quinta-feira, 11 de junho de 2020

Resenha literária: O melhor do Cortella

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro O melhor do Cortella: Trilhas do Pensar - Ideias, Frases e Inspirações.


Sinopse: Um dos mais populares intelectuais brasileiros, Mario Sergio Cortella está completando 30 anos da publicação de seu primeiro livro – Descartes: A paixão pela razão. Grande frasista e dono de uma enorme capacidade de síntese, Cortella coleciona ideias e pensamentos nos quase 40 livros que publicou. O livro "O melhor do Cortella" inicia uma trilogia que apresenta as melhores frases de Cortella divididas por temas. Este primeiro volume apresenta ideias sobre filosofia, política, religião, ciências e artes.Alguns temas deste volume: Pensar e existir; Escolhas, erros e acertos; Participação x omissão; Os seres e o mundo e Tecnologia: espaço e memória.

Assunto: Filosofia.

Editora: Planeta.

Páginas: 82.

Ano: 2018.

Sobre o autor: Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro. É autor de vários livros, entre os quais Por que Fazemos o que Fazemos?, em que analisa a vida profissional na contemporaneidade. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo no governo de Luiza Erundina.


Eu nunca li nada do Cortella, mas é um cara que sempre esteve presente na minha vida em vídeos sobre assuntos específicos e no Instagram. Ele é muito inspirador e muitas das coisas que fala são usados em cursos de faculdade, inclusive vi muitos vídeos dele quando estava estudando.

A capa é muito simples. Ela é laranja com o título bem grande escrito em preto. Um livro com uma cor que remete a energia e a juventude. Acho que pode ter a ver, já que é um livro rápido de ser lido. A diagramação é boa, pelo menos no Kindle. A leitura foi rápida.

Eu queria muito ler esse livro. Me lembro que peguei ele emprestado no Prime Reading no ano passado, mas demorei bastante pra parar e ler. Para quem gosta do Cortella é um livro interessante, mas é bem básico. Na verdade ele é um conjunto de frases que o Cortella já publicou durante a vida em vários livros, porém, aqui, temos elas separadas em categorias. Achei interessante e na minha opinião elas dão um gostinho do que podemos encontrar nos livros que ele escreveu. Achei bacana, mas não incrível porque ao mesmo tempo me parece tudo muito jogado ali.

É um livro bacana, mas recomendo para quem já conhece o Cortella. Não acho que seja um livro bacana para quem não conhece o trabalho do autor.

Esse livro eu peguei emprestado no Prime Reading na Amazon.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

 

3 comentários:

  1. Não conheço o trabalho do autor mas vou procurar sobre!

    Beijos,
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha escutado falar do autor por alto, mas nunca cheguei a ler nada dele. Eu gosto de livros com pensamentos que nos fazem refletir em relação a tudo! Não sei se consigo ler agora, mas talvez mais para frente e vou pesquisar sobre outros livros dele também! :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir