segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Resenha literária: Você é Ansioso?

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Você é Ansioso?.


Sinopse: Para você que não para de roer as unhas. Quando decidiu escrever sobre ansiedade, o mundo ainda não conhecia a COVID-19. Mas, sob a antiga normalidade, Pondé entendia a ansiedade como um dos temas mais preocupantes e inquietantes para todos: dos seus jovens alunos universitários aos leitores mais velhos de suas colunas no jornal; de quem se via ansioso por uma falta de sentido na vida aos que mal tinham tempo para perceber isso. "Somos todos ansiosos", dizia ele, com razão. À medida que escrevia e a pandemia se espalhava mundo afora, foi percebendo que a ansiedade havia se tornado um marco da nossa era com todos os tipos de medos provocados pelo vírus. O "timing" para o livro parecia perfeito – assim como a sua intenção. A partir da filosofia, sua área de atuação, ele analisa como o comportamento e a cultura têm produzido e lidado com esse novo paradigma que é a ansiedade como perspectiva de mundo. Explica a nossa ansiedade contemporânea e aponta possíveis formas de lidar com ela. Pondé estuda algumas das inúmeras fontes do problema: desde as redes sociais e internet aos avanços da medicina, passando pela emancipação feminina, o desemprego e a competitividade no mercado de trabalho, fatores como o imperativo da felicidade, a coisificação das pessoas e o receio sobre o futuro da democracia. Até porque, segundo ele, a melhor forma de enfrentar a ansiedade é aceitar que ela jamais vai acabar e que atinge a todos nós. "Se somos todos ansiosos, temos razão para sermos. Não se trata de um bando de idiotas ansiosos porque são bobos. Trata-se, antes de tudo, de um bando de ansiosos porque são informados". É um consolo...

Assunto: Ciências Sociais, Filosofia.

Editora: Planeta.

Páginas: 113.

Ano: 2020.

Sobre o autor: Luiz Felipe Pondé é filósofo, escritor, diretor do laboratório de política, comportamento e mídia da PUC-SP, professor da FAAP e colunista do jornal Folha de S.Paulo. Já publicou inúmeros livros, entre eles Como aprendi a pensar, Filosofia para corajosos, Amor para corajosos e Espiritualidade para corajosos – todos pela Editora Planeta.


Esse é mais um dos livros que peguei emprestado usando o Prime Reading. Achei o título interessante, além disso também conhecia o autor.

A capa desse livro tem uma estética bonita, mas é básica. Possui fundo preto e alguns detalhes em laranja. É um livro curto que dá para ler em um dia.

"Cada vez que alguém vai ao mundo corporativo falar de inovação, eu vejo os olhos desesperados daqueles que serão substituídos pela inovação. Mas como o mundo corporativo é, muitas vezes, a distopia perfeita, todos fingem ver a virada da inteligência artificial no trabalho como algo "lindo". A verdade é que a incerteza do futuro criado pela revolução cognitiva, como é chique dizer, é uma fonte crescente de ansiedade do mundo do trabalho, num corte transgeracional."

Confesso que esse livro foi uma bela surpresa negativa. Alguns trechos são até aproveitáveis, mas o livro não é bom. Em muitos momentos do livro o autor foi machista e preconceituoso. A escrita elitista e uma soberba fora do normal me fizeram ficar bem decepcionada com a leitura. A temática da ansiedade é bastante interessante, mas achei que o autor não soube desenvolver de forma inteligente. Enfim, um livro que não recomendo a leitura.

Não é um livro que indico a leitura, mas cada um deve tirar suas próprias conclusões.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

4 comentários:

  1. Gracias por la reseña. Lo tendré en cuenta. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thais!
    Não conheço o livro, nem o autor, mas fiquei com vontade de o ler.
    Tua resenha está ótima, mas é a tua opinião, que respeito.
    Tudo o que diga respeito a estados de alma, me interessa, talvez por ter estudado Psicologia, mas não sou profissional.
    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que bom que você avisou que o livro não é bom. Seria uma temática que talvez eu leria. Mas já vou descartar mesmo.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir