Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Tudo sobre cinema.
Sinopse: Se você ama cinema e deseja aprender mais sobre a sétima arte, este livro não pode faltar na sua biblioteca. Organizado cronologicamente e escrito por uma experiente equipe de críticos especializados, este é um guia instigante sobre a história do cinema, incrementado com análises aprofundadas das obras-primas e ilustrado com imagens de cenas inesquecíveis. • Abrange todos os gêneros e movimentos cinematográficos, como clássicos do cinema mudo, épicos, filmes de gângster, musicais, a nouvelle vague e o cinema latino-americano. • Traz a cronologia dos principais acontecimentos, ajudando a compreender o contexto sociocultural em que as obras foram produzidas. • Apresenta a história do cinema de maneira acessível, numa diagramação que facilita a leitura, contendo mais de 1.100 ilustrações. • Proporciona uma viagem ao mundo do cinema – o glamour, as frustrações, o sucesso, o fracasso e o dia a dia das grandes estrelas.
Assunto: Arte, Cinema, Fotografia.
Editora: Sextante.
Páginas: 576.
Ano: 2011.
Sobre o autor: Philip Kemp é crítico, historiador de cinema e colaborador das revistas Sight and Sound, Total Film e DVD Review. Leciona jornalismo cinematográfico nas Universidades de Leicester e Middlesex, na Inglaterra, e é autor do livro Lethal Innocence: The Cinema of Alexander Mackendrick.
Esse é mais um dos livros das compras da bienal e que estava encostado aqui na minha estante a algum tempo. Estava doida pra ler, mas não tinha coragem por causa do tamanho.
A capa me agrada bastante, já que temos o Al Pacino em uma cena de O Poderoso Chefão - Parte 3. Uma boa imagem para ilustrar a capa de um livro sobre cinema. A diagramação é impecável. Acho a forma como tudo foi organizado bem legal. A leitura foi bem demorada, um pouco mais de 2 meses lendo.
Não tenho muito o que falar sobre esse livro: é um livro sobre cinema e ponto. Como ele é de 2011, você já pode imaginar que ele só abrange acontecimentos cinematográficos anteriores a esse ano (o que no ano que a gente está, já pode estar um pouco defasado). Ele é divido em eras/épocas do cinema, e esses por sua vez possuem subdivisões em gêneros ou nacionalidade dos filmes. Traz informações interessantes sobre determinados períodos, várias informações sobre alguns filmes específicos e marcantes que podiam explicar determinado estilo citado. Também encontramos algumas informações sobre atores e diretores. Para mim, que entendo bem pouco sobre cinema foi bem interessante. Para a publicitária que habita em mim também, porque traz muitas referências legais, já que eu sou uma negação no quesito assistir filmes, principalmente os clássicos).
Esse é o tipo de livro indicado para aquela pessoa que é cinéfila, ou para quem tem interesse em aprender mais sobre o assunto. É bacana ver em cada página as mudanças por qual o cinema passou durante os anos.
Na foto acima você pode ter uma noção da diagramação do livro.
Esse livro eu comprei na Bienal do Livro de 2017 e paguei RS 30 reais nele. Você pode encontrar ele em muitas lojas online.
O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!
Beijoos ;*
Interesting book!
ResponderExcluirThe World Of A Vet
Bloglovin
Instagram
Apesar de não ser cinéfila, é interessante ver com essa arte mudou no decorrer do tempo!
ResponderExcluirBeijo.
Cores do Vício
Eu amoo cinema, mas morro de preguiça de ler hahahahahahah.
ResponderExcluirMas amei o livro, parece se super completinho e interessante.
Adorei <3
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Eu já conhecia esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo.
ResponderExcluirGostei da sua resenha, sem dúvida, quando tiver a oportunidade, lerei esse livro.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Achei a capa bem clássica e é ótimo para matar algumas curiosidades, né? Confesso que apesar de amar cinema, não sei se eu embarcaria no momento. E espero do fundo do coração que tudo isso que está acontecendo não afete tanto o cinema! ♥
ResponderExcluirBeijos, Carol
www.pequenajornalista.com