quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Resenha literária: Modernidade Líquida

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Modernidade Líquida.


Sinopse: A modernidade imediata é "leve", "líquida", "fluida" e infinitamente mais dinâmica que a modernidade "sólida" que suplantou. A passagem de uma a outra acarretou profundas mudanças em todos os aspectos da vida humana. Zygmunt Bauman esclarece como se deu essa transição e nos auxilia a repensar os conceitos e esquemas cognitivos usados para descrever a experiência individual humana e sua história conjunta.Modernidade líquida complementa e conclui a análise realizada pelo autor em Globalização: as conseqüências humanas e Em busca da política. Juntos, esses três volumes formam uma análise brilhante das condições cambiantes da vida social e política.

Assunto: Ciências Sociais, Sociologia.

Editora: Zahar.

Páginas: 280.

Ano: 2001.

Sobre o autor: Zygmunt Bauman foi um sociólogo e filósofo polonês, professor emérito de sociologia das universidades de Leeds e Varsóvia.



Esse é aquele tipo de livro que todos deveriam ler e por isso eu li. Já tinha lido alguns artigos que citavam esse livro do Bauman, por isso senti necessidade de lê-lo.

capa é uma parada que nem consigo interpretar, mas me parece ter umas gotículas de água que tem a ver com a questão "líquida" do livro. Não vou falar sobre a diagramação, porque li pelo Kindle. A leitura foi demorada, acho que levei meses para terminar.

Esse é um livro que todos deviam ler, mas ao mesmo tempo não é para qualquer leitor. Bauman é um filósofo complexo e que em seu texto cita outros filósofos e sociólogos, por isso não é uma leitura fácil. Gosto das reflexões dele sobre o mundo ao nosso redor e fico muito reflexiva com seus livros, aprendo muito. Mas é o tipo de livro que não agrada a todos e que a gente demora pra ler, porque temos que digerir a leitura. Nesse volume ele fala sobre os tempos atuais e como as coisas são "líquidas" e "fluídas", que nada é concreto. Um livro que é gostoso de ler, apesar das dificuldades.

Eu indico esse livro p
ara quem gosta de uma leitura mais inteligente e que vai agregar em sua vida. Uma leitura essencial para estudantes, principalmente universitários. Quem puder e conseguir ler, leia.

Esse livro eu baixei na internet e coloquei no meu Kindle, mas você pode achar fácil em livrarias.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

4 comentários:

  1. Amei a dica. Nossa, eu demoro horrores nesses livros de filosofia, mas é ótimo quando pegamos o assunto.
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bauman é mesmo maravilhoso, eu li amor líquido ha pouco tempo e tbm quero mt ler esse

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar muito bem desse livro. Realmente ele parece bem interessante.
    Vou dar uma chance a ele.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. Não faz muito o meu estilo de leitura,mais para quem gosta é uma boa pedida.
    Ótima resenha.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir