segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Resenha literária: Sociedade do cansaço

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Sociedade do cansaço.



Sinopse: Os efeitos colaterais do discurso motivacional, O mercado de palestras e livros motivacionais está crescendo desde o início do século XXI e não mostra sinais de desaquecimento. Religiões tradicionais estão perdendo adeptos para novas igrejas que trocam o discurso do pecado pelo encorajamento e autoajuda. As instituições políticas e empresariais mudaram o sistema de punição, hierarquia e combate ao concorrente pelas positividades do estímulo, eficiência e reconhecimento social pela superação das próprias limitações. Byung-Chul Han mostra que a sociedade disciplinar e repressora do século XX descrita por Michel Foucault perde espaço para uma nova forma de organização coercitiva: a violência neuronal. As pessoas se cobram cada vez mais para apresentar resultados - tornando elas mesmas vigilantes e carrascas de suas ações. Em uma época onde poderíamos trabalhar menos e ganhar mais, a ideologia da positividade opera uma inversão perversa: nos submetemos a trabalhar mais e a receber menos. Essa onda do 'eu consigo' e do 'yes, we can' tem gerado um aumento significativo de doenças como depressão, transtornos de personalidade, síndromes como hiperatividade e burnout. Este livro transcende o campo filosófico e pode ajudar educadores, psicólogos e gestores a entender os novos problemas do século XXI.

Assunto: Ciências Sociais, Filosofia, Política.

Editora: Vozes.

Páginas: 136.

Ano: 2015.

Sobre o autor: Byung-Chul Han é um filósofo e ensaísta sul-coreano, professor da Universidade de Artes de Berlim. Ele estudou Filosofia na Universidade de Friburgo e Literatura Alemã e Teologia na Universidade de Munique. Em 1994, doutorou-se em Friburgo com uma tese sobre Martin Heidegger.


Esse foi um livro que descobri por acaso na Amazon quando vi que estava em promoção. Ele me chamou atenção, mas quem acabou comprando foi a minha tia e eu aproveitei para ler.

A capa dele é super básica, mas gosto desse estilo. Ele é na cor roxa e a escrita varia em preto ou branco. Porém eu não acho que a capa é importante nesse tipo de livro, apesar dessa simples até me agradar. A diagramação é muito boa e a leitura é rápida, porém um pouquinho complexa.

Esse é um livro muito bem avaliado na Amazon e esse foi um dos fatores que me chamou atenção para ele, sem contar que o assunto também me chamou muita a atenção. Porém, achei a descrição dele bem melhor que propriamente a leitura do livro. Não posso dizer que é de todo um livro ruim, mas minhas expectativas eram bem altas e depois percebi que a maior parte do livro não me interessou. Achei ele bastante confuso e não sei se pode ter a ver com uma possível tradução mal feita, ou se eu que sou meio lerda mesmo para entender as coisas. Os pontos que eu achava que o autor ia frisar, foram apenas pincelados mesmo e isso me fez sentir falta do algo a mais. Ele fala da nossa sociedade, do quanto a gente sempre buscou a paz, mas que hoje a gente corre atrás da performance e que ficar parado não é uma opção. E que isso cansa a gente mentalmente. Um livro num estilo que eu gosto, mas que deu uma leve decepcionada.

Um livro de ciências sociais bem interessante e curtinho para quem tem interesse em assuntos relacionados a nossa sociedade atual. Acho que cada pessoa vai tirar algo da leitura.

Esse livro eu comprei na Amazon e paguei R$ 14,90, mas o preço sempre varia.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

9 comentários:

  1. Achei interesante!!! beijao e otima semana

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Thais obrigado pela visita e comentários no meu blogue. Já lhe sigo com prazer.

    ResponderExcluir
  3. Quero aprender a colocar meu WhatsApp, Twitter e Facebook no blogue. Ficou muito bacana o seu blogue. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. That book sounds very interesting. Thank you for sharing.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2020/07/carner-barcelona-tardes.html

    ResponderExcluir
  5. Ele tinha tudo para ser ótimo, né? Que ruim que decepcionou, já não sei se quero ler mais. =\

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia o livro e gostei de saber que leu pois estava bem avaliado, eu também pego livros assim para ler. Pena que te deu uma leve decepcionada, mesmo assim fiquei curiosa com o assunto e vou ver se encontro para ler.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Thais,
    Esse é um assunto que não curto muito ler. Fica a dica para quem gosta.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  8. Não é meu tipo livro! Parece uma leitura bem cansativa. Deve ser bom pra quem gosta!

    Sobre seu comentário no meu post, manda ver, escreve algum conto aí, irei ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir