terça-feira, 25 de junho de 2019

Resenha literária: A Lógica do Consumo

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro A Lógica do Consumo -  Verdades e mentiras sobre por que compramos.


Sinopse: Baseado na maior pesquisa de neuromarketing já realizada, A lógica do consumo revela verdades surpreendentes sobre o que atrai nossa atenção e captura nosso dinheiro. Sexo na propaganda não vende. Modelos em trajes mínimos e poses provocantes não nos convencem a comprar nada. Apesar de toda a polêmica, a propaganda subliminar está em toda parte. As cores são símbolos tão poderosos que podem aumentar significativamente o ritmo cardíaco de uma pessoa. Os métodos persuasivos das agências de publicidade podem ser muito parecidos com os da religião, e isso sem o menor pudor. O fato é que muito daquilo que conhecíamos sobre os nossos motivos de consumo estava equivocado. Por meio de uma pesquisa mundial de três anos e sete milhões de dólares, as descobertas do guru das marcas Martin Lindstrom vão cativar qualquer um que já tenha se rendido aos esforços persistentes dos profissionais de marketing para ganhar nossa lealdade, nosso dinheiro e nossas mentes. "Menino prodígio do mundo do marketing, Martin Lindstrom mostra que o futuro do consumo está dentro das nossas cabeças." — The Sunday Times. "Lindstrom é original, um investigador de primeira. Seu novo livro apresenta um olhar fascinante sobre como os consumidores percebem e reagem aos anúncios, logos, marcas e produtos." — Time.

Assunto: Administração, Marketing.

Editora: Haper Collins.

Páginas: 325.

Ano: 2017.

Sobre o autor: Martin Lindstrom é um autor dinamarquês e uma das 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista TIME. Lindstrom escreveu os livros A lógica do consumo - Verdades e mentiras sobre por que compramos que é seu primeiro livro orientado aos consumidores, no qual Lindstrom realizou um experimento de marketing – inspirado no filme de 2009, Amor por contrato – para estudar os efeitos da influência social nas decisões de compra. É colunista da Fast Company, revista TIME e da Harvard Business Review e frequentemente contrinui com o NBC's Today show. Lindstrom escreveu seis livros sobre marcas e comportamento do consumidor. Ele é o sócio fundador e presidente do Board of Buyology Inc. e Diretor da Brand Sense Agency. Em 2011 Lindstrom apareceu no Morgan Spurlock (Super Size Me) filme documentario The Greatest Movie Ever Sold e no America’s Next Top Model.


Não me lembro como descobri esse livro, mas o título me chamou bastante atenção. Como sou formada em publicidade, achei que seria uma boa leitura.

capa é muito simples e toda amarela. Nela encontramos o desenho de uma cabeça tipo com um circuíto dentro dela, e me parece que a caixinha do circuíto tem um código de barras. Acho que tem muito a ver com os assuntos que o livro trata. Não vou falar sobre a diagramação, porque li pelo Kindle. A leitura não foi tão rápida, mas o conteúdo te prende no livro.

É um livro que trata basicamente da mente humana e como funcionam os processos de compra. Uma coisa que notei é que o livro fala bastante sobre como o nosso cérebro recebe as propagandas e até os avisos de coisas que nos fazem mal. Faz a gente entender porque consumimos produtos muitas vezes nocivos, mesmo sabendo que certos produtos são nocivos. Um exemplo que me marcou muito foi sobre a questão do mercado de cigarros, e aí a gente percebe que existem muito mais coisas na nossa mente do que só a parte consciente.

É bacana pra quem gosta de livros de administração e marketing, e que tenham interesse em entender a mente humana. Se você curte neuromarketing também vai gostar bastante.

Esse livro eu baixei na internet e coloquei no meu Kindle, mas você pode achar fácil em livrarias.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

6 comentários:

  1. Oi Thais, nunca tinha lido esse livro, depois de sua resenha fiquei hiper curiosa.
    Eu criei um blog tem pouco tempo, se puder dar uma passadinha por lá vou adorar te receber, beijão ! https://mydays.travel.blog/

    ResponderExcluir
  2. Que livro mais interessante.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro e gostei muito da resenha.
    A mente humana é uma coisa tão louca e misteriosa, que por mais que sabemos que algo pode ser ruim pra saúde, ainda fazemos
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que legal esse livro, Thais! Eu como estudante de markting,me interessei bastante pelo livro!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas gostei bastante da premissa.
    Acho bem legal saber como funciona a mente humana em relação as compras.
    Adorei a resenha.

    beijinhos
    She is a Bookaholic
    Minhas pequenas coisas

    ResponderExcluir
  6. nice article my friend..
    please visit my blog too

    ResponderExcluir