Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Nação Dopamina.
Sinopse: Este livro é sobre prazer. É também sobre sofrimento. Mas mais importante, é um livro que trata de como encontrar o delicado equilíbrio entre os dois, e por que hoje em dia, mais do que nunca, encontrar o equilíbrio é essencial. Estamos vivendo em uma época de excessos, de acesso sem precedentes a estímulos de alta recompensa e alta dopamina: drogas, comida, notícias, jogos, compras, sexo, redes sociais. A variedade e a potência desses estímulos são impressionantes - assim como seu poder adictivo. Nossos telefones celulares oferecem dopamina digital 24 horas por dia, 7 dias por semana, para uma sociedade ao mesmo tempo conectada e alheia do que acontece ao redor. Estamos todos vulneráveis ao consumo excessivo e à compulsão. Em Nação dopamina, Dra. Anna Lembke, psiquiatra e professora da Escola de Medicina da renomada Universidade Stanford, explora as novas e empolgantes descobertas científicas que explicam por que a busca incansável do prazer gera mais sofrimento do que felicidade - e o que podemos fazer a respeito. Traduzindo a complexidade da neurociência para metáforas fáceis de entender, a Dra. Anna mostra que o caminho para manter a dopamina sob controle é encontrar contentamento nas pequenas coisas e nos conectar com as pessoas queridas. Como prova disso, a autora compartilha diversas experiências vividas por seus pacientes em trechos muito emocionantes. São histórias fascinantes de sofrimento e redenção que nos dão a esperança de que é possível transformar a nossa vida. Nestas páginas, Nação dopamina mostra que o segredo para encontrar o equilíbrio é combinar a ciência do desejo com a sabedoria da recuperação.
Assunto: Autoajuda, Psicologia, Saúde Mental.
Editora: Vestígio.
Páginas: 256.
Ano: 2022.
Sobre a autora: Anna Lembke é professora de Psiquiatria e Medicina de Adicção na Stanford University School of Medicine, e chefe da Stanford Addiction Medicine Dual Diagnosis Clinic. Foi ganhadora de inúmeros prêmios pela excepcional pesquisa em doença mental, pela excelência no ensino, e por inovação clínica em tratamento. Acadêmica em medicina, publicou mais de 100 estudos revisados por pares, capítulos de livros, e comentários em prestigiosos meios, tais como o New England Journal of Medicine e o Journal of the American Medical Association. É autora de um livro sobre a epidemia de prescrição de remédios: Drug Dealer, MD: How Doctors Were Duped, Patients Got Hooked, and Why It’ So Hard to Stop. Faz parte do conselho de várias organizações estaduais e nacionais voltadas para adicção, testemunhou em vários comitês na Camara dos Deputados e nos Senado dos Estados Unidos, mantém uma ativa agenda de palestras, e exerce uma prática clínica de sucesso.
Esse livro estava na minha lista a algum tempo. Fiquei interessada desde que o Felipe Neto indicou no Instagram.
A capa é básica mas muito bonita. Gosto desse colorido circular que me traz uma sensação de alegria. O fundo é branco e o título é em uma letra básica. O livro é mediano e li em alguns dias.
"O mundo de hoje oferece um vasto complemento de drogas digitais que antes não existiam, ou, se existiam, agora estão acessíveis em plataformas que aumentaram exponencialmente sua potência e disponibilidade. Isto inclui pornografia online, jogos de azar e vídeo games, só para citar alguns. Além disso, a própria tecnologia é adctiva, com suas luzes pulsantes, seu estardalhaço musical, seu conteúdo ilimitado e a promessa, com uma participação contínua, de recompensas cada vez maiores."
Esse livro foi uma leitura muito interessante e necessária, já que trata de assuntos muito relevantes nos dias atuais. O livro trata dessa sensação de alegria que a gente busca na vida, mas que pode facilmente se converter em vícios. Eu confesso que sempre tive na cabeça os vícios mais comuns, mas na real podemos nos viciar em qualquer tipo de coisa. Essa coisa vai virar um vício quando a gente não consegue ficar sem ela, e precisa dela o tempo inteiro para ter a sensação de felicidade. Pelo livro descobri vícios que nunca imaginei e percebi que eu mesma sou viciada em algumas coisas. E devo comentar que todo vício faz mal. Acho que esse é um bom livro para tomarmos consciência dos nossos vícios e refletir sobre eles, já que os tempos atuais tem favorecido muito os vícios que desenvolvemos.
Um livro muito atual e que mostra como estamos cada vez mais criando vícios, mais facilmente, dentro de nós.
Gracias por la reseña. Parece interesante., Lo tendré en cuenta. Te mando un beso.
ResponderExcluirOlá, como vai?
ResponderExcluirNão é muito o meu tipo de leitura mas achei interessante o tema abordado, sobre essa busca pela alegria que é tão comum atualmente.
Abraço,
Larissa | Parágrafo Cult ♥
Interessante a temática do livro. Gosto de livros assim, de autoconhecimento para sermos seres humanos melhores. E acredita que nunca tinha ouvido falar desse. Já adorei!
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Que interessante esse livro, achei ele bem bacana e sua resenha foi ótima sobre ele.
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Great review. Reading your review makes me want to finish the whole story.
ResponderExcluirAnyway, I followed your blog. Let's connect, so hoping you'll follow back, thank you.
JULIE ANN LOZADA BLOG
Parece ser um ótimo livro. Vou comprar!
ResponderExcluirBeijos
https://romline5blog.blogspot.com
Eu já li esse livro e gostei bastante, indico também o molécula do mais, que fala também da dopamina
ResponderExcluir