quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Resenha literária: Mentes Ansiosas

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Mentes Ansiosas da autora Ana Beatriz Barbosa.


Sinopse: Nesta edição a psiquiatra e best-seller Ana Beatriz Barbosa Silva aborda as diferentes manifestações da ansiedade. Medo, estresse e ansiedade, segundo ela, são fatores comuns e até necessários para uma vida mentalmente saudável. O problema, contudo, começa quando eles se agravam a ponto de se apresentarem em suas versões adoecidas: transtorno de estresse pós-traumático, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, entre outros. Através de sua linguagem objetiva e acessível, a autora analisa as causas, desdobramentos e possíveis formas de lidar com essas doenças. 

Assunto: Ansiedade, Medos, Psicologia.

Editora: Fontanar.

Páginas: 296.

Ano: 2011.

Sobre a autora: Ana Beatriz Barbosa Silva é médica graduada pela UERJ, com pós-graduação em psiquiatria pela UFRJ. Professora honoris causa pela UniFMU (SP) e presidente da AEDDA - Associação dos Estudos do Distúrbio do Déficit de Atenção (SP) -, é também diretora das clinicas Medicina do Comportamento no Rio de Janeiro e São paulo, onde atende os pacientes e supervisiona os profissionais da sua equipe (médicos e psicólogos). Nascida no Rio de Janeiro, é escritora, realiza palestras, conferências e consultorias sobre variados temas do comportamento humano.


A vontade de ler esse livro surgiu porque adoro a autora. Como a ansiedade é um mal do século é importante ser entendida, sem contar que sou uma pessoa que sofre com esse mal.

A capa desse livro não é maravilhosa, mas me agrada. Ela é simples porém possuem detalhes que remetem ao assunto da ansiedade: as mãos entrelaçadas, que remetem a ansiosidade. Não vou falar sobre a diagramação, porque li pelo Kindle. A leitura corre fácil já que o livro é curto e o assunto não é tão aprofundado nem técnico.

É um livro que trata do realmente da questão da pessoa ansiosa, e confesso ser um dos livros da autora que mais gostei de ler. Acho interessante porque além da ansiedade, ela trata também da questão dos medos (que acaba estando diretamente ligada a ansiedade). Além de fazer entender a ansiedade e os medos, somos apresentados a sintomas físicos que esses maus podem causar (são sintomas que médicos podem não diagnosticar através de exames, já que possuem cunho mental porém reverberam para o físico). Foi uma leitura muito rica e interessante que me fez ver algumas situações por outro ponto de vista.

Recomendo esse livro para quem tem interesse de entender como funciona as questões da ansiedade e como os medos entram nessa também. Um livro bastante interessante para psicólogos, psiquiatras e pessoas que sofrem com ansiedade (mas qualquer pessoa pode ler, já que não existem termos que dificultem o entendimento do conteúdo).

Esse livro eu baixei na internet e coloquei no meu Kindle, mas você pode encontrar em qualquer livraria por aí.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

Um comentário:

  1. Também sofro de ansiedade e sei o quão ruim é. Fiquei interessada em ler, vou procurá-lo!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir