quinta-feira, 27 de junho de 2019

Resenha literária: O que é semiótica

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro O que é semiótica.


Sinopse: Para um passeio pela mais jovem das ciências humanas, a Semiótica, tendo sempre como guia criador Charles Sanders Peirce. O trajeto proporcionará uma visão panorâmica dos principais fundamentos, particularidades e fronteiras desta teoria geral dos signos. Convém lembrar que, apesar de o caminho ser difícil, as belezas do lugar são muitas e é bom permanecer com os olhos bem abertos, pois além de escondidas, elas passam muito rapidamente.

Assunto: Comunicação, Linguística.

Editora: Brasiliense.

Páginas: 83.

Ano: 2003.

Sobre a autora: Maria Lucia Santaella Braga é uma das principais divulgadoras da semiótica e do pensamento de Charles Peirce no Brasil, contando com mais de quarenta livros publicados. Professora titular da PUC-SP com doutoramento em Teoria Literária na PUC-SP (1973), e livre-docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP, (1993). É fundadora do "CSGames TIDD", Grupo de Pesquisa em Computação, Semiótica e Games do programa de pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital PUC-SP.


Esse livro me chamou a atenção pelo tema e por causa da autora, que foi alguém que li muito durante minha graduação.

capa não me agrada muito e é meio confusa. O que eu consigo entender dela é que parece esmiuçar cada vez mais algo, no caso nuvens. Meio que algo ligado a significados, que tem a ver com a semiótica. Não vou falar sobre a diagramação, porque li pelo Kindle. O livro é curto, mas confesso que demorei um tempo pra ler porque é bem complexo.

É um livro para quem está começando a entrar no mundo da semiótica, tipo uma introdução ao tema. Eu já tinha estudado o tema na faculdade, mas sempre me pareceu algo mais complexo que simples. A autora abre discussões sobre a semiótica a partir de um único autor. Mas é bem bacana estudar essas questões linguísticas e refletir sobre o surgimento das palavras e como elas se projetam em nossa mente.

É bacana pra quem tem o mínimo de interesse nesse tema, porque não acho que é um tema que agrade a todos. Acho interessante para estudantes de língua portuguesa e para áreas ligadas a comunicação. 

Esse livro eu baixei na internet e coloquei no meu Kindle, mas você pode achar fácil em livrarias.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

3 comentários:

  1. Confesso que não curto muito a temática, uma pena ele ser confuso até para quem quer entender mais sobre o tema!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Curto a temática e acho que a autora tem um grande currículo; certamente despertou a curiosidade e quem sabe um dia eu o leia ou utilize para pesquisa.

    BEeeijos!

    https://www.rapeizedinamica.biz For digital entertainment and goood reading

    ResponderExcluir