terça-feira, 27 de março de 2018

12 curiosidades sobre o circo

Olá querido(a)!
Hoje é dia do circo e por isso achei que seria interessante trazer um pouco de conhecimento para você. Confesso que o circo não me encanta, na verdade tenho um pouquinho de pavor (por conta dos palhaços e das apresentações mais emociantes). Mas é sempre bom aprender um pouco sobre as coisas e o mundo, por isso se liga nessas curiosidades que selecionei!


1- O Dia do Circo é hoje para homenagear o palhaço brasileiro Piolin (um dos grandes palhaços do Brasil), que nasceu nesse dia, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. 

2- O circo é um espetáculo popular muito antigo, teve origem em povos viajantes. 

3- O espetáculo do circense reúne artistas com habilidades diversas, cujo intuito é divertir e entreter a platéia. 

4- Entre as artes apresentadas pelo circo podemos citar: o malabarismo, palhaços, acrobacia, equilibrismo, magia, teatro, adestramento de animais, show de dança, entre outros.

5- Existem vários tipos de circo: circo de rua, circo tradicional, circo chinês, circo russo, etc. 

6- A arte circense surgiu na China há mais de cinco mil anos, mas não tinha nada a ver com diversão. Eles usavam a acrobacia, o contorcionismo e o equilibrismo para treinar seus guerreiros pro combate.


7- O maior dos circos romanos chamava-se Maximus, era feito de pedra e com capacidade para 150 mil pessoas. 

8- O apogeu do circo deu-se no século XIX, em que contava com inúmeras atrações como números com animais vindos de todas as partes do mundo e artistas com diferentes habilidades. 

9- O circo atual é composto por lona ou tenda, palco ou picadeiro, e arquibancada. 

10- O circo moderno, como a gente conhece hoje, foi criado no século XVIII por um oficial da cavalaria britânica chamado Philip Astley. 

11- Os circos atuais possuem três modalidades de atrações: as exibições de equilíbrio, destreza ou habilidade; os espetáculos com animais amestrados; e as cenas com palhaços. Antigamente, havia também quadros com lutas violentas, demonstrações de força e exibição de pessoas com anomalias físicas.

12- Em geral quem trabalha no circo mora nele. Leva uma vida de nômade, viajando por lugares diversos.

O que você achou dessas curiosidades? Gosta de ir a espetáculos circenses? Me conte nos comentários!

Beijoos ;*

6 comentários:

  1. Ignorava muitas dessas curiosidades. Acredita que eu nunca fui ao circo? Aqui na minha cidade sempre aparece um mas sempre fico adiando a visita pois no fundo tenho medo de palhaços!
    Beijos! Blog Sara Menezes

    ResponderExcluir
  2. Que post informativo e maravilhoso! Nunca fui em circo, morro de vontade de conhecer!
    Beijos

    www.estiilocarol.com

    ResponderExcluir
  3. Aqui em Portugal há várias famílias que se dedicam ao circo. Mas o circo está sendo ameaçado pelos defensores dos animais que não querem os animais neste tipo de espectáculo. Portanto o circo vai ter que se reinventar ou acabará.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os defensores dos animais não estão a ameaçar circo nenhum. Está provado em várias vertentes, incluindo a nível medico-veterinário, que os animais usados em circos sofrem, pelo que é normal não se querer a perpetuação da sua exploração. Existem centenas de circos sem animais e que nunca usaram animais, pelo que um circo só acaba se assim o quiser.

      Excluir