sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Na telinha: Em Nome de Deus

Olá querido(a)!
Hoje eu vim falar da série Em Nome de Deus.


Confesso que adiei bastante para assistir essa série, mas depois de ouvir um pouco da história no podcast Modus Operandi fiquei bem interessada em me aprofundar mais na vida desse cara que esteve no imaginário brasileiro por anos.

"A série documental acompanha a história do médium João de Deus desde sua infância em Itapaci, em Goiás, até sua prisão por crimes sexuais. É revelada a vida paralela de um dos curandeiros mais populares do país, que oferecia tratamento espiritual a centenas de mulheres e se aproveitava das consultas para abusar sexualmente delas. A produção traz, como ponto de partida, as investigações que levaram às primeiras denúncias feitas em 2018, durante o programa Conversa com Bial. A partir de relatos exclusivos das vítimas, o documentário reconstitui o trabalho dos investigadores tanto no Brasil quanto no exterior, expondo a ampla rede de proteção de João de Deus e outras atrocidades cometidas por ele fora de sua instituição."


Esse foi um documentário que me deixou muito pensativa, me fez refletir bastante. Eu não sou uma pessoa religiosa, então o João de Deus nunca foi uma figura que representava algo para mim, e na verdade eu sempre suspeito dessas pessoas, sempre me cheira a charlatanismo. Porém, uma coisa que me lembro é que desde os anos 2000 o João de Deus é uma figura que sempre apareceu do lado de pessoas com muita influência e que aparecia bastante na TV. Era um cara que por trazer essa imagem "divina" sempre foi muito querido entre as pessoas e era visto como alguém muito importante. A série mostra tudo isso, além de vários crimes , além dos de assédio sexual, que ele cometeu ao longo dos anos. Como ele era um cara poderoso todas as denuncias contra ele eram abafadas, jogadas para baixo do tapete. A gente vê que a coisa só começa a ruir mesmo, quando mais de 300 mulheres corroboram a história de que foram abusadas por ele quando foram procurar sua ajuda divina. Eu acho terrível essa parada de usar da fé das pessoas para cometer crimes, de verdade. As pessoas já estavam sofrendo bastante para ir tentar a ajuda dele e aí acabavam ganhando mais um trauma: serem abusadas. E detalhe: é que essas mulheres ainda se questionavam se aquilo tinha acontecido dou não, porque né o cara é de Deus, ele não faria isso, foi imaginação... Um documentário interessante para mostrar como pessoas poderosas, ricos e com influência, podem viver por tantos anos com uma imagem limpa por mais que cometam crimes. E eu digo isso porque ao longo de anos existiram pessoas denunciando o cara, mas a imagem dele era tão poderosa que a própria justiça falava para a pessoa não seguir em frente. Eu fiquei realmente um pouco perturbada com tudo que vi: mulheres assediadas, pessoas que morreram por conta dos tratamentos bizarros que ele fazia, entre outras coisas... Uma história realmente de assustar. E tenho que dizer que o Pedro Bial fez um trabalho incrível, como sempre, já que ele que foi atrás da história e ele que começou a investigar os casos que chegaram até ele. Ele teve aquela intuição de que na Casa de Dom Inácio acontecia coisas estranhas, que ele não conseguia acreditar naqueles tratamentos e tudo o mais, e aí começou a correr atrás de saber mais sobre Joao de Deus.

A série possui 1 temporada, com o total de 6 episódios com 55 minutos cada. É uma série curta que dá para maratonar em apenas um dia. É uma série documental sobre a vida do Médium João de Deus. Para quem quer entender melhor a figura dele e seus crimes, acho que é uma boa série. Não vou falar sobre assistir sem preconceitos porque só tenho raiva mesmo. Acho terrível o cara usar pessoas que se encontravam em momentos difíceis e piorar ainda mais a situação, pessoas que precisavam de ajuda e que conseguiram mais um trauma para suas vidas.


Já assistiu essa série? Deixe seu comentário pra eu saber a sua opinião!

Beijoos ;*

6 comentários:

  1. Gracias por la reseña, la película esta interesante. Te mando un beso

    ResponderExcluir
  2. Parece ser uma série bem documentada. Eu gosto dessas séries de histórias reais. Como jornalista, assistir uma produção assim me faz bem.

    Boa semana!

    O blog está em Hiatus de Inverno de 02 de agosto à 02 de setembro, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período.Mesmo em Hiatus o blog tem um post novo, não deixe de conferir e comentar.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar dessa história só não tive coragem de assistir.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  4. Hello dear! I hope you are fine!
    Great post. Very inspiring and interesting. I don't know this series, but I'd love to watch it :)
    All the best. have a nice week!
    Greetings from Poland!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com vontade de ver
    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Thais,
    Eu assisti metade dessa série, parei por um tempo por que ela estava mexendo bastante com o meu psicológico, mas quando estiver mentalmente estável pretendo terminar de assisti-la. Confesso que a série também me causou bastante raiva até onde eu vi.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir