segunda-feira, 8 de junho de 2020

Dicas para organizar as finanças nesse momento de crise

Olá querido(a)!
Hoje vim dar algumas dicas para você organizar a sua vida financeira nesses tempos de crise.


Não posso dizer que sou especialista no assunto financeiro, mas acho que consigo me virar. Comecei a realmente me importar com isso a uns anos atrás (uns 4 ou 5 anos). Antes disso eu só gastava sem pensar em nada e com coisas bem desnecessárias. É aquela coisa né: educação financeira devia ser ensinada nas escolas, mas a gente tem que aprender com a vida mesmo. Acho que é por isso que temos tantos adultos que não conseguem ter o domínio das suas finanças.

É lógico que cada caso é um caso, ainda mais no nosso país já que muitas pessoas não ganham nem o necessário para ter o básico. As dicas que vou dar aqui podem não servir para todo mundo, mas podem servir para você, um amigo, um parente... Como irei dar algumas dicas você pode escolher seguir aquelas que mais combinam com a sua situação financeira no momento e o que você puder aplicar.


O primeiro passo para a organização financeira é colocar todos os gastos fixos que você tem por mês em um papel. Assim você vai poder visualizar os seus gastos mensais e ter uma média de quanto gasta por mês (já que alguns gastos fixos também são variáveis, ex: conta de luz). Também é importante você colocar suas parcelas de cartão de crédito aqui, porque são gastos que você já fez e que precisa pagar.

Agora que você já sabe o quanto você gasta por mês e já tem noção de outras dívidas que tem a pagar, você deve ver dentre os gastos o que é prioridade e o que pode ser cortado. Uma outra dica nesse sentido é tentar ligar para empresas fornecedoras de serviço para conseguir diminuir o valor de alguma conta fixa (um exemplo é a anuidade do cartão, ou aquela conta de celular que aumentou).

Vejo muita gente falar que é importante guardar 30% do que você ganha ou investir esse dinheiro, se for possível para você, faça! Se não der para guardar tanto, tente estipular um valor mensal para guardar, assim você vai ter uma reserva de segurança.

Estamos em um momento de crise, porém existem formas de conseguir fazer dinheiro extra. Para isso a minha dica é tentar vender um serviço ou produto. As vezes tem alguém precisando exatamente do que você pode oferecer e esse negócio pode até se estender para depois dessa crise.

Nesse momento também é importante evitar os gastos desnecessários. É uma dica boa para todos os momentos, mas agora então é super importante. Pense bem antes de comprar algo que não está dentro das suas prioridades mesmo que seja barato, porque de pouquinho em pouquinho você acaba gerando uma dívida desnecessária.

Se essas dicas não servem para você nesse momento e você já está precisando de dinheiro agora porque possui dívidas ou por qualquer outro motivo, a minha dica é pedir um empréstimo consignado. O empréstimo consignado é um tipo de empréstimo pessoal, cujo pagamento é descontado diretamente do contracheque ou do benefício recebido pelo INSS. Podem ter acesso ao empréstimo consignado, os servidores públicos, os aposentados e os pensionistas, bem como os funcionários de empresas privadas. O empréstimo consignado é uma das modalidades com maior facilidade e rapidez de contratação. É uma das modalidades de crédito com uma das menores taxas do mercado.

Espero que essas dicas tenham te dado uma luz no fim do túnel. Como tudo nessa vida é treino e estudo, quanto mais você ir seguindo as dicas e pesquisando mais sobre o assunto, mais fácil a coisa vai ficar até o ponto de você nem perceber que está mantendo tudo nos trilhos.

Como você organiza sua vida financeira? Quais dicas você acrescentaria nessa lista? Deixe nos comentários que vou adorar saber mais sobre como você se organiza!

Você anda cuidando dos seus olhos? Eu espero que sim!

Beijoos ;*

* Essa postagem é um publipost do Grupo AMP. 

9 comentários:

  1. Perfeito seu post, realmente precisa ter controle financeiro. Eu sou bem controlada.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Thais é sempre bom ter uma vida financeira equilibrada gostei das tuas dicas!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  3. Great post to manage our current condition!

    Kisses

    ResponderExcluir
  4. Nunca fiz empréstimo, sempre fui muito controlada com meu dinheiro (até demais, eu diria), mas essas dicas são ótimas!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    É muito bom organizar as finanças ... Para quem não tinha esse hábito é bom estudar e pesquisar muito para fazer o dinheiro render e de certa forma um aprendizado que não podemos esperar a crise para começar a organização.
    Amei as dicas e no momento o ideal além de ficar em casa se puder venda produtos online.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Thank you for this article, I found it really helpful!

    xoxo | Monica from https://lipstickverse.com/

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas!
    Acho que uma das dicas mais importantes é guardar dinheiro, nem sempre é fácil mas nunca sabemos quando vamos precisar.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito das suas dicas, inclusive, tem muita gente que anda criando oportunidades que se estenderão pra depois da pandemia.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir