segunda-feira, 22 de março de 2021

Como falar em felicidade quando vivemos tempos difíceis?

Olá querido(a)!

Hoje a minha missão era vir aqui e escrever um texto sobre felicidade, mas não dá. Como se sentir feliz em meio ao caos que vivemos?


A um ano atrás um vírus desconhecido surgiu no planeta Terra e a gente achou que em torno de um mês tudo estaria sob controle. Não ficou. De lá pra cá as coisas só pioraram. Apesar de sabermos mais sobre o vírus hoje do que no início da pandemia, as coisas continuam ruins.

Diziam que aprenderíamos muito nesses "tempos difíceis", mas isso só mostrou mesmo o pior lado dos seres humanos. Como se sentir feliz desse jeito?

No início rolava uma certa empatia em relação as mortes que estavam ocorrendo, hoje apenas a indiferença. Morre muito mais gente agora que temos mais informação, do que quando estávamos no escuro.

Sabe aquelas histórias de "cada um faz a sua parte e podemos ter um mundo melhor"? Pura balela! Todo mundo prega isso, mas no fim das contas poucos dão conta de praticar. Empatia pelo outro? Parece que cada dia ela está mais longe. Percebo que as pessoas não fazem o mínimo, nem por ela e nem pelas outras pessoas.

Tudo bem, temos muitas questões. Pessoas precisam trabalhar para se alimentar. Mas pessoas também precisam evitar aglomerações para evitar a propagação do vírus. Mas pessoas que morrem do vírus ou de fome, não trabalham. Ou seja, muito complicado.

Fico pensando e pensando. Penso na pandemia, nas pessoas que se foram, naquelas que estão lutando (tanto para por comida na mesa como nos leitos de UTI), no quanto o nosso país se afunda a cada dia mais, no quanto as pessoas não tomam cuidados básicos para evitar o contágio, penso muito...

E de tanto pensar, penso: Como ser feliz num cenário de caos? Como ficar feliz enquanto outros choram? Sei lá, complicado...

É importante ficar feliz com as nossas pequenas vitórias no dia-a-dia da nossa vida, mas também é importante refletir sobre os problemas. Porque é complicado comemorar enquanto tanta gente sofre por aí.

Queria estar falando sobre felicidade. E eu estou feliz por estar viva, mas estou triste pelo mundo que sofre. Posso até estar feliz com algumas coisas, mas sempre consciente do que acontece a minha volta.

4 comentários:

  1. Yo creo que hay que vivir el momento y tratar de ser felices con las cosas pequeñas . Te mando un beso

    ResponderExcluir
  2. Bardzo mądre przemyślenia. Pozdrawiam. :)

    ResponderExcluir
  3. É, vivemos tempos sombrios. Não tenho a mínima ideia de quando tudo isso acabará.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir