sexta-feira, 14 de julho de 2023

Resenha literária: Peixe Grande

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Peixe Grande.


Sinopse: No dia em que ele nasceu, uma nuvem carregada de raios, que queimavam a copa das árvores e ameaçavam fazer o mesmo com a cabeleira dos homens mais altos, trouxe a chuva que pôs fim à mais severa seca da história do estado do Alabama. O escritor Daniel Wallace traz, em Peixe grande - Uma fábula do amor entre pai e filho, o lúdico e o fantástico que permeiam a vida deste homem, Edward Bloom, um garoto do Sul profundo norte-americano que nasceu para ser "peixe grande". Conduzida pelo filho do protagonista, a narrativa cobre toda a insólita vida de Bloom, desde o seu curioso nascimento, passando por suas peripécias de infância e juventude, a passagem para o mundo adulto, a descoberta do amor e a alegria da chegada do primeiro filho, até sua derradeira aventura. Uma história de fantasia que encantou platéias do mundo inteiro na adaptação cinematográfica de Tim Burton, com Albert Finney e Ewan McGregor dividindo o papel principal.

Assunto: Fantasia, Ficção.

Editora: Rocco.

Páginas: 184.

Ano: 2008.

Sobre o autor: Daniel Wallace é um autor americano. Ele é mais conhecido por seu romance de 1998 Big Fish: A Novel of Mythic Proportions. Seus outros livros incluem Ray in Reverse e The Watermelon King. Suas histórias também foram publicadas em várias antologias e revistas, incluindo The Year's Best Fantasy and Horror.


Eu encontrei esse livro por acaso no meu Kindle, perdido entre os muitos livros que tenho ali. Assisti o filme a alguns meses atrás e resolvi que leria o livro também.

Essa capa me remete a histórias antigas, e eu gosto disso. Nela podemos ver um homem em cima de um peixe gigante dentro de um rio. Gosto da forma como o título está ali. É um livro pequeno e com uma leitura muito boa de fazer.

"Diziam que ele era capaz de conquistar qualquer um, simplesmente atravessando uma sala. Diziam que ele tinha sido abençoado com um poder especial. Mas meu pai era humilde, e dizia que não era nada disso. Ele simplesmente gostava das pessoas, e as pessoas gostavam dele. Era simplesmente isso, dizia."

Esse é um livro sensacional! Fazia muito tempo que não lia algo assim, porque ando focada demais em romances, mas estou focada em ler outros gêneros a partir de agora. Peixe Grande foi uma história que eu adorei assistir ao filme, porque é esteticamente bonito. Ter a oportunidade de ler o livro também foi ótimo. Agora posso dizer que as duas obras são incríveis dentro do que é proposto em cada uma. O livro não é fiel ao livro, mas funciona muito bem. Assim como a história do livro é boa. Essa é uma história de amor entre pai e filho, mas diria também que é uma história sobre vida e morte. Também é uma história sobre muitas histórias. No livro acompanhamos a trajetória a caminho da morte de Edward Bloom e que é contada pelo seu filho. Ao mesmo tempo que é narrado o tempo presente, voltamos ao passado com as histórias sempre diferentes do que aconteceu a Edward Bloom. O livro fala muito sobre como uma pessoa pode ficar viva na vida de outras pessoas, a partir do momento em que sua história se cruza com a de outros. Uma história muito cativante e que traz muitas reflexões. Recomento muito essa leitura!

Um livro para quem gosta de histórias.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

5 comentários:

  1. Acredito que seja um livro muito bom de se ler. Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  2. Gracias por la reseña. Lo tendré en cuenta. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  3. É um bom livro pra ler, gostei muito de conhecer esse livro, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti o filme e amei demais, mas nem sabia que era baseado em livro, que loucura!

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar sobre o livro nem sobre o filme, mas fiquei bem interessada. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir