sexta-feira, 21 de julho de 2023

Resenha literária: A Morte é um Dia que Vale a Pena Viver

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro A Morte é um Dia que Vale a Pena Viver.


Sinopse: Sobre a arte de ganhar existem muitas lições, mas e sobre a arte de perder? Ninguém quer falar a respeito disso, mas a verdade é que passamos muito tempo da vida em grande sofrimento quando perdemos bens, pessoas, realidades, sonhos. Saber perder é a arte de quem conseguiu viver plenamente o que ganhou um dia. Em 2012, Ana Claudia Quintana Arantes deu uma palestra ao TED que rapidamente viralizou, ultrapassando a marca de 1,7 milhão de visualizações. A última fala do vídeo, "A morte é um dia que vale a pena viver", se tornou o título do livro que, desde seu lançamento em 2016, vem conquistando um público cada vez maior. Uma das maiores referências sobre Cuidados Paliativos no Brasil, a autora aborda o tema da finitude sob um ângulo surpreendente. Segundo ela, o que deveria nos assustar não é a morte em si, mas a possibilidade de chegarmos ao fim da vida sem aproveitá-la, de não usarmos nosso tempo da maneira que gostaríamos. Invertendo a perspectiva do senso comum, somos levados a repensar nossa própria existência e a oferecer às pessoas ao re dor a oportunidade de viverem bem até o dia de sua partida. Em vez de medo e angústia, devemos aceitar nossa essência para que o fim seja apenas o término natural de uma caminhada. Completamente revista e ampliada, esta edição é uma bela ode à vida e à humanidade.

Assunto: Envelhecimento, Morte, Saúde.

Editora: Sextante.

Páginas: 192.

Ano: 2019.

Sobre a autora: Ana Claudia Quintana Arantes é médica formada pela USP, com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia e especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e pela Universidade de Oxford. É sócia-fundadora da Associação Casa do Cuidar, onde coordena os cursos de formação avançada multiprofissional – Prática e Ensino em Cuidados Paliativos.Em 2012, publicou seu primeiro livro de poesia, Linhas pares, utilizado como base de pesquisa sobre o impacto da poesia na esperança de pessoas gravemente enfermas. Seu segundo livro, A morte é um dia que vale a pena viver, permanece entre os mais vendidos e recomendados desde a primeira edição, em 2016. Também escreveu Histórias lindas de morrer (2020) e Pra vida toda valer a pena viver (2021).


Esse foi um livro que achei entre os mais vendidos da Amazon e resolvi que deveria ler. Uma pessoa que eu conhecia tinha falecido e por isso achei que o livro combinava com o momento que estávamos vivendo aqui em casa.

A capa dele não tem nada de especial, é bem simples. Mas acho que combina com a proposta do livro. Uma coisa bem clean. É um livro mediano e que li em poucos dias.

"Muita gente diz ter medo da morte. E me espanto quando vejo como vivem: bebem além da conta, fumam além da conta, trabalham além da conta, reclamam além da conta, sofrem além da conta. E vivem de um jeito insuficiente. Gosto de provocar dizendo que as pessoas são corajosas. Tem medo da morte e se apresam loucamente  em encontrá-la."

Apesar desse livro tratar da morte, que é um assunto muito delicado, a leitura foi uma delícia. O livro fluiu tão bem que li em poucos dias. Confesso que fiquei bastante reflexiva sobre as coisas que li. Marquei muitas partes do livro e entendi melhor esse momento de fim da vida. O livro também fala sobre o envelhecimento, que é uma das fases da vida em que mais estamos próximos da morte. Fiquei muito reflexiva sobre a minha vida, a vida das pessoas a minha volta e até quando o dia fatídico chegar para mim. 

Um livro que acho que todos deveriam ler para refletir sobre a vida e a morte.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

6 comentários:

  1. Oi, Thais!
    O título do livro me amedrontou, mas sua sinopse e as palavras da médica me aliviaram.
    Durante a vida fazemos disparates, como que a chamar a morte, mas não pensamos nisso.
    É preciso saber viver a vida com alegria e com regras.
    Beijos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do livro, já conhecia e vi que muitas pessoas gostaram.
    Gostei da sua resenha e acho uma leitura válida.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O título me deixou bem curiosa ♡
    https://www.blogdamari.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ótima postagem.

    https://romline5blog.blogspot.com

    ResponderExcluir