segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Fahion Rio: Parte 3 - Terceiro dia de desfiles

Oii gente!
Nesse post irei mostrar o terceiro dia, 08/11, de desfiles do Fashion Rio (temporada de inverno 2014).

Herchcovitch

Marca: Herchcovitch
Direção criativa: Alexandre Herchcovitch
Styling: Mauricio Ianes
Beleza: Robert Estevão
Trilha: Max Blum
Inspirações:  Cavaleiros medievais
Materiais: Jeans tecnológico Emana, índigo, chiffon de seda, malha jacquard, duchese de seda e couro
Cores: Denim escuro, lilás, amarelo, azul, cinza, marrom e preto
Highlights: No camarim da marca, as primeiras peças que me chamaram a atenção foram justamente os quatro últimos looks do desfile: uma série de peças coloridas em chiffon de seda usadas sobrepostas. Tão leves quanto ar, pensei em como elas foram parar lá, em uma coleção inspirada nas roupas dos cavaleiros medievais, essas sim, nada delicadas, mas ricas em suas construções. “Essa parte é uma referência ao que eles usavam por baixo das armaduras, tudo muito leve”, explica Alexandre. Ignorância minha ainda imaginar que qualquer elemento óbvio apareceria em um desfile de Herchcovitch…  Da mesma maneira, quando ele trabalhou com um tema parecido, em 2006, seus príncipes usavam moletons com capuz.
Onde mais percebemos a inspiração principal se fundir com a roupa é nos recortes e nas cores. Macacões, tops ajustados e calças traziam recortes que remetiam às formas e divisões das roupas dos cavaleiros. “As armaduras hoje não são mais necessárias, porém sua riqueza de construção e manufatura renderam várias ideias para essa coleção”. As cores das bandeiras medievais viraram listras em quatro peças. A combinação de tons, como Alexandre falou, é meio estranha, serviu como pontos de luz em uma coleção majoritariamente escura.  “Não ia fazer preto e branco, né?”.
Uma boa série de peças em jeans, usáveis, bonitas e com um corte muito bacana abre o desfile.  Mas são os tais quatro looks finais que ganharam meu coração. A ideia por trás deles é puro Herchcovitch + Ianes: construção, sobreposição e (des)combinação de cores. Sim, na moda, como na arte ou na música, o coração pode sim bater mais forte.



Comentário da blogueira: Gostei bastante desse desfile e achei que as roupas tinham cortes bem diferentes. Os materiais e as cores me agradaram bastante. Gostei tanto dos looks sóbrios quanto dos mais coloridos. A inspiração usada me encantou demais, já que adoro essa coisa mais medieval. Gostei dos acessórios, óculos, usados porque deu um ar mais futurista aos looks. Gostei muito das bolsas e dos sapatos, achei muito bonitos. Em relação a make, foi tudo bem natural mas com a pele bem feita. Já os cabelos estavam soltos com um ar mais bagunçadinho.

2nd Floor

Marca: 2nd Floor
Direção criativa: Adriana Bozon
Estilista responsável: Thiago Marcon
Styling: Leticia Toniazzo
Beleza: Robert Estevão
Inspirações:  Cultura Amish (grupo religioso cristão dos EUA e Canadá)
Materiais: Jeans, jeans com dublagem de neoprene
Cores: Coral, vermelho, bordô, petróleo e verde
Highlights: Praticantes de costumes ultraconservadores, os Amish inspiraram o inverno da 2nd Floor. Como principais referências a esse grupo, há as touquinhas usadas pelas meninas, os chapéus pretos masculinos, as formas mais amplas e o clima “farmer” que pontuou a coleção.
A apresentação abre com a onipresente Cris Herrmann, que está fazendo uma ótima temporada e abrindo muitos desfiles.
O jeans, principal produto da marca, é bem explorado nas formas, mais amplas e estruturadas, na mistura bem sucedida com o neoprene, e nas estampas florais bem presentes na coleção. Até o meio, elas aparecem em efeito negativo, preto e branco, e as cores surgem aos poucos até tomarem os looks por completo em lindas combinações de azul e verde; vermelho e rosa (mistura hit da temporada). Vale mencionar a edição dos looks, 30 no total, precisa e bem organizada. Cada peça no seu devido lugar, a coleção no geral passa o frescor jovem necessário para se comunicar com o consumidor jovem da 2nd Floor.

 

Comentário da blogueira: Eu achei esse desfile bem fofo. Gostei muito da inspiração que remeteu bem ao campo em todos os sentidos, desde as peças mais marcantes até as estampas das roupas. Gostei também da cartela de cores e dos tecidos usados. Gostei das toucas e dos chapéus usados. Gostei muito dos sapatos femininos e os masculinos também são bem interessantes. Em relação a make, foi tudo clean. Já os cabelos das mulheres foram presos, e o dos homens eram longos e soltos.

Coven

Marca: Coven
Direção criativa: Liliane Rebehy
Estilo: Susana Bastos e Lucas Magalhães
Styling:  Pedro Sales
Direção de desfile: Zee Nunes
Beleza: Silvio di Giorgio
Trilha: Filipe Foratini
Inspirações:  “Memórias de um passado não muito próximo que se sobrepõem a um presente imediato, urbano e cosmopolita”
Materiais: Tricô
Cores: Azul-marinho, cinza mescla, marrom, laranja, verde e amarelo
 Highlights: No mercado desde o início dos anos 1990, a Coven conquistou a simpatia da imprensa especializada com um trabalho autoral feito no tricô. Se no início o processo era todo artesanal, à medida que a marca ia crescendo, Liliane passou a incluir tecnologias avançadas sem deixar de lado o trabalho manual. Assim, ela preencheu um nicho através de um trabalho de muito bom gosto, e hoje é uma referência no tricô, apresentando sempre novas possibilidades no uso dessa técnica às suas clientes.
Para o inverno, a marca trabalha com a ideia da memória, do passado. A inspiração aparece através de referências aos uniformes escolares, com a letra C aplicada em algumas peças (foto 5, por exemplo), ternos com cara de antigos e os “tricozinhos da avó”, misturados a elementos esportivos. Vale ressaltar a presença do jovem e talentoso Lucas Magalhães no estilo da marca, que em suas coleções próprias no Rio Moda Hype, mostra que também tem o domínio técnico.
Destaque para o look 7, com casacão e lenço, uma composição simples e que traduz o gosto por acolhimento que chega com o inverno.



Comentário da blogueira: Eu adorei esse desfile só porque as roupas foram todas feitas de tricô. As cores eu também gostei muito (principalmente as peças com brilho (?)) e a inspiração usada foi bem interessante. Apesar de ser tudo de tricô achei sofisticado e muitas peças eu usaria fácil. Em relação a make, foi uma coisa clean mas com um blush mais alaranjado. Já os cabelos foram soltos mas bem chapados na cabeça.

TNG

Styling: Maurício Ianês
Direção artística: Wan Vieira
Beleza: Robert Estevão
Trilha sonora: Hugo Frasa
Cores: Verde militar, bordô, azul marinho e preto
Materiais: Couro, seda, renda, denim, sarja e lã
Highlights: A TNG mostrou coleção inspirada no “movimento punk com ares fetichistas”, explorando todas as possibilidades comerciais do tema em um desfile longo, de mais de 60 looks. Além dos já esperados looks skinny com couros, tachas e correntes, que apareceram tanto nas roupas quanto nos acessórios (zoom nos sapatos delas e deles!), a marca investiu também em efeitos de textura. Um dos destaques desta temporada é o jeans com craquelado branco que aparece na primeira parte da coleção: segundo a equipe de estilo da TNG, a empresa conseguiu desenvolver uma técnica que garante uma boa flexibilidade e bom toque até para tecidos com elastano. Aparecem neste Inverno 2014, também, a aplicação de foi em jeans e tricô, o couro com estampa de onça e o jeans com renda.



Comentário da blogueira: Esse foi um dos desfiles que eu mais gostei. Esse desfile contou com a presença da Danielle Winits, Marcello Antony e Thiago Fragoso. Achei a inspiração punk muito legal e juro que desejei várias peças. Pra começar eu amei as cores e os tecidos usados, tudo do jeitinho que eu gosto. Vi muitas peças com correntes, spikes e pelinhos, coisas que eu adoro e que fazem parte do universo punk. Adorei todos os sapatos, principalmente a bota com correntes. Em relação a make, foi clean mas com os um batom mais alaranjado nos lábios. Já os cabelos tiveram uma coisa mais ondulada.

Eu espero que tenham gostado e fiquem ligados que mais tarde vai ter post sobre o quarto dia de desfiles.
Kisses ;*

*Fonte FFW

3 comentários:

  1. Adorei a criatividade dos calçados...
    Beijos
    http://meninadivadamodaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sou louca pr no Fashion Rio deve o máximo!
    http://pequeenaflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a TNG. Os looks estão muito bonitos. Bjus!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir