quarta-feira, 6 de julho de 2022

Resenha literária: Silvio Santos - A Biografia

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Silvio Santos - A Biografia.


Sinopse: Como o homem de uma família judia, levada diversas vezes ao exílio, poderia construir um império no Brasil? Como um camelô venceu tantas adversidades para tornar-se um dos empresários mais ricos do país?Não à toa, esse homem desenvolveria negócios voltados às classes mais populares no Brasil e se tornaria sinônimo da história da televisão brasileira. Seu nome é Senor Abravanel, mais conhecido como Silvio Santos. Sua característica mais marcante é a generosidade, eternizada no famoso bordão “quem quer dinheiro?”. A boa índole de Silvio Santos, inclusive, é uma faceta de sua personalidade, a qual dez em cada dez de seus funcionários faz questão de ressaltar. Compreendendo os 86 anos da figura icônica que impactou a história e a rotina de milhões de brasileiros, este livro revela, inclusive por meio de relatos e documentos exclusivos, as conquistas e dificuldades que Silvio enfrentou para ser a unanimidade que é hoje: o lado família, o apresentador, o gestor de negócios, o descobridor de talentos, como se deram seus insights de empreendedor, além de inúmeras passagens impressionantes de uma trajetória riquíssima e encorajadora. Entre erros e acertos, recordes de audiência e insucessos, Senor Abravanel construiria um império que, somente com o SBT, já chegou a faturar mais de um bilhão de reais. Assertivo em suas decisões, ele não teme falar o que pensa ou acreditar no que ninguém mais acredita – e tudo isso porque sua visão vai além do óbvio. Silvio Santos vem aí!

Assunto: Biografia.

Editora: Universo dos Livros.

Páginas: 261.

Ano: 2017.

Sobre as autoras: Anna Medeiros – Graduada em Propaganda e Marketing pela ESPM/SP, também possui MBA em Bens Culturais pela FGV. Como escritora, já publicou artigos em publicações como a Revista da Cultura, além de ter publicado em 2016 seu primeiro livro autoral, Entre rios, pela editora Patuá. Possui experiências relevantes também no mercado corporativo, na área de marketing de grandes empresas, além de ter participado do planejamento estratégico em projetos de comunicação de grandes marcas. Marcia Batista – Graduada em Letras pela USP, ingressou no setor editorial em 2004, atuando como editora de não ficção na Ediouro Publicações. Hoje é editora-chefe na Universo dos Livros e, desde 2011,vem sendo responsável pela publicação de inúmeros projetos de sucesso, dentre os quais os best-sellers Nunca fui santo, livro oficial do ex-goleiro palmeirense Marcos e que reuniu mais de 5 mil pessoas no evento de lançamento; Neymar: conversa entre pai e filho, livro oficial do craque do Paris Saint-German, cujos direitos de publicação foram vendidos para mais de 27 países; Eu sobrevivi ao Holocausto, livro que relata a trajetória de Nanette Blitz Konig, uma das últimas amigas vivas de Anne Frank, e A última mensagem de Hiroshima, biografia de um sobrevivente da bomba atômica, o senhor Takashi Morita.


Esse livro estava a muitos meses na minha biblioteca do Kindle Unlimited, porém demorei para pegar e ler porque morro de preguiça de biografias. Esses dias resolvi que eu deveria ler isso logo, haha.

Mesmo eu não sendo a maior fã de capas em preto e branco, essa me agrada. Na capa temos uma foto de perfil do Silvio Santos. Gosto que o nome dele/título estão com uma cor meio dourada, que combina bastante com o preto e branco. Não temos muito detalhes na capa, mas acho que ela é ótima para o que o livro se propõe. Um livro curto que eu li rápido.

"O apresentador conta essa história de maneira brincalhona, mas o fato é que Silvio Santos é um nome comum e tipicamente brasileiro."

Confesso que é um livro que flui muito bem a leitura. Eu não sou a maior fã de biografias, mas essa foi interessante. Algumas coisas eu já sabia e outras descobri com esse livro. Confesso que se não lesse, não faria diferença para mim. Meus incômodos é que o livro não segue muito uma linha cronológica, mas bate em eventos que foram marcantes, porém muito do que já é de conhecimento público. Acho que o Silvio Santos é um caso interessante na comunicação, mas eu sou uma pessoa que não acredito muito nessas histórias floreadas. Essas coisas não me pegam, haha. Não tenho muito o que dizer, mas o foco real dessa biografia é falar mais da parte empresarial do Silvio. Imagino que isso acontece porque ele é um cara reservado, que só mostra o que é necessário.

Um bom livro para quem é admirador do Silvio Santos e que tem interesse na história da televissão no Brasil.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

5 comentários:

  1. Fiquei curiosa em ler a biografia sobre ele.
    Big Beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Parece un libro muy interesante. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  3. Ahhh eu achei super legal e sem dúvidas iria ler esse livro hahaha.
    Eu amo televisão e o SBT é o canal que eu mais assisto, acho o Silvio Santos um ícone hehehe!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li mas adoro o Silvio! ♡
    https://www.blogdamari.com.br/

    ResponderExcluir