segunda-feira, 3 de junho de 2019

O que devo saber antes de ter um cachorro em um apartamento?


A cada dia que passa mais e mais pessoas abandonam suas casas para viver em um apartamento. Seja pelo custo-benefício, seja pela segurança ou ainda pela tranquilidade de viver em um local sem pátio para cuidar. Independente da opção, é normal também que você queira adotar um cachorro para ser seu fiel companheiro neste novo estilo de vida. Entretanto, existem diversas coisas que você precisa saber antes de prosseguir com a ideia.


Não é o espaço ideal para cachorros de grande porte

Se você sempre sonhou em ter um labrador ou outro cão de porte grande, é preciso saber que este não é o ambiente ideal. Isso porque este tipo de cachorro tende a ter o corpo atlético, ser cheio de energia e em apartamentos, não há muito espaço para que eles possam correr ou brincar. Logo, cães de porte grande não são a melhor opção para esse ambiente.

Não apenas o tamanho influencia como sua personalidade

Existem cachorros que mesmo com médio e pequeno porte não conseguem se adaptar a vida em apartamento. Isso porque cães não-sedentários que gostam de correr muito não tem espaço para isso e pela mesma razão dos cachorros grandes, os menores também querem espaço para gastar sua energia. Não só querem como precisam, do contrário podem desenvolver ansiedade e até mesmo depressão.

Demanda tempo

Ter um cachorro em um apartamento demanda bastante tempo seu. Isso porque independente da raça, ele precisará passear muito mais do que o normal, alguns inclusive precisando de um mínimo de dois passeios por dia! Além disso, por ser um ambiente menor, a sujeira toda tende a ficar concentrada, então inevitavelmente você terá que varrer e aspirar a casa com mais frequência. Existe também a questão das necessidades fisiológicas que agora serão feitas em um ambiente fechado que guarda muito mais o cheiro, obrigando você a limpar tudo diversas vezes por dia. 

Algumas dicas interessantes

Caso você deseje ter um cachorro em um apartamento, é preciso estar ciente de algumas dicas. Para evitar que seu pequenino destrua sua casa devido ao tédio pela falta de espaço, encha todas as peças de brinquedos. Bolinhas, bonecos, ursinhos e todo tipo de brinquedo que atraia sua atenção e o ocupe o dia inteiro. Tenha uma rotina de limpeza e utilize produtos específicos para isso. Existem hoje no mercado diversos desinfetantes que são próprios para a urina e para as fezes dos pequeninos. Ainda fazendo parte da rotina, leve seu cãozinho para correr e brincar na praça mais próxima da sua casa pelo menos uma vez por dia. Assim além dele poder fazer suas necessidades por lá – e você recolher, é claro – ele também poderá correr, ver outros cachorros e tirar todo o estresse de viver em um ambiente pequeno. Os cachorros tendem a se acostumar se você fizer tudo certinho, então não se preocupe. Caso você perceba que ele não está bem, procure seu veterinário de confiança e peça dicas para alegra-lo.

Gostou da matéria? Comente!

6 comentários:

  1. Amei seus conselhos, eu mesma não tinha a mínima noção do que era ter um cachorro, porque sempre tive mas minha mãe que cuidava de tudo, no começo a adaptação do meu foi muito difícil, principalmente porque ele era muito pequeninho e a gente nem ficava em casa direito. Então, é preciso pensar certinho, porque não é brincadeira, é uma responsabilidade grande!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Amo doguinhos mas, concordo que para ter um cachorro num apartamento ele não pode ser muito grande. É muita responsabilidade e o animal precisa de carinho e muitos outros cuidados.
    Amei esse post.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. mt importante esse post, antes de ter um animal temos que analisar varias coisas para sermos donos responsáveis

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, é bem complicado não poder atender as necessidades dos pet por causa de onde mora, tem que pensar muito antes.
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir