quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Resenha literária: Mentes Consumistas

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Mentes Consumistas da autora Ana Beatriz Barbosa.


Sinopse: Você acredita que a sua felicidade está no que você compra? Seus gastos já lhe causaram problemas financeiros? Se sua resposta foi sim, você pode sofrer de um problema cada vez mais comum - a compulsão por compras. O comprador compulsivo é insaciável. Seu prazer não está na posse dos objetos, mas no ato da compra em si. Com o estilo que a tornou um fenômeno editorial, com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos no Brasil, a médica psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa Silva volta suas atenções para a dinâmica da mente consumista, apontando soluções para lidar com a questão e alertando para a inversão de valores de uma sociedade que confunde consumo com promessa de felicidade.

Assunto: Compras, Consumidores, Psicologia.

Editora: Principium.

Páginas: 280.

Ano: 2014.

Sobre a autora: Ana Beatriz Barbosa Silva é médica graduada pela UERJ, com pós-graduação em psiquiatria pela UFRJ. Professora honoris causa pela UniFMU (SP) e presidente da AEDDA - Associação dos Estudos do Distúrbio do Déficit de Atenção (SP) -, é também diretora das clinicas Medicina do Comportamento no Rio de Janeiro e São paulo, onde atende os pacientes e supervisiona os profissionais da sua equipe (médicos e psicólogos). Nascida no Rio de Janeiro, é escritora, realiza palestras, conferências e consultorias sobre variados temas do comportamento humano.


A vontade de ler esse livro surgiu porque adoro a autora e também assuntos que envolvem consumo (veia publicitária falando mais alto). Também me interessou do ponto de vista que em uma época da minha vida fui uma pessoa que consumia bastante.

A capa desse livro não é maravilhosa, mas me agrada. Ela é simples porém possuem detalhes que remetem ao assunto do consumo: sacolas de compras e o código de barras. Não vou falar sobre a diagramação, porque li pelo Kindle. A leitura corre fácil já que o livro é curto e o assunto não é tão aprofundado nem técnico.

É um livro que pende mais para o lado psicológico do consumo, chega a tratar um pouco do consumo compulsório e até de vieses socais do consumo. Achei muitos capítulos interessantes, porém diferente de outros livros da mesma autora, nesse, ela não aborda o assunto de foma mais técnica (porque não existem estatísticas e estudos aprofundados sobre o assunto). Como sou publicitária e tenho feito alguns estudos sobre consumo, foi um livro que me trouxe várias nuances de reflexão.

Recomendo esse livro para quem tem interesse nas questões de consumo por um lado mais psicológico e menos técnico. Um livro bastante interessante para psicólogos, publicitários e empresários (mas qualquer pessoa pode ler, já que não existem termos que dificultem o entendimento do conteúdo).

Esse livro eu baixei na internet e coloquei no meu Kindle, mas você pode encontrar em qualquer livraria por aí.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário