quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Resenha literária: Minha Sombria Vanessa

Olá querido(a)! 
A resenha literária de hoje é sobre o livro Minha Sombria Vanessa.


Sinopse: Elogiado por Gillian Flynn e considerado um dos grandes livros de 2020, o romance de estreia de Russell explora as dinâmicas psicológicas de um relacionamento entre uma adolescente e seu professor. Em 2000, Vanessa Wye é uma estudante solitária de ensino médio. Talentosa e com o sonho de ser escritora, Vanessa diz não se importar de ficar sozinha, principalmente quando seu professor de inglês, Jacob Strane, um homem de 42 anos, começa a prestar atenção nela, elogiando seu cabelo, suas roupas e lhe emprestando alguns de seus livros favoritos — como Lolita, de Nabokov. Antes que Vanessa perceba, os dois embarcam em uma relação e a jovem acredita que o professor a ama e a considera especial. Mais de uma década depois, uma ex-aluna acusa Strane de abuso sexual, e Vanessa começa a questionar se o que viveu foi realmente uma história de amor ou se não teria sido ela também uma vítima de estupro. Mesmo depois de tantos anos, Strane ainda é uma presença constante em sua vida. Como ela seria capaz de rejeitar o que considera seu primeiro amor? Alternando entre presente e passado, o livro justapõe memória e trauma ao entusiasmo de uma adolescente descobrindo o poder do próprio corpo. Instigante e impossível de largar, o livro retrata com maestria a adolescência conturbada e suas consequências, para refletir acerca de liberdade, consentimento e abuso. Escrito com intimidade e intensidade assustadoras, Minha sombria Vanessa capta brilhantemente os costumes culturais em transformação que guiam nossos relacionamentos e a própria sociedade. 

Assunto: Ficção, Ficção Psicológica. 

Editora: Intrínseca. 
 
Páginas: 411. 

Ano: 2020. 

Sobre a autora: Kate Elizabeth Russell nasceu e cresceu no Maine, Estados Unidos. Tem um doutorado em escrita criativa pela Universidade do Kansas e um mestrado em belas-artes pela Indiana University. 


Esse livro antes mesmo de ter sido lançado, já chamava a minha atenção. Ocorreu todo um burburinho perto do lançamento e eu achei a temática bem interessante. 
 
A capa me agrada bastante, ainda mais por ter essa tonalidade em cinzas. Eu acho que essa capa dá um efeito de algo sombrio, triste… que na minha opinião combina com o que o livro retrata. Imagino que essa menina é a Vanessa. Ainda temos a borboleta que na minha opinião pode ser que represente as transformações e as fases da Vanessa. Eu li pelo Kindle, então não irei falar sobre a diagramação. Foi um livro que demorei um pouco para ler e que confesso ter me causado noites mal dormidas. 

Vamos a história! Esse livro é uma ficção, apesar de às vezes parecer um relato real. Lembrando que esse livro NÃO é um romance! É uma história triste de uma garota que se apaixona pelo professor e ele se aproveita disso para abusar dela. Confesso que essa história me deixou bem mal, porque eu consegui me conectar com a Vanessa. A Vanessa acha que é diferente e especial e que por isso a vida dela seguiu desse jeito, mas eu acho que ela deu foi azar. É interessante ver que a história intercala o presente e o passado da Vanessa, e me parece que a todo tempo ela tenta pegar a culpa para si mesma e não consegue perceber que sofreu abusos. Uma outra coisa que notei é que a vida dela inteira se moldou em cima desse acontecimento, e uma menina que poderia ser brilhante viveu refém de seus fantasmas do passado. Foi um livro que eu gostei bastante de ler, mas que ao mesmo tempo me deixou triste. Um assunto que a gente tinha que discutir mais. Eu penso muito sobre esse assunto de pessoas mais velhas namorarem menores de idade, sem contar as discussões que eu e minhas amigas temos. É louco pensar que na cabeça de uma adolescente isso é legal, mas depois que você cresce é que você vê o quão errado é esse tipo de relação. É um livro forte e chocante, mas que traz bastante reflexões. 

Eu indico essa história para pessoas de estômago forte, porque em muitos momentos fiquei com nojo. Pra quem gosta de um livro que faça refletir sobre um tema tão atual, mesmo numa ficção, indico. 

Eu baixei na internet, mas como é lançamento acho que você pode encontrar em qualquer livraria. 

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

8 comentários:

  1. Querida Thais,

    Você é excelente a fazer resenhas e essa não foi exceção.
    Penso que o que aconteceu com Vanessa, continua acontecendo nos nossos dias, mas só qdo adultas é que entendemos e reconhecemos.
    Gosto, tal como você, da capa.

    É curiosa? Então, tenho uma surpresa/convite em meu blog. Aceita? Obrigada, mas tem de ser um pouquinho rápida.

    Beijos e bom setembro.

    ResponderExcluir
  2. Sou muito sensível com as questões abordadas neste livro mas eu realmente estou tomando coragem para ler. Está impactando todo mundo, preciso ler.
    Beijão,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
  3. Estou com ele desde que lançou e ainda não tive coragem de ler.
    Parece ser uma ótima história para abrir os olhos, mas que pode n~~ao ser bom para algumas pessoas lerem.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  4. You are very beautiful. Thanks for sharing these pretty chic cute things.

    ResponderExcluir
  5. Su revisión de este libro oscuro sobre la historia de Vanessa me da ganas de leer este libro.

    Gracias por la recomendación.
    Saludos desde Indonesia.

    ResponderExcluir
  6. Eu vi um vídeo de uma youtuber falando sobre ele, fiquei bem chocada e com muuuuita vontade de ler ele. É bem do tipo de livro que eu gosto e já tá na minha wishlist junto com vários outros (vou falir, hihi).
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho muita vontade de ler esse livro! Vi muitos comentários de pessoas que pararam a leitura muitas vezes por ser pesada, adorei sua resenha, com certeza não é um livro pra qualquer um, tem muitos gatilhos :/
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir