terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Resenha literária: Inovação Reversa

Olá querido(a)!




Sinopse: É leitura fundamental para qualquer executivo que atua em mercados emergentes, como Brasil, Índia, China e Rússia. O livro apresenta a inovação que nasce nos países emergentes e depois é exportada para os desenvolvidos. A bebida Gatorade é um exemplo clássico dessa dinâmica: a bebida foi criada na Índia para o tratamento de pessoas com desidratação, depois, foi levada para os países desenvolvidos. Trata-se de uma nova ferramenta e um manual poderoso para acrescentar à sua capacidade de inovação e certamente será uma das chaves para aproveitar ao máximo as oportunidades nos mercados emergentes. O grande valor deste livro é que os autores Vijay Govindarajan e Chris Trimble apresentam um forte argumento para as empresas "aprenderem a operar em um eixo diferente" para aproveitarem integralmente as oportunidades nos mercados em crescimento. Os autores abasteceram ricamente o texto com lições práticas ao lado da teoria principalmente nos oito capítulos de estudos de caso, mostrando as dificuldades e os tropeços ocasionais que sempre são parte importante de uma jornada transformadora. O aspecto principal do livro é o que ficará evidente para qualquer executivo de multinacional: as lições sobre o que os autores chamam de lógica dominante, ou seja, toda empresa que vem obtendo grande sucesso é, ao mesmo tempo, sustentada e ameaçada por tudo que aprendeu no passado.

Assunto: Administração, Inovação, Negócios.

Editora: Elsevier.

Páginas: 233.

Ano: 2012.

Sobre os autores: Vijay Govindarajan é professor da cadeira Earl C. Daum 1924 de Negócios Internacionais na Tuck School of Business na Dartmouth College e primeiro professor residente e consultor chefe de Inovação na General Electric. Govindarajan foi classificado em terceiro lugar em recente lista Thinkers 50 dos maiores pensadores sobre gestão no mundo. Chris Trimble, famoso palestrante e consultor sobre inovação, também é professor na Tuck.



Esse foi um livro que eu comprei porque estava barato, haha. Estava andando no Shopping Plaza Macaé e achei em um stand de livros, era da editora que eu gosto e ainda tinha um assunto interessantíssimo. Não tive como não comprar.

A capa desse livro é bem simples, mas bem interessante. Podemos ver que a palavra "reversa" está espelhada, dando a sensação de que a inovação pode ser feita ao contrário, ou de forma que nunca imaginamos. A diagramação é muito boa. Não é um livro rápido de ser lido, mas tem muita informação legal.

É um livro focado na questão da inovação dentro das empresas, que é uma premissa fundamental para uma empresa sobreviver ao longo dos anos. O que eu mais gosto é que em uma parte do livro temos os exemplos reais, e isso torna todo o entendimento das teorias abordadas no início mais interessante.

Eu recomendo esse livro pra quem tem interesse em inovação dentro das empresas. É um livro que vale a pena a leitura se você tem uma empresa ou pensa em empreender de forma inovadora.

Comprei o meu no Shopping Plaza Macaé e paguei R$ 10,00 nele.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

5 comentários:

  1. Como disse, para quem é ou quer ser empresário, parece ser uma leitura incrível!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do assunto que o livro aborda, porque fiz administração.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  3. parece mesmo interessante pra quem gosta da área

    beijo
    Adoletas

    ResponderExcluir
  4. Estou amando ler livros dessa assunto, principalmente porque hoje trabalho com isso!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Thais é um livro bastante interessante e o preço foi bem amigo!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir