quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Resenha literária: Todo Dia a Mesma Noite

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Todo Dia a Mesma Noite: A história não contada da boate Kiss.


Sinopse: Reportagem definitiva sobre a tragédia que abateu a cidade de Santa Maria em 2013 relembra e homenageia os 242 mortos no incêndio da Boate Kiss. Daniela Arbex reafirma seu lugar como uma das jornalistas mais relevantes do país, veterana em reportagens de fôlego — premiada por duas vezes com o prêmio Jabuti — ao reconstituir de maneira sensível e inédita os eventos da madrugada de 27 de janeiro de 2013, quando a cidade de Santa Maria perdeu de uma só vez 242 vidas. Foram necessárias centenas de horas dos depoimentos de sobreviventes, familiares das vítimas, equipes de resgate e profissionais da área da saúde — ouvidos pela primeira vez neste livro —, para sentir e entender a verdadeira dimensão de uma tragédia sobre a qual já se pensava saber quase tudo. A autora construiu um memorial contra o esquecimento dessa noite tenebrosa, que nos transporta até o momento em que as pessoas se amontoaram nos banheiros da Kiss em busca de ar, ao ginásio onde pais foram buscar seus filhos mortos, aos hospitais onde se tentava desesperadamente salvar as vidas que se esvaíam. Foi também em busca dos que continuam vivos, dos dias seguintes, das consequências de descuidos banalizados por empresários, políticos e cidadãos. A leitura de Todo dia a mesma noite é uma dolorosa e necessária tomada de consciência, um despertar de empatia pelos jovens que tiveram seus futuros barbaramente arrancados. Enxergá-los vividamente no livro é um exercício que afasta qualquer apaziguamento que possamos sentir em relação ao crime, ainda impune.

Assunto: Jornalismo, Realidade.

Editora: Intrínseca.

Páginas: 248.

Ano: 2018.

Sobre a autora: Daniela Arbex trabalha há 22 anos como repórter especial do jornal Tribuna de Minas. Suas investigações resultaram em mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, entre eles três Essos, o IPYS de melhor investigação da América Latina e o Knight Internacional. Estreou na literatura com Holocausto brasileiro e em seguida lançou Cova 312, com os quais ganhou dois prêmios Jabuti. Recentemente, virou documentarista e seu filme Holocausto brasileiro ganhou as telas da HBO em 40 países. Daniela mora em Minas Gerais.


Esse livro já estava na minha lista de leituras a algum tempo, já que gosto de histórias reais. Na época do incidente na boate Kiss eu tinha meus 17 anos, mas nunca entendi direito o que tinha acontecido porque na época que aconteceu as notícias vinham picadas.

A capa não possui nada demais e é bem simples. Possui fundo cinza e só. Acho que essa proposta é acertadíssima porque é um livro que narra uma tragédia. Não vou falar sobre a diagramação, porque li pelo Kindle. A leitura foi rápida, mas é um livro pesado de ler.

Esse livro conta o incidente que ocorreu na boate Kiss em janeiro de 2013. Além de narrar a história o livro dá voz e rosto as famílias das vítimas, uma coisa que para mim foi bem importante. Apesar da gente se compadecer com a tragédia, quando a gente tem uma história de vida e um rosto, a empatia é muito maior. Dentro do livro temos a trajetória de vida de algumas vítimas e de suas famílias, e isso enriqueceu bastante o relato. Consegui ver a história por um outro angulo e me sentir próxima daqueles que perderam pessoas queridas mas, claro, nunca vou conseguir mensurar a dor que sentiram. Um livro que mexeu comigo de muitas formas e que fala um pouco de saúde mental, já que uma tragédia dessas abala as pessoas de formas diferentes. No último capítulo temos um resumo de como a justiça lidou com o caso e porque chegou onde chegou. Depois desse incidente, na época mesmo, comecei a ter bastante medo de frequentar boates e lugares fechados. Hoje fico sempre de olho se o lugar possui saída de emergência e onde essas se localizam.

Eu indico esse livro para quem gosta de ler sobre histórias reais e também para aqueles que sempre quiseram saber mais sobre o incidente da boate Kiss.

Esse livro eu baixei na internet e coloquei no meu Kindle, mas você pode achar fácil em livrarias.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

4 comentários:

  1. gosto de histórias reais como essa, já tinha ouvido falar no livro e fiquei ainda com mais vontade de ler aqui com a sua resenha

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Lovely review. I'm so happy I'm finally reading a few books all at once.

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  3. Thank you so much for sharing review. Happy Holidays.

    New Post - http://www.exclusivebeautydiary.com/2019/12/viktor-rolf-bonbon-eau-de-parfum_26.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Thais bom saber um pouco mais sobre esse livro contando a tragédia da Boate Kiss é triste e lamentável que tantos jovens perderam suas vidas!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir