quarta-feira, 1 de abril de 2020

Resenha literária: Dos Meios às Mediações

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Dos Meios às Mediações - Comunicação, cultura e hegemonia.


Sinopse: Exame das noções de povo e classe, e do nível de complexidade que estas categorias atingem na sociedade de massa. Análise do modo como o rádio e o cinema contribuíram para unificar as sociedades latino-americanas conformando a ideia moderna de nação. Articulação dos estudos culturais com a política e a economia.

Assunto: Comunicação, Cultura de Massa, Sociedade de Massa.

Editora: UFRJ.

Páginas: 356.

Ano: 2009.

Sobre o autor: Jesús Martín-Barbero é semiólogo, antropólogo e filósofo colombiano, nascido na Espanha. Vive na Colômbia desde 1963. É um teórico e pesquisador da comunicação e cultura e um dos expoentes nos Estudos Culturais contemporâneos. É autor do livro Dos meios às mediações, publicado no Brasil pela editora da UFRJ.



Essa leitura não é um dos meus romances aleatórios, haha. Esse livro comprei na época em que estava almejando cursar o mestrado (não que ainda não esteja). Comprei e acabou ficando na prateleira por um bom tempo, até eu decidir que deveria ler.

Na capa podemos ver algumas pessoas em volta de algo que eu diria ser uma câmera, mas toda a cena tem um contexto mais antigo que remete ao início da televisão (também tem as usas cores em tons de cinza). Como o livro fala sobre comunicação, isso tem tudo a ver. A diagramação é boa. A leitura foi demorada, porque eu lia um pouco a cada dia.

O livro trata de assuntos que tem a ver com comunicação, dando ênfase nos meios de comunicação de rádio e tv. Em meio a isso sinto que tem um pouco a ver com teorias da comunicação, que é uma parte bem importante de estudos da comunicação. O livro vai falar sobre os assuntos ditos acima associando com a sociedade de massa, cultura, política e economia na América Latina. Eu gosto bastante de livros assim porque me faz refletir sobre coisas que geralmente eu não para para pensar. Um livro que é gostoso de ler mas que ao mesmo tempo cansa.

Eu indico esse livro para quem estuda comunicação ou até sociologia. Não acho que é um livro que vai interessar a todos porque é bem específico, mas vale dar uma olhada.

Esse livro eu comprei na Amazon, mas não lembro quanto paguei nele.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

3 comentários:

  1. nossa que leitura interessante hein, é mesmo mt bacana refletir sobre como esses meios de comunicação de massa impactaram a vida de todos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Parece bem interessante e diferente!
    Bacana :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Po, parece um livro bem legal. Fiquei bem curioso pra ver a leitura do autor de nossa sociedade, da mídia, propaganda e tudo mais. Cê podia nos dar um spoilerzinho kkk Beeijos!

    https://www.rapeizedinamica.biz For digital entertainment and goood reading

    ResponderExcluir