quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Resenha literária: O ano do dilúvio

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro O ano do dilúvio.


Sinopse: Situado no futuro distópico do aclamado Oryx e Crake, O ano do dilúvio é ao mesmo tempo um emocionante conto sobre a amizade e outro marco da ficção especulativa de Margaret Atwood. A sociedade e as espécies têm mudado rapidamente, e o pacto social em pouco tempo se torna tão frágil quanto a estabilidade ambiental. Adão Um, o gentil líder dos Jardineiros de Deus – uma seita dedicada à fusão da ciência e religião, bem como à preservação de toda a vida vegetal e animal –, há muito tempo prevê um desastre natural que alterará a Terra como a conhecemos. Agora, a tragédia anunciada finalmente entrou em curso, obliterando a maior parte da vida humana. Duas mulheres sobreviveram: Ren, uma jovem dançarina trancada dentro de um bordel de primeira classe, e Toby, uma Jardineira de Deus, entrincheirada em um luxuoso spa, onde muitos dos tratamentos medicinais são comestíveis. Haveria outros sobreviventes? Amanda, a bioartista amiga de Ren? Zeb, seu padrasto e defensor? Jimmy, seu antigo namorado, que conhecemos em Oryx e Crake? Teriam os degredados da Arena Painball escapado? Enquanto isso, as formas de vida ligadas à manipulação genética estão proliferando: a mistura de carneiro e leão, as cabras de pelos longos, os porcos com tecido cerebral humano. Enquanto Adão Um e seu bando percorrem este estranho mundo novo em meio às novas forças dominantes, Ren e Toby terão que decidir seus próximos passos. Mas antes precisam escapar de seu confinamento. Sombrio, irônico e provocador, o segundo livro da trilogia MaddAddão é mais uma prova do poder visionário de Atwood.

Assunto: Distopia, Ficção Científica.

Editora: Rocco.

Páginas: 472.

Ano: 2018.

Sobre a autora: Margaret Atwood, uma das escritoras mais admiradas mundialmente, nasceu na cidade canadense de Ottawa, em 1939. Graduou-se em Artes na Universidade de Toronto e foi professora de Literatura Inglesa em várias universidades canadenses.


Esse livro eu resolvi ler só por causa da autora mesmo, já que ela escreve histórias pós-apocalípticas  e sobre mundos distópicos. Só que descobri quando estava terminando de ler que esse é o segundo livro de uma trilogia.

capa é diferente e possui vários elementos de uma cidade dentro do contorno de uma cabeça de mulher. Apesar de ser estranha essa capa tem a ver coma  história. Não vou falar sobre a diagramação, porque li pelo Kindle. A leitura foi um pouco demorada, porque o livro é bem longo.

Esse foi um livro que eu gostei bastante de ler apesar de ter demorado bastante. Trata da história de um mundo que está poluído e ocorre um "dilúvio" que acaba com parte da população. Algumas pessoas conseguem sobreviver e tentam se proteger a todo custo de ataques de animais híbridos e de outras pessoas. A história faz um link entre passado e futuro o tempo inteiro, o que pode confundir um pouco. Começa depois do "dilúvio", mas vai voltando ao passado para explicar a história dos personagens que sobreviveram. Nessa história também conhecemos os Jardineiros de Deus, que são pessoas dentro da história que se uniram para sobreviver como nos tempos antigos e que cultuam a natureza. Uma história bem interessante que faz a gente refletir sobre onde o mundo vai parar se continuarmos a tratar a natureza do jeito que estamos tratando.

Eu indico esse livro para quem gosta de distopias e ficação científica. Um livro muito bacana de ler e que traz reflexões sobre o futuro do nosso planeta.

Esse livro eu baixei na internet e coloquei no meu Kindle, mas você pode achar fácil em livrarias.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

8 comentários:

  1. Esse livro dá enredo de um boa adaptação pro cinema, bem interessante.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Não sei se eu gostaria, por ser uma história demorada. Eu abandonaria na metade. hahah <3 Niceness Beauty

    ResponderExcluir
  3. Oi Thais, tudo bem? Prazer ♡
    Que legal você tem um e-reader já tive vontade de comprar um , rs. O titulo deste livro me chamou minha atenção e lendo a resenha da para vê que a história é bem diferenciada de ficção , não costumo ler muito livros deste gênero mas pela sua resenha a gente fica curiosa , rsrs . Sou novata neste mundo de blogueiras , vou amar acompanhar aqui :D Um beijo :*

    Meu Blog ♡

    ResponderExcluir
  4. Thais, esse livro me atraiu. Achei bem interessante a história. Vou dar uma chance!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  5. It sounds interesting. Thank you for sharing.

    New Post - http://www.exclusivebeautydiary.com/2019/10/twilly-dhermes-eau-de-parfum_24.html

    ResponderExcluir
  6. Essa autora é de outro mundo de tão maravilhosa que ela é. Eu amei a sinopse e resenha do livro, com certeza vai entrar na minha listinha no Skoob.
    Um beijo,

    marcelamirandadesigner.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Apesar de não ser um tema que leio com frequência, fiquei curiosa para conhecer esse livro! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro,mais achei a historia bastante interessante.
    Ótima resenha.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir