quarta-feira, 3 de junho de 2020

Resenha literária: A ética é possível num mundo de consumidores?

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro A ética é possível num mundo de consumidores?


Sinopse: "Esse livro é o relatório de um campo de batalha." Com essa afirmação, Zygmunt Bauman abre a coletânea que reúne seis de suas conferências proferidas no Instituto de Ciências Humanas de Viena, em 2008. A ética é o ponto em comum entre cada um dos textos. O autor sugere que seja adotada uma nova lógica que nos permita ler a realidade atual e apresente uma tentativa desafiadora de captar o mundo em movimento. Dialogando com pensadores como Hannah Arendt, Jacques Derrida e Norbert Elias, o sociólogo reflete sobre o papel da arte no mundo líquido moderno; o dilema da Europa frente aos estrangeiros; a banalização da ideia do Holocausto; a impossibilidade de se debater a liberdade pelo predomínio do medo e da insegurança; a educação e o desenvolvimento de uma atitude ética, em um século dominado por forças antagônicas, como a globalização e políticas de forças locais. Seis textos que refletem lúcidos estudos da sociedade contemporânea.

Assunto: Ciências Sociais, Sociologia.

Editora: Zahar.

Páginas: 276.

Ano: 2011.

Sobre o autor: Zygmunt Bauman (1925-2017) foi o grande pensador da modernidade. Perspicaz analista de temas contemporâneos, deixou vasta obra - com destaque para o best-seller Amor líquido, fundamental para a compreensão das relações afetivas hoje. Sociólogo e filósofo, soube se comunicar diretamente com seus leitores, levando milhares de pessoas a pensar a sociedade atual através do conceito de liquidez. Professor emérito das universidades de Varsóvia e Leeds, tem cerca de quarenta livros publicados no Brasil, todos pela Zahar, com enorme sucesso de público. Bauman nasceu na Polônia e morreu na Inglaterra, onde vivia desde a década de 1970. Seus livros já venderam mais de 800 mil exemplares no Brasil.


Esse é um livro que estava na minha lista de leituras a muito tempo, mas nunca tomava coragem para ler. Depois de assistir O Poço na Netflix e estar passando por esse momento de pandemia, achei que o livro ia cair bem. Me deu uma vontade louca de lê-lo e comecei.

A capa me remete bastante a um livro desses de geografia ou história, ou até a revistas com notícias mundiais. Não é uma capa que acho bonita, mas acho que casa bem com o tipo de assunto que o livro trata. Não vou falar sobre a diagramação porque baixei esse livro e coloquei no meu Kindle. Foi uma leitura demorada, porque mesmo tendo menos de 300 páginas os assuntos tratados são um pouco complexos.

Esse é um livro que fala e reflete sobre assuntos sociológicos, que faz a gente pensar. Bauman é um autor que todo mundo devia ler e essa é só mais uma das suas obras. Nessa eu percebi que ela gira, em sua maior parte, sobre o capitalismo. E é bem louco poder entender e observar pontos que eu nem nunca tinha pensado, mas que fazem bastante sentido. Apesar de ser um livro de 2011, o assunto é tão atual que pareça que foi escrito no ano passado. Achei de suma importância ter lido esse livro nesse momento. Ele apresenta questões de classe, de mercado, de marketing e de globalização. Outra coisa que sempre gosto nos livros do Bauman é que sempre tem referências a outros autores e filósofos, o que traz uma riqueza ao texto (ainda mais quando a gente já teve contato com esses outros autores). É um livro muito atual e que mostra o quanto a ética passa bem longe do capitalismo e que o consumo é uma loucura.

Não tem como não indicar esse livro para todos. Acho que quem gosta o mínimo de políticas, atualidade e globalização, precisa ler essa obra. Indico também qualquer outro livro do autor.

Esse livro eu baixei na internet, mas você acha fácil na maioria das livrarias.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

Um comentário:

  1. Não conhecia, mas fiquei com mujta vontade de ler esse livro. Aliás, de conhecer um pouco mais do autor. xD
    Vou providenciar esse livro!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir