quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Resenha literária: O cotidiano e a história

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro O cotidiano e a história.


Sinopse: O primeiro livro de Agnes Heller traduzido para o português, agora em nova edição. A filósofa húngara – aluna de Georg Lukács, de quem posteriormente se tornou assistente, seguidora e colaboradora – é uma das principais representantes da Escola de Budapeste, conhecida pela sistemática oposição filosófica dirigida tanto ao historicismo subjetivista quanto às versões estruturalistas da filosofia da práxis, consideradas epistemologias formalistas e anti-históricas. Para que se desenvolva uma inteligência crítica, é preciso conhecimento em extensão e em profundidade de todas as ideias que o formam e que por ele são formadas, dando-lhe o que poderíamos chamar de seu perfil cultural. Sem isso não entenderemos os pensamentos e as emoções da humanidade que nos envolvem e definem.

Assunto: Ciências Sociais, Filosofia.

Editora: Paz e Terra.

Páginas: 122.

Ano: 2016.

Sobre a autora: Ágnes Heller foi uma filósofa húngara. Discípula de Lukács, foi professora de sociologia na Universidade de Trobe, na Austrália. Lecionou na New School for Social Research, em Nova Iorque. Tem várias obras publicadas com Ferenc Fehér, que também é húngaro e discípulo de Lukács, além de lecionar na mesma universidade.


Esse livro eu peguei para ler pois constava como uma das leituras obrigatórias para o mestrado que queria fazer. Comprei e li, mas acabei desistindo do mestrado por hora.

A capa é muito básica: temos uma figura que que podemos ver uma cidade e a vida acontecendo. A diagramação é boa. A leitura foi demorada, apesar de ser um livro curto.

Um livro muito filosófico, mas que te faz pensar. Fala sobre história e filosofia, fazendo um link entre essas duas coisas dentro do livro. Tratando sobre o cotiano das sociedades históricas e nos fazendo refletir sobre o assunto. Um livro complexo, mas que foi bem interessante.

Eu indico esse livro para quem gosta de filosofia. Apesar de ser um livro complicado, ele traz muito conhecimento interessante pra gente.

Esse livro eu comprei na Amazon e paguei R$ 30,40 nele.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

3 comentários:

  1. Ainda não conhecia esse livro e gostei muito da dica. Acho que é sempre bom sair do nosso gênero conforto e ler coisas diferentes
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  2. nunca tinha ouvido falar .. mais parece ser interessante ! bjos amore
    www.mundodasfashion.com

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não é o tipo de leitura que me causa curiosidade, mas com um pouquinho de paciência, sem dúvida esse livro deve proporcionar uma ótima experiência.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir