quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Resenha literária: O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota.



Sinopse: Escritos entre 1997 e 2013 e publicados em diferentes jornais e revistas do país, os 193 textos aqui selecionados esmiúçam os fatos do cotidiano – as notícias, o que nelas fica subentendido, ou que delas passa omitido – para afinal destrinchar, sem dó, a mentalidade brasileira e sua progressiva inclinação pelo torpor e pela incompreensão. Há tempos a obra jornalística de Olavo de Carvalho merecia uma leitura reunida como esta.

Assunto: Ciências Sociais, Política.

Editora: Record.

Páginas: 616.

Ano: 2013.

Sobre o autor: Olavo de Carvalho é filósofo e autor de vastíssima obra, tendo como principal o best-seller O mínimo que você precisa para não ser um idiota, que vendeu mais de 150 mil exemplares no Brasil. Foi criador do site Mídia Sem Máscara e do programa de rádio pela internet True Outspeak; e é presidente do Inter-American Institute.


Comprei esse livro na época pelo título. Não sabia nem quem era Olavo de Carvalho, só fui descobri depois que uma pessoa me abriu os olhos e eu fui pesquisar. Depois fiquei arrependida da compra.

A capa é simples: fundo preto e escrita em vermelho e branco, nada demais. A diagramação é boa. A leitura foi maçante, porque o livro é grande e as letras bem pequenas.

Esse foi um livro que eu me arrependi de ter comprado, e acabei lendo só porque comprei mesmo. Também existe a questão de que a gente só pode falar que não gosta de um livro ou autor depois que lemos. Resolvi ler, afinal, já estava aqui. O que me incomodou é que esse livro é um recorte de textos que o autor escreveu para veículos de comunicação, é um compilado deles. Esses compilados são divididos por tema. Eu leio muita coisa de filosofia e já digo que o livro não trata disso. O livro é basicamente compostos de textos com opiniões do autor. Não acrescentou em nada na minha vida, mas pelo menos dei uma chance e li.

Eu não indico que você gaste dinheiro com esse livro. Mas se você acha que pode te acrescentar algo, leia. Mas não indico e me arrependo do dinheiro que gastei nele.

Esse livro eu comprei a muitos anos atrás na Submarino, não lembro quanto paguei na época (acho que pode ter sido menos de R$ 20,00 reais).

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

2 comentários:

  1. hahaa I suppose its right to say never buy (judge) a book by its cover
    https://www.stylebasket.in/

    ResponderExcluir
  2. É complicado ler um livro que trata dos assuntos basicamente por uma ótica, é como o caso desse livro, há apenas a opinião do autor. Uma pena que ele não tenha funcionado pra você, e creio que não seria uma leitura agregadora pra mim também.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥ | Instagram - Vem interagir no Insta tbm!

    ResponderExcluir