segunda-feira, 20 de julho de 2020

O valor das amizades

Olá querido(a)!
Hoje é dia do amigo e dia internacional da amizade, por isso vim trazer um texto sobre o assunto.


A cada ano que passa eu aprendo mais sobre amizades. Percebo que tem pessoas que entram na nossa vida para ficar e outras apenas passam por ela. Com o tempo vou percebendo que o relacionamento de amizade é o mais complexo e difícil. Pessoas são complicadas.

Eu nunca fui a pessoa mais cheia de amigos, mas vejo que ao longo dos anos fiquei mais seletiva com amizades. Hoje posso contar numa mão os amigos que tenho, pessoas que posso realmente confiar. Descobri que a maioria das pessoas se aproximam para ter minha amizade somente por interesse e que quando não conseguem mais o que querem, dão as costas. Mas uma coisa que eu descobri é: eu não me importo!

Amizade é muito mais do que apoiar os amigos em tudo e estar sempre disponível, é a gente ter empatia e paciência com o outro. Sem contar que a gente tem sim que puxar a orelha da pessoa quando ela tá errada. A gente também não tem que estar disponível o tempo inteiro, até porque a gente também tem uma vida. Na verdade, pra relações de amizades vingarem a gente tem que ser mais maduro e menos egoísta. Também não pode rolar inveja, se rolar, já sabe... Não é uma amizade.

Sou uma pessoa bastante leal nas minhas relações e uma coisa que ninguém pode falar é que sou uma "má amiga". Não estou sendo narcisista, mas eu sei que sou uma boa amiga. Sou um pouco relapsa nas minhas relações porque gosto de ficar sozinha, mas consigo perceber quem realmente se importa comigo e quem só tem interesse. Começo a me afastar das pessoas apenas quando vejo que a amizade não é reciproca, e olha que dou muitas chances até cair na real.

É importante a gente dar valor para amizades porque ninguém é feliz completamente sozinho, mas a gente tem que dar valor a amizades certas. Até porque existem relacionamentos abusivos dentro da amizade e já passei por alguns assim. Hoje permaneço amiga das pessoas certas e sou muito feliz com isso. São poucos amigos, mas são os que me dão força e sempre estão ali e eu estou ali para eles também.

Amizade não tem que ser difícil, tem que ser leve, fácil. Tem que ter aquele sentimento de ser como se o tempo não tivesse passado. Deve ser diversão e não obrigação. E é isso!

Beijoos ;*

11 comentários:

  1. É muito importante ter amigos de verdade que sempre vão estar do nosso lado para momentos bons e ruins!É muito importante valorizar isso. Amei seu texto.
    Bisous,
    pequenomuffin.com.br | @blogpequenomuffin

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto. Também já passei por amizades abusivas, mas consegui me livrar delas. Tenho poucos amigos, mas o que tenho, valorizo demais, tanto que são amizades de 20 anos. :D

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. Curto muito seus posts, são muito bem criativos e interessantes.. Sempre estou aqui lendo e compartilhando com minhas amigas...

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Jogar na loteria

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Amizade precisa ser leve e deve ser cultivada, não precisamos estar juntos todo dia mas, nada muda quando se encontra novamente.
    Amei o texto.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii, como vai?
    Eu sempre fui do tipo que conversa com todo mundo mas no quesito amizade, tinha muito poucos ou quase nenhum. Aprendi que amizade tem que ser cuidada e desejada por ambos os lados.
    Feliz dia do amigo!

    Abraço! ♥
    Larissa - Blog: Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  6. Ao longo dos anos a gente tende a ser mais seletivas para amigos, né?! Quando eu sinto a não reciprocidade também me afasto. Mas o importante é quem fica e não quantos ficam. A gente aprende mesmo a valorizar qualidade ao invés de quantidade.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre encarei a amizade como um tesouro precioso, sou muita grata pelos amigos que tenho hoje em dia e por ter facilidade em fazer boas amizades. Desde pequena sempre me considerei uma boa amiga, mas é claro que sempre estamos sujeitos a erros dos amigos e nós também temos que percebemos erramos também.
    Amizade é uma relação como qualquer outra, precisa sim dedicar tempo, amor e paciência.
    Gostei da sua reflexão sobre :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ótimo texto.
    Tenho pouquíssimas amizades,mais sei que estas eu posso contar em qualquer ocasião.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Disse tudo. É bem isso mesmo. Eu demorei a aprender a reconhecer as amizades que ficam. É mais difícil do que parece. Mas assim que se aprende, tudo fica bem melhor.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Falou tudo! Graças a Deus tenho poucos, mas bons amigos.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  11. Olá Thais,
    Que texto lindo. Me identifiquei demais com as suas palavras e a forma com que lida e enxerga as amizades.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir