sexta-feira, 5 de junho de 2020

Resenha literária: Criatividade e Grupos Criativos

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Criatividade e Grupos Criativos.



Sinopse: Em Criatividade e Grupos Criativos, Domenico De Massi refaz o percurso da história da história da humanidade à luz da tensão febril que a impele, sem parar, a corrigir a natureza com a cultura: da roda aos óculos, do paraíso à Magna Carta, das cidades da Mesopotâmia à linha de montagem, das catedrais góticas ao Projeto Genoma, do cinema ao jazz. A maior parte das criações humanas é obra não de gênios individuais, mas de grupos e de coletividades nos quais cooperam personalidades concretas e personalidades fantasiosas, motivadas por um líder carismático, por uma meta compartilhada. Hoje, mais do que nunca, todas as descobertas científicas e as obras-primas artísticas não decorrem do lampejo de gênio de um único autor, mas do aporte coletivo e tenaz de trabalhadores, troupes, teams, squadre, equipes. Decorrem de progressivas aproximações coletivas, da experiência milenar de clãs e tribos, da imaginação de um povo, do espírito de uma época. Não são mais do que etapas de um processo sem pontos de partida nem pontos de chegada, em que forças contraditórias como linhas retas e linhas curvas, razão e intuição incessantemente se alternam e entrelaçam. Talvez na sociedade pós-industrial esses dois opostos possam finalmente chegara  uma síntese feliz. Para isso, De Massi apela às neurociências, à psicanálise, à psicologia, à epistemologia e sobretudo à sociologia: compreendendo as dinâmicas secretas do processo criativo, quem sabe não se possa aumentá-lo e colocá-lo em sintonia com a eterna aspiração humana pela felicidade? Segundo De Massi "este livro representa a síntese de todas as ideias que elaborei no decurso de vida a propósito da mutação social, do trabalho humano, da criatividade. da latinidade, do ócio criativo. O meu desejo é que ele sirva para tornar os leitores mais felizes, mais conscientes de que a vida merece ser vivida, liberada, valorizada; mais decididos a remover as barreiras à criatividade e em satisfazer as próprias necessidades de introspecção, amizade, amor, lazer, beleza, e convivência". 

Assunto: Criatividade, História, Inovação.

Editora: Sextante.

Páginas: 800.

Ano: 2003.

Sobre o autor: Domenico De Massi é catedrático de Sociologia do Trabalho na Universidade La Sapienza, de Roma, e fundador da S3-Studium, escola de especialização em ciências da administração, que tem sede na Itália e no Brasil. Entre seus livros publicados no Brasil destacam-se O Ócio Criativo, A Emoção e a Regra e O Futuro do Trabalho. É também diretor da revista Next - Instrumentos para a Inovação.


Esse livro estava na minha prateleira a quase 3 anos e eu estava enrolando para ler por causa do tamanho. Me lembro que comprei na última bienal que fui porque achei muito barato, e o assunto me interessava.

A capa não tem nada demais, na minha opinião. É uma capa um pouco sem graça e comum, mas que é bem normal nesse tipo de livro. A diagramação é boa. Demorei bastante para ler, quase 2 meses. É um livro gigante, talvez o maior que eu já li!

Um livro que fiquei um pouco relutante em ler, mas ao mesmo tempo um pouco empolgada, já que muitos outros livros que li já citaram o autor (mas não o conhecia quando comprei o livro). O conteúdo é pautado na história da humanidade e seu lado criativo nas invenções, de como os grupos foram criando e tudo mais. Até que chegamos em uma parte que a criatividade é posta em foco e trazida para os tempos mais atuais. Entramos em várias discussões sobre como existem muitas invenções que não possuem tanta relevância e uma grande mente criativa por trás, e que muitas vezes esses gênios que assinam grandes obras dependeram de outras pessoas para chegar onde chegaram. O livro é um grande compilado da história da humanidade para justificar que grupos criativos existem e funcionam muito melhor que uma pessoa sozinha. É basicamente isso. Eu gostei muito e o livro veio em um momento bacana, já que estava fazendo um curso de criatividade.

Eu indico esse livro para quem tem interesse nos assuntos voltados para criatividade. É um livro extenso, por isso acho que pode não interessar a tanta gente.

Esse livro comprei na Bienal do Livro de 2017 e paguei R$ 5,00 nele. Acho que não vai ser tão fácil achá-lo, talvez só em sebos.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

5 comentários:

  1. É realmente interessante pensar que um grupo criativo é melhor do que apenas uma pessoa trabalhando, é como aquele famoso ditado: "melhor duas cabeças pensantes, do que uma".
    Não sei se eu leria, pois você disse que ele é extenso, então pra mim acabaria sendo maçante, mas não nego que acho o tema bem legal.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante!

    juliamodelodemodelo.blogspot.com
    instagram.com/juliamodelodemodelo

    ResponderExcluir
  3. This look great. Thank you so much for sharing.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2020/06/kerastase-resistance-ciment-thermique.html

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante o livro.
    Invítote a passar pelo meu blogue. Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu estava procurando livros sobre esse tema, quero muito ler, vou ver se acho :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir