ao assunto que será tratado. É um livro bem curtinho que pode ser lido em um dia.

"Sem rodeios, podemos assumir com alguma clareza que a identificação narcísica com Bolsonaro é do segundo tipo. Ele é o que os brasileiros são. Numa lente de aumento"

Eu gostei bastante desse livro. O livro trata das questões psicológicas que levam as pessoas a ficarem fanáticas por um líder salvador. Apesar de o foco ser a questão do bolsonarismo no Brasil, consegui linkar os conceitos a várias outras situações. Achei que o começo do livro tem um recorte bem cirúrgico sobre a situação que estamos vivendo. O que me empolga mais é que o conhecimento ali explicitado não é algo da cabeça do autor, e sim ideias com embasamento científico de autores renomados. O livro fala bastante de religião também, mas acho que esse é mais um recorte importante para o assunto. Achei muito bom poder entender melhor esse fenômeno. Confesso que depois desse livro fiquei bem curiosa para ler outras coisas do autor.

Um livro para quem tem curiosidade para entender melhor o fenômeno do bolsonarismo.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

6 comentários:

  1. Imagino ser um livro muito interessante de ler
    .
    FELIZ NATAL … BOAS FESTAS
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Gracias por la revisión Pero lo dejo pasar te mando un beso.

    ResponderExcluir
  3. Gracias por la revisión Pero lo dejo pasar Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  4. Que livro interessante!!
    E realmente não é de hoje que as pessoas tendem a ficarem fanáticas por um líder salvador.
    É Bizarro!!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir